Escrituração da NF-e: tire suas dúvidas
Já abordamos vários assuntos referentes a Nota Fiscal Eletrônica (ou, abreviadamente, NF-e) aqui no nosso blog para melhor auxilia-lo no uso desta vantagem. Hoje iremos abordar sobre mais um assunto que ainda gera muitas duvidas para quem utiliza a Nota Fiscal Eletrônica: A Escrituração da NF-e.
Se a minha empresa for autorizada a emitir a NF-e, deverá estar obrigatoriamente preparada para receber e escriturar a NF-e na entrada de mercadorias? Como os contadores terão acesso a NF-e de seus clientes? Como os contadores escriturarão uma NF-e recebida por uma empresa? Como efetuar a escrituração de 6 caracteres nos arquivos SINTEGRA se a NF-e permite 9 caracteres? Essas serão as dúvidas que esclareceremos hoje!
Se a minha empresa for autorizada a emitir a NF-e, deverá estar obrigatoriamente preparada para receber e escriturar a NF-e na entrada de mercadorias?
A pessoa jurídica receptora da mercadoria não é obrigada a escriturar a NF-e automaticamente através de um sistema eletrônico, sendo-lhe facultado proceder a escrituração do documento digital nos moldes da Nota Fiscal modelo 1 ou 1A.
Já para a empresa que recebe, ela deve consultar sobre a validade da Nota Fiscal Eletrônica recebida através do acesso ao Portal Nacional da NF-e ou no site da Administração Tributária da Unidade Federada do emissor do documento digital.
Os contribuintes credenciados a emitir a NF-e estão obrigados a manter em arquivo digital as NF-e recebidas pelo prazo previsto na legislação SPED – Sistema Público de Escrituração Digital 49 tributária. A escrituração da NF-e deverá ser realizada com os dados contidos na NF-e, obedecendo às mesmas disposições e prazos aplicáveis aos demais documentos fiscais.
Acesso dos contadores a NF-e
Os contadores da empresa podem ter acesso a Notas Fiscais Eletrônicas emitidas através da requisição das mesmas ao seus clientes, e poderão visualizá-las utilizando o Programa Visualizador desenvolvido pela Receita Federal do Brasil, disponível também no Portal Nacional da NF-e.
Escritura da NF-e recebida pelos contadores
Os procedimentos de escrituração fiscal não foram alterados com a criação da NF-e.
Mas como característico da NF-e, ela trás uma simplificação do processo de escrituração e dependendo do nível de adaptação a ser gerido nos sistemas internos de escrituração, algumas etapas poderão ser automatizadas, como por meio, por exemplo, de recuperação automática de informações do arquivo de uma NF-e.
Escrituração nos arquivos SINTEGRA
Para fazer a escrituração de 6 caracteres nos arquivos SINTEGRA, basta o campo 08 com os 6 últimos dígitos.
Ainda possui dúvidas em relação a escrituração da NF-e? Comente com a gente que ajudaremos!
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Consultor TagPlus
Tagplus,
Se for criado mais de um nº de documento para uma única NF de Devolução, pode ser escriturado ou não?
Conteúdo muito bom! parabéns pelo artigo e também pelo site, muito obrigado por fornecer informações deste nível!
Olá!
Nós que agradecemos sua presença em nosso Blog!