Como vender itens do verão na sua loja

Produtos relacionados à estação mais quente do ano costumam ter alta de venda entre novembro e março. Chama-se “venda sazonal” e o empresário necessita se preparar para isso para obter o máximo de lucro e manter o prejuízo o mais longe possível. Isso é simples de obter com algumas dicas que temos a seguir.

Planejamento nos investimentos é essencial

Produtos sazonais específicos para a estação do verão não vendem o ano todo e alguns são fruto de modismo. A regra é clara: saiu de moda vai virar estoque promocional e o preço vai cair muito ou gerar prejuízo.

Cada compra relacionada a um período específico deve ser analisada com muita cautela. Será que de fato você possui públicos para vender 10 mil camisas ou vai perder mais de 50% dessa compra e não vai conseguir manter o lucro em alta?

Se a loja é nova é preciso fazer um estudo do mercado e de quantos concorrentes andam vendendo. Mais importante ainda é saber quanto seu consumidor está disposto a gastar com aquilo. Se já está no mercado há algum tempo análise qual o lucro no mesmo período obtido no ano passado para criar sua margem de trabalho.

Negocie com os fornecedores bons preços

Avaliando a possibilidade de fazer várias compras no período para não ficar com estoque acumulado, negocie um melhor valor com os fornecedores. Tente na fonte obter um preço mais barato e assim você consegue aumentar a margem de lucro no período.

Mas faça uma negociação de longo prazo. Prometa mais compras ao longo do período e não uma única compra grande para conseguir o melhor preço. Mesmo conseguindo vender depois todos os itens após o verão finalizar, será dinheiro parado em mercadoria que poderia ser investido em outros setores da empresa.

Nunca esqueça de avaliar as tendências do setor

Em todos os nichos de mercado de vendas há modismos. O maior erro do empresário acreditar que o seu produto será sempre necessário. Essa regra não existe no capitalismo.

Seja um bom leitor de revistas focados no seu público, sites, blogs e redes sociais. Esteja sempre à frente ou ao lado do seu consumidor. Uma boa dica é analisar produtos que começam a vender demais na Europa e Estados Unidos alguns meses antes. O verão na Europa acontece seis meses antes do nosso e antecipar tendências do setor de moda e beleza.

Oferta o que o seu produto quer e o que possivelmente vai querer baseado na opinião do público e não do fornecedor que está louco para fazer uma vez. Ele vai contar algumas mentiras como “vendi mais de 10 mil dessas desses daqui” e “tenho encomendas para mais de seis meses”. Se não estão falando do produto online possivelmente ele não era interesse do público.

Crie campanhas de vendas específicas para estes tipo de produto

Não é que você deve copiar as grandes lojas mas aprender com elas e seus acertos significa aumentar as chances de sucesso. E uma das práticas como do comércio é investir em marketing e propaganda específicos para uma linha de produtos.

Quando um feriado em especial está próximo, como o Natal, os comerciais na televisão e anúncios em jornais e revistas começam a ganhar as cores vermelho e dourado. É a forma da marca mostrar que também tem produtos para esta data e o mesmo deve ser feito para produtos do verão.

As campanhas começam antecipadamente, em média 30 a 60 dias antes do verão chegar. a estação mais quente do ano começa oficialmente no final do mês de dezembro. No Brasil não temos claramente estações climáticas definidas e primavera e verão tornam-se evento e semelhante. E como a primavera começa em setembro, as vitrines das lojas para a coleção verão começam a modificar em agosto. As campanhas de marketing voltadas para o tema devem iniciar na mesma época.

E quais campanhas seriam mais eficientes? Depende do seu público-alvo. Se seu produto atrás um cliente jovem e fanático por redes sociais, investir em anúncios virtuais direcionados para uma localidade em específico (usuários de uma região) vale muito a pena.

Algumas outras lojas são atraídas apenas por revista ou panfletos distribuídos em jornais e pontos comerciais estratégico. Analise o seu tipo de cliente e veja qual forma de comunicação o atrai mais


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