A importância do neuromarketing na tomada de decisão
Uma pergunta que sempre ‘pairou no ar’, é:
“Quais fatores influenciam na decisão ou desistência de compra do consumidor? “
Considerado uma ferramenta de marketing, o NEURO + MARKETING é um estudo que mistura teorias da Psicologia e do Marketing para analisar o comportamento do consumidor em todo o processo de envolvimento com a marca, desde o recebimento da mensagem inicial até a compra final.
Com a compreensão dos fatores influenciadores para tal decisão, é possível traçar estratégias e métodos que sejam benéficas para a empresa.
Como funciona o neuromarketing?
Um entendimento básico a respeito do neuromarketing é que a decisão de compra ocorre, em sua grande maioria, no subconsciente do ser humano. Sabendo disso, o objetivo do estudo é entender como o cérebro reage aos estímulos produzidos por uma campanha publicitária, e o que faz o consumidor tomar a decisão de comprar o produto ou serviço daquela marca.
Três mecanismos do cérebro podem ser aguçados ao tomar uma decisão: a razão, a emoção ou o instinto. Tudo influencia no processo: cores, textos, cheiros, texturas, imagens e sensações.
Por ser extremamente persuasivo, o neuromarketing tem sido estudado através de testes práticos e clínicos, como a ressonância magnética. A partir de estímulos das atividades cerebrais, identifica-se a reação do subconsciente em relação ao conteúdo apresentado, seja ele qual for.
Quais os benefícios para empresas?
- Proporciona a criação e desenvolvimento de produtos que sejam eficazes para o público alvo;
- proporciona a criação de campanhas mais efetivas;
- melhora a tomada de decisão;
- melhora a experiência do consumidor.
Qual a relação com a persuasão?
O ato de persuadir é levar alguém a acreditar ou aceitar a sua ideia. E é isso que fazem os recursos visuais, ao instintivamente, levar o consumidor a prestar atenção na sua marca e a comprar sua ideia, por mais louca que pareça.
O principal fonte para persuadir indivíduos a consumirem de determinada marca, é convencê-los de que o seu produto ou serviço é a solução para o problema dele. A apresentação dos benefícios que ele pode ganhar com a compra também é um importante fator decisório.
Conclusão
A constante evolução tecnológica do mundo está criando novas e incríveis coisas. O estudo do neuromarketing é uma das importantes e “mágicas” facetas do marketing.
Entender o funcionamento do cérebro na tomada de decisão é um grande passo para que melhorias sejam aplicadas no campo da experiência que o consumidor terá com a sua marca, através do reconhecimento de seus hábitos e comportamentos.
A longo prazo, a compreensão de todo o universo do neuromarketing e seus benefícios, levará o cliente a efetivar a fidelização com a marca.
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Escrito por
Renata Scaff
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