Just in Time (JIT): conceito e como colocar em prática
Atuar no controle do estoque e da produção para ajustá-los a fim de atender à demanda do público sem sobras, faltas ou atrasos é um desafio para a maioria dos empreendedores. A grande questão por trás disso é garantir que tudo ocorra no momento certo e, nesse sentido, o Just in Time (JIT) é a resposta.
Afinal, o tempo “pesa” sobre a logística e sobre a capacidade operacional, mas, de igual maneira, impacta as mudanças no mercado. Assim, exige respostas rápidas para as novas necessidades e para os desejos dos consumidores.
Nas próximas linhas, descubra como superar isso com a ajuda do JIT e entenda os pontos-chave relacionados ao conceito. Continue a leitura!
Qual é a definição de Just in Time?
A metodologia de administração conhecida como Just in Time pode ser explicada pela sua tradução: “na hora certa”. O seu desenvolvimento ocorreu na Toyota a partir do cenário de escassez e de baixa demanda produzido tanto pela crise de 1929 quanto pela 2ª Guerra Mundial.
A sua premissa é buscar ajustar as compras e a produção, limitando-as a quantidades necessárias para atender ao momento. Na prática, a aplicação do conceito requer que as aquisições de produtos ou de materiais somente aconteçam após a venda ao cliente.
Além disso, é interessante destacar que esse modelo de gestão se baseia na qualificação e na agilização da execução de processos operacionais. De forma geral, o intuito é eliminar desperdícios de recursos em todas as oportunidades.
Quais são os elementos que embasam o funcionamento do Just in Time?
Diante dos seus objetivos, fica claro que o funcionamento do Just in Time depende do ajuste de vários aspectos para que tudo flua com exatidão e na hora correta, incluindo:
- o tempo — desde o processamento das transações até o transporte e a produção aumentam o período para a entrega nesse formato, mas, por outro lado, agilizar as etapas pode reduzir a sua qualificação;
- a qualidade — com o objetivo de garantir que cada estágio ocorra não só no momento ideal, mas também no nível adequado para satisfazer o consumidor, é necessário equilibrá-la com agilidade;
- a capacitação — uma prática que serve como meio para que a execução das tarefas necessárias se dê tanto da maneira correta quanto da forma mais rápida, viabilizando a precisão do JIT;
- a padronização — para haver eficiência no fluxo de trabalho, é preciso diminuir atrasos, desperdícios, ações desnecessárias e outras barreiras ao máximo e assegurar o melhor aproveitamento dos recursos;
- o relacionamento — visando ao cumprimento de prazos com o objetivo de responder com velocidade ao mercado, é fundamental criar vínculos com os agentes externos que influenciam a operação.
Qual é o foco do sistema Just in Time?
Como visto, o Just in Time atua principalmente sobre a gestão do tempo ligada tanto ao gerenciamento do estoque quanto à produção. Assim, o seu foco envolve essencialmente a redução de desperdícios nessas atividades e a melhoria dos seus processos.
A ideia é tornar o negócio mais competitivo a partir:
- da agilidade;
- da qualidade;
- da prática de menores preços.
A lógica que sustenta isso é simples: quanto mais eficiência houver na execução das ações, mais rapidamente cada uma será concluída, havendo menos falhas. Como consequência, as entregas serão qualificadas e os custos serão minimizados.
Por sua vez, isso impactará positivamente a satisfação do público em ambas as frentes. Além disso, é interessante destacar que esse ajuste gera reflexos no fluxo de caixa ao minimizar as despesas, a partir da aquisição exclusiva daquilo que é realmente necessário.
Nesse cenário, o uso de materiais e de recursos precisa ser aperfeiçoado, e os insumos, as matérias-primas ou os produtos acabados também não devem ficar “parados” esperando a próxima etapa. Portanto, dispor de tudo somente na hora certa mantém a liquidez da empresa e elimina desperdícios, como:
- tempo de espera e de transporte;
- ocupação de espaços;
- erros e retrabalhos;
- sobras e excessos;
- manuseios e atividades desnecessários.
Quais são as melhores práticas para aplicá-lo?
A aplicação e o bom andamento do Just in Time em uma empresa demandam a implementação de boas práticas. Veja as principais a seguir!
Reorganize o planejamento da produção e dos estoques
Com o Just in Time, tal organização muda do modelo de produção empurrada — em que as aquisições de materiais ou de produtos e a transformação ocorrem antes do pedido — para a puxada — que é baseada nas demandas.
Dessa forma, o planejamento do estoque se sustenta em prazos ajustados de compra e entrega associados à precisão produtiva. Isso exige que o controle de cada aspecto passe a ser rígido para a empresa funcionar como um relógio.
Padronize processos e procedimentos em prol da eficiência
Você já percebeu que o significado de qualidade depende de um padrão a ser atingido? Mais do que isso, na prática, a definição de processos padronizados é útil para guiar os colaboradores na execução das tarefas e para tornar o andamento do negócio eficiente.
Na realidade, o JIT só traz bons resultados se houver essa base para promover e viabilizar os elementos que dão sustentação ao conceito. Para colocar essa dica em prática, é preciso encontrar o melhor modo de executar cada ação e estabelecê-lo como um modelo a ser seguido, visando a entregas bem-feitas.
Reduza desperdícios, erros e retrabalhos
Durante a padronização, é importante buscar eliminar desperdícios, incluindo erros e retrabalhos, que significam perdas de recursos.
Nesse sentido, a sua aplicação envolve tanto observar o modo como as coisas são feitas, procurando atividades desnecessárias, quanto planejar para que tudo aconteça no momento certo. Assim, tempo, esforço e materiais não são perdidos.
Invista em treinamentos para aperfeiçoar a equipe
Ter as atividades executadas com exatidão para reduzir erros e/ou retrabalhos e, ao mesmo tempo, agilizar os processos e garantir a qualidade depende da capacidade da equipe envolvida, certo?
Nesse sentido, treinamentos de aperfeiçoamento são fundamentais para que cada um saiba o que fazer e como desempenhar as suas atribuições a partir dos padrões estabelecidos.
Promova a melhoria contínua
Indo além da padronização, a melhoria contínua abrange revisitar e rever sistematicamente os processos para encontrar novas oportunidades de otimização. Ou seja, a iniciativa requer que constantemente sejam eliminados os desperdícios e que a execução das operações seja agilizada e qualificada.
Construa uma comunicação efetiva
A aplicação do Just in Time está diretamente ligada à capacidade que os fornecedores, os gestores e os operários têm de trabalhar de maneira colaborativa, permitindo que as atividades fluam. Diante disso, a comunicação se torna uma aliada.
Afinal, o alinhamento é o principal caminho para garantir o entendimento da metodologia, determinar mudanças, conhecer as limitações logísticas e definir as expectativas entre os envolvidos.
Como vimos, o Just in Time é uma metodologia de gestão que garante o funcionamento ajustado e preciso do negócio, a fim de maximizar o aproveitamento dos recursos enquanto reduz perdas com desperdícios. Assim, só fica o que é necessário para o bom andamento da empresa, eliminando fontes de perdas.
A leitura do post foi produtiva? Aproveite e confira como é possível fazer um controle de estoque eficiente!
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
Nenhum comentário