Entenda o que é o lockdown e como funciona
Você já deve ter ouvido falar sobre o “lockdown”, certo?
Hoje vou te explicar o que é, o que esperar da situação, e qual é a previsão de funcionamento nas capitais aderentes ao sistema aqui no Brasil.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença, e que se espalha com velocidade por diversas regiões do planeta.
Devido o alto índice de propagação do vírus e de vítimas fatais, cidades e Estados, estão aderindo ao “lockdown” como forma de frear o avanço do novo coronavírus, evitar o colapso total do Sistema Único de Saúde (SUS), e assim, poupar milhares de mortes.
O que é lockdown?
“Lockdown” é um termo em inglês que significa confinamento ou isolamento compulsório, podendo ter diferentes níveis de rigor, de restrições de transporte público até o fechamento total de vias, cidades ou entrada de Estados. O objetivo é reduzir a velocidade com que o vírus é disseminado.
Como funciona?
O sistema é adotado quando o número de casos e mortes têm um aumento significativo por dias consecutivos. É a medida de distanciamento social mais rígida, na qual as pessoas só são autorizadas a sair de casa em situações excepcionais, como ir ao supermercado, farmácia ou hospital.
O nível de rigorosidade varia de acordo com a determinação de serviços essenciais em cada local. Pode incluir o bloqueio de vias principais, regiões específicas da cidade, ou todo o distrito.
Diferença entre Lockdown e Isolamento Social
O Isolamento Social se trata de uma recomendação à população, não uma obrigação, como vem sendo feito no Brasil.
O lockdown é um medida extrema e rigorosa, na qual são aplicadas restrições à circulação das pessoas e veículos, como saídas apenas por motivos específicos e com comprovação dessa necessidade, além da possibilidade de aplicação de multas até a prisão, em caso de descumprimento das regras impostas. Postos de controle e agentes públicos de segurança são responsáveis por fiscalizar quem estiver na rua.
Consequências
As consequências dessa determinação podem atingir em cheio a economia, entretanto, demonstra eficácia no achatamento da curva de casos, além de dar o espaço de tempo mínimo necessário para que os profissionais de saúde consigam tratar todos os doentes mais graves.
O que continua funcionando?
Apenas serviços essenciais, como hospitais e farmácias, sem limitações. Supermercados e serviços de delivery podem sofrer restrições de horário e funcionamento.
Locais que decretaram lockdown como medida de controle da pandemia.
Até a data de 13 de maio de 2020, as localidades que aderiram ao lockdown foram:
- Ilha de São Luis – MA (e mais 4 localidades);
- Belém – PA (e mais 9 localidades);
- Fortaleza – CE;
- Niterói – RJ;
- Alguns bairros da capital do Rio de Janeiro;
- Recife – PE (segundo decreto publicado, a medida começa a valer a partir do dia 16/05 e deve expandir até o dia 31/05);
- Guia Lopes da Laguna – MS (vale até dia 14/05, podendo se estender).
Outras localidades que estudam fazer o mesmo devido ao alto número de infectados:
- Estado de São Paulo;
- Estado do Rio de Janeiro;
- Estado de Sergipe;
- Estado de Goiás.
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário