Como fazer automação de marketing de verdade
A internet dispõe de um imenso público e, através do marketing digital, é possível atingir esses usuários de diversas maneiras.
No caso das redes sociais, são mais de 200 redes e bilhões de usuários conectados no mundo todo, o que torna praticamente impossível o gerenciamento de todas elas pelo profissional de marketing.
É aí que a automação de marketing entra em ação. Ela auxilia as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala e de maneira personalizada.
Afinal, o que é automação de marketing?
Como o próprio termo sugere, é automatizar o marketing da sua empresa.
Através de softwares e tecnologia é possível otimizar, automatizar e mensurar tarefas maçantes e repetitivas do marketing online.
Por exemplo:
E-mail marketing, redes sociais, landing pages, post no blog, remarketing e material rico fazem parte de uma campanha integrada do marketing digital de uma empresa. A campanha durará 1 mês e conta com 2 posts semanais nas redes sociais que alimentarão o público da seguinte maneira:
- O post contém uma chamada para o conteúdo do blog;
- No blog existem banners que linkam a landing page;
- Preenchidos os dados da landing, o usuário recebe um e-mail marketing personalizado com o material rico solicitado;
- Caso o cliente abandone o processo em algum momento, ele receberá anúncios da empresa enquanto navega nas redes sociais.
É necessário avaliar as respostas dos formulários, encaminhar os materiais ricos e e-mails, mapear quem abandonou o processo antes de estar finalizado, realizar as postagens e acompanhar as métricas, criar os conteúdos e banners.
Acompanhar todo esse processo do início ao fim, mensurando resultados e gerindo os contatos capturados é dificílimo, até mesmo para uma equipe capacitada de marketing digital.
É por isso que o marketing precisa de ferramentas que reduzam o trabalho manual. Elas permitem que ocorra aumento na eficiência e otimiza o tempo da equipe.
Quais as vantagens da automação de marketing?
As empresas que usarem a automação de marketing, devem observar os dois principais benefícios: maior produtividade dos times e melhor gestão dos processos. Porém, a automação tem muito mais a oferecer. Como:
Mais leads gerados
As ferramentas de automação de marketing reúnem várias estratégias de marketing digital e, através delas, é possível de maneira automatizada, aprimorar os processos de coleta de leads.
Dessa forma a quantidade de leads capturados pode ser 2x maior, o que consequentemente, gera mais oportunidades de venda para a empresa.
Nutrição dos contatos
Os recursos da automação de marketing tornam possível a nutrição de contatos que ainda não estavam prontos, para comprar quando encontrarem sua solução.
Através da personalização dos contatos com esse usuário, é possível criar um bom relacionamento e, consequentemente aumentar a probabilidade de vendas.
Processo de venda reduzido
Como os leads já chegam mais qualificados para a equipe de vendas, o processo de venda torna-se mais rápido e eficaz.
Isso significa que um mesmo vendedor converte mais clientes em venda no mesmo tempo que gastava antes.
Redução do CAC
Já que mais vendas são geradas a partir da automação de marketing,é possível afirmar que o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) também diminui. Ou seja, a quantidade de dinheiro gasto pela empresa para adquirir um cliente é reduzida.
O que uma ferramenta de automação faz?
Uma boa ferramenta de automação de marketing auxilia seu negócio em todas as estratégias de marketing digital.
Mídias Sociais
Uma grande aliada dos produtores de conteúdo é a mídia social. Afinal, não basta somente produzir um bom conteúdo, mas divulgar e acompanhar os resultados de maneira correta e assertiva.
Por isso uma boa ferramenta de automação realiza as seguintes funções:
- Agendar as postagens nas redes;
- Monitorar curtidas, comentários e compartilhamentos;
- Identificar e acompanhar as interações dos visitantes da sua página;
- Automatizar respostas ou envios padrões de mensagens diretas;
- Monitorar os cliques recebidos.
E-mail marketing
Automatizar o envio de e-mails para disparos em massa de newsletter, promoções de materiais ricos, promoções, entre outros, também é super importante.
As ferramentas de automação, além de automatizar todos os envios de e-mail, também permitem que as mensagens sejam personalizadas com informações importantes, tais como, nome, empresa e valores, o que deixa a mensagem mais amigável e aumenta a taxa de cliques.
Leads
Uma das funcionalidades mais importantes que uma ferramenta de automação deve possuir, é a geração e gestão dos leads e, para isso, ela precisa disponibilizar as seguintes opções:
- Criar Calls-to-Action;
- Permitir a criação de formulários e personalização de campos;
- Geração de Landing Pages;
- Configurar os fluxos de nutrição;
- Segmentar a base de contatos;
- Classificar e pontuar os leads (Lead Scoring);
- Gerar relatórios para análise das métricas.
6 passos para começar a automação de marketing
Para iniciar a automação na sua campanha com sucesso, alguns passos devem ser seguidos:
- Defina a estratégia e métricas que serão usadas na campanha;
- Escolha a melhor ferramenta de automação de marketing para seu propósito;
- Tenha os gatilhos para os leads estabelecidos;
- Defina a maneira que irá comunicar-se com o lead;
- Saiba quais conteúdos vai oferecer para o cliente;
- Implemente os fluxos de nutrição;
- Acompanhe as métricas;
- Realize melhorias contínuas.
Conclusão
Agora que você sabe como funciona a automação de marketing, é possível perceber que ela realiza em grande escala e de forma personalizada os processos seguidos pela sua empresa.
Então, tome decisões estratégicas e planeje bem seus processos, assim você terá sucesso ao usar as ferramentas de automação.
[Artigo produzido por Galax Pay, em parceira com a TagPlus]
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Escrito por
Renata Scaff
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