7 dicas para vender produtos online sem estoque

As vendas online tiveram um imenso e rápido crescimento nos últimos anos no Brasil, principalmente com a chegada da pandemia. Milhares de lojas virtuais – de marcas já existentes ou não – foram criadas para driblar a baixa de vendas nas lojas físicas, infeliz consequência da medida de isolamento social como forma de conter a disseminação do novo coronavírus. 

Há algumas semanas, falamos aqui no blog sobre a modalidade do Dropshipping para quem não tem condições de investir em estoque. No conteúdo de hoje, vamos dar alguma dicas práticas para não errar na hora de escolher o segmento da sua loja, fornecedores e formas de pagamento.

Dicas para vender na internet sem estoque

1. Escolha fornecedores confiáveis

Ao assumir um negócio de vendas online sem estoque, você ficará completamente dependente do fornecedor. Ele será responsável por toda a logística de pedidos e entrega, por isso é extremamente importante pesquisar a fundo o histórico da empresa.

Vá pessoalmente conhecer a estrutura e a equipe. Além disso, se esforce para manter uma boa comunicação com o fornecedor parceiro.

Lembre-se sempre, se o seu fornecedor falhar na logística da entrega, você também será prejudicado.

2. Fique atento à qualidade e legalidade dos produtos

Só nesse tópico temos mais dois motivos para ficar atento à escolha do melhor fornecedor. Tenha a certeza de que sua loja vende produtos com a qualidade que você anuncia.

A comercialização de produtos falsificados incide em vários crimes, como fraude no comércio e sonegação fiscal. A punição é de seis meses a dois anos de prisão ou multa de até cinco vezes o valor do tributo, no caso de sonegação fiscal.

3. Opte por vender produtos de fácil logística

Produtos de rápida fabricação, saída e reposição, facilitam a vida do empreendedor. Àqueles de fabricação complexa ou personalizada pode ser complicado para este modelo de negócio.

4. Contrate um bom sistema de comunicação

Plataformas que fazem a ponte entre o lojista e o fornecedor são fundamentais para o bom funcionamento do dia a dia.

Com um sistema de comunicação interna, o processo da venda do produto até a entrega final funciona assim:

O cliente acessa sua loja virtual, escolhe um produto e finaliza a compra. Automaticamente, sua loja repassa esse pedido ao fornecedor parceiro. Assim que o fornecedor recebe o pedido, separa e embala o produto, emite a nota fiscal, gera o código de rastreio e encaminha ao consumidor final.

5. Trabalhe também com vendas Just in time

Just in time é a lógica mais conhecida para quem decide montar uma loja virtual sem estoque. O termo significa “bem na hora” em português. Trata-se de um esquema de compra e venda sem estoque, funcionando assim: seu cliente realiza a compra no seu site, você vai repassar para o fornecedor de sua escolha e só então ele comprará o produto que você vendeu.

O risco de trabalhar com essa modalidade é o fato de que seu fornecedor não consiga comprar exatamente o produto que foi vendido em sua loja virtual.

Os pontos positivos ficam por conta da redução do tempo de produção, de desperdícios, melhoria na qualidade dos processos produtivos, e outros.

6. Ofereça diferentes formas de pagamento

Lojas físicas e online que oferecem diferentes formas de pagamento conseguem fechar mais vendas, por alcançar um público maior.

As vantagens são: flexibilidade tanto para o lojista quanto para o cliente, maior faturamento, visibilidade perante os concorrentes, etc.

7. Venda infoprodutos

Infoprodutos são produtos virtuais que não existem em forma física, é intangível. Trata-se de informação digital no formato de arquivo para download ou consumo direto na internet. Pode ser e-book, webnar, vídeo-aula, cursos, workshop, planilha, software e muito mais.

É muito comum encontrar infoprodutos para baixar, basta dar seu e-mail. Essa é uma estratégia do funil de vendas, mais especificamente, de topo de funil.

Por exemplo, se você é especialista em um assunto, crie um e-book sobre e coloque a venda. Ou crie uma vídeo-aula. Ou ainda, venda guias práticos com dicas sobre o tema.

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Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

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