05 motivos para ter um E-commerce B2B na sua empresa

[GUEST POST MERCOS]

Já considerou a possibilidade das vendas B2B serem realizadas por um canal online? 

Pode parecer muito distante para você, porém é uma tendência mundial empresas adotarem um e-commerce B2B. Só nos Estados Unidos já são movimentados, ao ano, em torno de U$1.13 trilhão, além de mercados como Europa e Ásia que também estão seguindo a tendência. 

Diante disso, vamos apresentar a vocês alguns motivos para que sua empresa adote esse canal de vendas.

05 motivos para sua empresa adotar um e-commerce B2B

1. Venda 24 horas por dia, 7 dias por semana

Você sabia que 20% das compras B2B online são feitas fora do horário comercial? E que dessas, 10% são feitas aos finais de semana? 

Já pensou quanto mais você poderia estar vendendo por oferecer uma plataforma disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana?

02. Dê ao seu cliente acesso completo ao seu portfólio

Ao analisar a fundo seu faturamento mensal, muitas empresas constataram que parte da sua receita está baseada em poucos produtos do seu portfólio. Isso pode acontecer por vários motivos, o que leva ao seguinte questionamento: será que seu cliente tem acesso a todos os seus produtos disponíveis?

Com o e-commerce B2B, seu cliente tem seu portfólio completo na palma da mão, além do acesso a dados de lançamentos, produtos em destaque, promoção, informações sobre últimas compras e forma de pagamento. E ainda consegue acompanhar o status do seu pedido, sem precisar ficar acessando o vendedor a todo momento.

03. Elimine erros operacionais

Você já analisou quanto sua empresa gasta devido a erros operacionais? Quanto mais manual for o processo, maior é a chance de acontecer essas situações. Ainda mais quando são recebidos por WhatsApp ou e-mail.

Ao investir em um e-commerce B2B integrado ao força de vendas e ao TagPlus, seu processo está blindado quanto a esse problema. Além disso, seus pedidos estarão centralizados em um único lugar, o que facilita a entrega de relatórios personalizados para posterior análise.

04. Transforme o seu vendedor em estratégico

Com um e-commerce B2B, seu vendedor passa de um “tirador de pedido” para uma peça estratégica para que sua empresa positive novos clientes e ganhe novos mercados.

Suas visitas aos clientes podem ser focadas no relacionamento e apresentação de novos produtos, pois a recompra pode ser realizada pela ferramenta online.  Assim, seu vendedor tem mais tempo para atender os clientes, além de visitar e prospectar outros.

Outro ponto importante, é que quando um cliente faz algum pedido dentro do e-commerce B2B, seu vendedor tem a possibilidade de entrar em contato para oferecer outros produtos e promoções, colaborando assim, para o aumento dos seus pedidos. 

05. Ganhe produtividade diminuindo seus custos

Às vezes, as empresas não colocam na ponta do lápis qual é o custo para que aquela venda aconteça. É preciso incluir o deslocamento, hospedagem, passagens, alimentação e outros.

Quando diminuímos visitas improdutivas, consequentemente, reduzimos custos. Por isso, quando é feito o cálculo de retorno do investimento em um e-commerce B2B, conclui-se que em pouquíssimo tempo já é possível quitar. É interessante investir esse valor no próprio negócio, seja em visitas estratégicas ou no aumento da sua equipe para, cada vez mais, ganhar market share.

Por ser totalmente automatizado, sua equipe ganha tempo ao não precisar digitar os pedidos e, como já comentado anteriormente, sua empresa reduz custos eliminando erros de digitação.

Dica quente

Busque por uma plataforma de E-commerce B2B que seja de fácil customização e ajuste de layout, para que sua empresa não tenha a necessidade de contratar serviços de terceiros. 

No momento de decisão, opte por um e-commerce B2B que seja totalmente responsivo, principalmente no que tange às transações online realizadas de smartphone. Leve em consideração também, uma plataforma que não tenha a necessidade de baixar e instalar um aplicativo, pois um domínio de internet incentiva e facilita que seus clientes escolham esse canal de compras.

Todas essas funcionalidades e muito mais você encontra no E-commerce B2B e Força de Vendas da nossa parceira Mercos. 

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