Entendendo os modelos de NF-e
Conheça as atualizações dos modelos da Nota Fiscal Eletrônica aqui! No portal da TagPlus! Hoje estudaremos à fundo alguns desses modelos fiscais, veja a seguir!
Modelos 21 e 22 NF-e
Somente as empresas dos ramos de telecomunicação e comunicação fazem uso de tais modelos, por contemplarem do convênio ICMS 115/03.
Sua emissão é bem precária se comparada aos demais documentos fiscais mais populares, como a NF-e modelo 55. Isso ocorre pela dificuldade de integralização com os softwares de gestão.
Processo de emissão
Sua emissão é realizada de forma única; isso quer dizer que os modelos 21 e 22 não possuem DANFE ou outro documento que exija impressões.
Também não possuem XML: todos os arquivos envolvidos no processo de transmissão são no formato texto indicado no layout disponibilizado pela SEFAZ.
Dessa forma, para emitir tais arquivos, o contribuinte deve optar por gerar um arquivo de texto e transmiti-lo via certificação digital por meio de um programa de transmissão eletrônica, ou TED, que é o mesmo utilizado para a transmissão dos arquivos do Sintegra.
Poderá ainda gerar e gravar os arquivos em mídias (como o CD ou DVD) e enviar tais dados pelos correios para a SEFAZ de sua região.
Validação
A validação da transmissão é feita pelo Código de Autenticação Digital, o CAD, em três dias úteis, com base nos valores da nota, o MD5. O contribuinte deverá sempre verificar essa etapa com cuidado pois, no caso de recusa da integridade dos arquivos enviados, o contribuinte deverá enviá-los novamente no prazo de até cinco dias.
Gostou da nossa postagem? Quer saber mais? Acompanhe nosso blog! Não deixe de tirar suas dúvidas a seguir!
E confie sempre no TagPlus, o maior e melhor sistema para emissão de documentos fiscais! Clique aqui e teste grátis por 15 dias.
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Consultor TagPlus
Nenhum comentário