Mudança no RS: produtores rurais devem começar a emitir NF-e em fevereiro de 2025

A partir de hoje (3 de fevereiro de 2025), a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) passa a ser obrigatória para uma nova parcela de produtores rurais no Rio Grande do Sul. A medida impacta cerca de 50 mil produtores que, em 2023 ou 2024, tiveram receita bruta superior a R$360 mil com a atividade rural.

Quem precisa emitir a Nota Fiscal Eletrônica?

A Receita Estadual disponibilizou uma lista com os números de inscrição estadual dos contribuintes que precisam se adequar. Para conferir, basta acessar a Central de Conteúdo no Portal de Atendimento da Receita Estadual e buscar pela aba “produtor rural”.

Com a mudança, os produtores devem substituir o tradicional modelo 4 da Nota Fiscal (conhecido como “talão do produtor”) pela versão eletrônica. No entanto, aqueles que ainda possuem o talão impresso poderão utilizá-lo até 30 de junho de 2025, sendo vedado a partir de 1º de julho de 2025.

A transição será feita de forma gradual e, a partir de 5 de janeiro de 2026, a obrigatoriedade será estendida a todos os produtores rurais do estado, independentemente do faturamento. A partir dessa data, o modelo 4 será definitivamente extinto.

Como emitir a Nota Fiscal Eletrônica?

A NF-e (modelo 55) é utilizada para registrar vendas de mercadorias e prestações de serviços, enquanto a NFC-e (modelo 65) é específica para vendas diretas ao consumidor final.

Atualmente, os produtores rurais podem emitir a nota fiscal eletrônica por meio de diferentes plataformas, incluindo:

  • aplicativos próprios ou desenvolvidos por cooperativas e associações;
  • sistema Nota Fiscal Avulsa (NFA-e), disponível via computador;
  • aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), recomendado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), que simplifica o processo e pode ser acessado via celular, inclusive off-line.

Para utilizar qualquer uma dessas ferramentas, é necessário um cadastro no sistema gov.br.

Facilidade na emissão com o TagPlus

Para garantir mais segurança e praticidade, o sistema TagPlus permite a emissão de Nota Fiscal Eletrônica com poucos cliques, armazenando todas as informações fiscais para um controle contábil eficiente e sem complicações

Com o TagPlus, os produtores rurais podem automatizar o processo e evitar erros manuais, garantindo conformidade com a legislação tributária.

Esse comunicado foi publicado no dia 30 de janeiro de 2025, pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS).

Imagem: Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Especialista em marketing de conteúdo da TagPlus. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela PUC Minas. Atuação com foco em administração e finanças corporativas.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias