Como gerenciar bem um estoque

A função do estoque é muito além de apenas repor a prateleira

Existem muitas formas de analisar um estoque. Uma delas é muito simples: nunca deixar o produto faltar na prateleira. Se há ausência e necessidade (em especial dos mais vendidos), a tendência do consumidor é buscar outro ponto comercial para a compra e ele pode achar mais interessante se fidelizar a outro ponto comercial. É preciso manter sempre o cliente satisfeito com suas necessidades.

Mas a principal função do estoque é manter as contas em saldo positivo. Como isso é possível? Com gerenciamento. Um produto com enorme volume de vendas deve sempre se manter em grande quantidade para ofertar ao cliente. Mesmo com margem de lucro reduzida por unidade, no montante ele vende mais.

Os produtos também servem para suprir a necessidade de uma venda errada. Infelizmente o setor de compras pode não ser perfeito. Nesse caso há como reparar o erro analisando e investindo em outros setores para suprir o saldo negativo gerado pelos itens que vendem menos.

Dicas para gerenciar bem o estoque 

Com tanta importância de apenas um setor, como ignorá-lo? Ele merece atenção redobrada e para isso alguns pontos podem ajudar. Algumas dicas que funcionam são:

Instale um software de cadastramento de produto – interligando caixa e setor de compras é mais fácil saber quantos foram vendidos, em quanto tempo e quando é necessário comprar mais produtos de uma mesma classificação. Podem parecer um alto investimento mas vão valer a pena.

Analise os números de vendas periodicamente – não adianta ofertar de tudo se não há saída. A análise de estoque em conjunto com as vendas ajuda a saber quais produtos devem sempre estar presentes e quais são necessários serem descartados.

Cadastre tudo com data de validade – um erro de amador é não acompanhar o vencimento dos produtos. É comum em supermercados e com certeza você já foi um cliente de levar para casa um produto vencido em algum momento. Alguns programas avisam quando um determinado lote está para vencer ou tente uma vistoria constante. 

Não compre apenas porque a margem de lucro parece boa – fornecedores sempre vão tentar ‘empurrar’ novos produtos porque querem se livrar de estoque alto. Desconfie de boas promoções para não acabar com um problema.


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