Cargos de uma empresa essenciais para um negócio saudável
Todo empreendedor que deseja uma escalada saudável ao sucesso precisa destinar atenção, inicialmente, à formação estrutural do seu negócio. Os cargos de uma empresa devem conter profissionais capacitados para tal, obedecendo os pré-requisitos básicos para o bom funcionamento da operação.
Para traçar a ordem hierárquica de cargos adequada à sua empresa, é fundamental conhecer muito bem o negócio como um todo, a fim de não sobrecarregar nenhum funcionário com funções que não cabem a ele ou atrapalhar a dinâmica dos processos internos.
Como forma de ajudá-lo, destacamos alguns cargos importantes para manter qualquer negócio seguro e sadio. Confira!
Conheça os principais cargos de uma empresa e sua importância
Confira, a seguir, os cargos que devem ser considerados na estruturação do negócio.
Diretor Executivo (CEO)
Também conhecido como Diretor Geral, Presidente Executivo ou CEO, o Diretor Executivo, normalmente, é o cargo mais alto da hierarquia operacional de uma empresa.
Responsável pela gestão da empresa, o CEO cuida de toda a comunicação voltada ao exterior da organização. Por isso, obrigatoriamente, esse profissional precisa ter uma ampla visão da empresa e dos negócios.
Além disso, o Diretor Executivo se reporta ao Conselho de Administração e tem o dever de executar as diretrizes propostas por eles. Algumas das funções incluem aumentar o valor da companhia, seja por meio da elevação de ações e das receitas, seja pela participação no mercado, entre outros fatores.
Diretor de Operações (COO)
Também conhecido pela sigla COO, o Diretor de Operações é um executivo sênior, responsável pela supervisão das funções operacionais e administrativas da empresa. O profissional que ocupa esse cargo se reporta diretamente ao CEO.
Normalmente, é o COO que lida com assuntos internos da empresa, como a fiscalização e nivelamento de condutas para alcançar as metas desejadas e a comunicação acerca das decisões estratégicas.
Além disso, muitas vezes, o Diretor de Operações realiza algumas funções do CEO, que como falado anteriormente, cuida de toda a comunicação que impacta o exterior da empresa.
Diretor Financeiro (CFO)
O Diretor Financeiro também é conhecido como Diretor de Desempenho. O profissional que ocupa esse cargo de uma empresa é o mais capacitado a fazer a integração entre os clientes, receitas e os indicadores financeiros do negócio. Em outras palavras, o CFO tem a função de conectar os números com as estratégias.
A escolha de um diretor financeiro centrado em números reflete diretamente em todos os âmbitos da empresa, pois, assim, o empreendedor consegue manter o foco no crescimento do negócio e em outras áreas do core business.
Um bom CFO pode fazer toda a diferença em uma companhia!
Diretor de marketing (CMO)
O Diretor de Marketing é o responsável pela elaboração do planejamento estratégico mercadológico da empresa. É ele que vai definir o tom que a companhia adotará para conversar com o cliente e com o mercado em si.
O profissional que ocupar este cargo cuidará da imagem da empresa, a fim de moldá-la para atingir seu público-alvo, fazendo com que optem por seus produtos ou serviços no momento da necessidade e procura.
Além disso, é o CMO quem planeja e define campanhas para promoção de produtos ou serviços e estabelece objetivos, políticas e ações baseadas nas tendências do mercado.
Diretor de TI (CIO)
O profissional que ocupa a posição de Diretor de TI (Tecnologia da Informação) é o responsável pela gestão, implementação e aplicação das tecnologias da informação e informática de uma organização.
Devido ao avanço da tecnologia, houve um aumento na demanda por esse tipo de executivo. Uma das funções básicas do CIO envolve a otimização de processos e a análise da melhor e mais vantajosa tecnologia para a empresa. Além disso, ele fica responsável pela criação de sites e a realização de integrações, tendo como objetivo auxiliar em uma melhor gestão do negócio.
Diretor de Receita (CRO)
O Diretor de Receita é um dos principais responsáveis pelo crescimento de um empreendimento, sempre visando o aumento do faturamento e, consequentemente, do lucro.
No dia a dia, o profissional que ocupa esse cargo de uma empresa atua na gestão de estratégias de marketing, vendas e pós-venda. Algumas de suas funções envolvem:
- realizar o alinhamento entre o setor de marketing e o de vendas;
- apresentar soluções e comunicar aos superiores (sócios e diretores);
- lidar com fornecedores e outros prestadores de serviços que influenciam na receita e expansão;
- fazer previsões de vendas.
Um bom profissional de CRO, avalia toda a estratégia por trás do processo de venda: onde você vende seu produto ou serviço, onde você deveria vender, qual é a técnica para fechamento de negócios e como funciona a abordagem no pós-venda.
Cargos relacionados a vendas
Dentro do setor de vendas, 9 cargos são responsáveis pela execução das estratégias definidas pelo Diretor de Receita, juntamente com os sócios e diretores de outras áreas. Veja quais são:
- Gestor de marketing;
- Gerente de vendas
- Supervisor de vendas;
- Coordenador de vendas;
- Consultor de vendas;
- Executivo de vendas ou analista de vendas;
- Suporte a vendas;
- Auxiliar de vendas ou assistente de vendas;
- Auxiliar administrativo de vendas.
Descubra quais perfis de liderança estão se destacando
O cenário pandêmico impulsionou as dinâmicas de administração no meio corporativo. A Forbes1, inclusive, realizou uma pesquisa com uma amostra de 230 executivos de diversos cargos C-level (cargos de alto escalão das empresas), com o objetivo de entender como esse grupo está lidando com as novas demandas que surgiram em 2020.
O estudo ressalta os quatro perfis de liderança que mais se destacaram:
- o líder cético, que acredita na eficiência de reuniões remotas, mas costuma tomar decisões sozinho;
- o líder orientado a pessoas, que preza pelas habilidades interpessoais (soft skills);
- o líder autocentrado, que costuma fazer parte de pequenas e médias empresas, atuando com foco em manter boas relações com fornecedores e reestruturar os gastos;
- o líder confiante, que valoriza a agilidade e toma decisões de forma mais descentralizada, sendo mais receptivo a novas ideias.
Esse resultado mostra como as demandas de mercado vêm sendo readaptadas às novas tendências comportamentais dos profissionais. Tem-se buscado pessoas com diferentes perfis e habilidades intelectuais para agregar equipes que buscam destacar-se e ocupar novos espaços.
Veja como a TagPlus pode integrar todas as suas equipes
Já imaginou poder integrar os dados de todos os departamentos da sua empresa em uma única plataforma? O sistema de gestão TagPlus faz isso — e muito mais — por você!
Cada time tem sua parcela de influência nos resultados do negócio. Por isso, a integração faz com que a comunicação seja mais fluida e eficaz, impulsionando o trabalho colaborativo para atingir as metas desejadas.
Além do mais, a automatização ofertada pelo sistema TagPlus garante vantagens ao seu negócio, independentemente do porte. Veja as mais relevantes:
- eliminar o uso de interfaces manuais;
- reduzir custos;
- otimizar o fluxo e a qualidade da informação dentro da organização (eficiência);
- eliminar a redundância de atividades;
- acessar, em tempo real, todas as informações da empresa;
- reduzir a complexidade das operações;
- diminuir a média de tempo de resposta ao mercado.
Esse conjunto de vantagens auxilia, principalmente, nas tomadas de decisão no dia a dia do negócio, tornando-se, assim, fundamental para o planejamento e criação de estratégias futuras.
Ademais, o sistema ainda oferece funcionalidades que facilitam e agilizam a execução de tarefas, tais como:
- emissão de notas fiscais;
- emissão de relatórios para acompanhamento de processos e resultados;
- controle financeiro;
- controle de estoque;
- controle de vendas;
- acompanhamento e controle de funcionários
- integração com diversas lojas virtuais, e-commerce, gestão de clientes etc.
Viu só como os cargos de uma empresa podem ser estruturados de forma estratégica para seu negócio? Para alcançar bons resultados nesse processo, a TagPlus contribui com a gestão de micro e pequenas empresas. Conheça o sistema e faça o teste gratuito por 15 dias!
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Escrito por
Renata Scaff
Perfeito artigo Renata, estava procurando justamente entender essas atribuições dos membros de uma organizaçao. Obrigado por compartilhar esse artigo.
Uma pequena sugestão no artigo:
Topico Diretor de Marketing segundo paragraph
“O profissional que ocupar este cargo criará da imagem da empresa.”
Creio que voce quiz dizer: Cuidara ao inves de Criara.
Forte abraço e muito sucesso.
Olá, Marcelo! Que bom que o artigo foi útil para você. Obrigada pela sugestão. Já fiz a correção aqui.