Tipos de notas fiscais, conheça todas e saiba como emitir

Publicado em 28/01/2019

Você já conhece todos os modelos de notas fiscais? E sabe para que servem?

Hoje existem diversos tipos de notas e todos servem para que de maneira geral garanta que as empresas se mantenham no mercado com legalidade. Essas notas comprovam a venda e compra de mercadorias e serviços, garantindo que a tributação foi calculada de maneira correta. E também servem para:

Comprovar o prazo de garantia de um produto;
Controle empresarial;
Comprovar a entrega de produtos ou a realização de serviços;
Comprovar a forma de pagamento.

Alguns tipos de notas fiscais:

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
Nota Fiscal de Serviço (NFS-e);
Nota Fiscal Complementar (NF-e Complementar);
de Entrada ou de Compra;
de Devolução;
de Remessa;
de Retorno;

Vamos falar das principais notas que sua empresa deve conhecer mas não se esqueça que você precisa do auxílio de um contador, pois apenas um profissional poderá ajudá-lo a entender melhor a complexidade de do sistema tributário brasileiro.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Essa nota fiscal foi idealizada a fim de substituir as notas fiscais de modelo 1 e 1A e se relaciona à cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados); seu documento auxiliar é o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).
A função dessa nota é registrar uma operação de circulação de mercadorias para que possa haver a fiscalização e o recolhimento de impostos no futuro. Ela só vale se houver a assinatura digital e a autorização por parte da Secretaria de Estado da Fazenda.

Benefícios:

Redução da sonegação;
Redução de gastos com papel e impressão;
Armazenamento físico não é mais necessário.

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Idealizada a fim de substituir a Declaração de Serviço, relacionada à cobrança do ISS (Imposto sobre Serviços), essa nota é utilizada especificamente para o registro de operações de serviço.
Ela é muito utilizada para quem vende pela internet, como marketplaces e empresas que vendem cursos online, webinars etc. Também é utilizada por companhias que oferecem assistência técnica ou outros tipos de consertos e revisões.

Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Essa nota fiscal substitui o Cupom Fiscal e a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor; ela é emitida a cada venda somente para o consumidor final (pessoas físicas).

Além de garantir o controle fiscal do governo, ela garante ao consumidor visualizar:
A identificação jurídica do estabelecimento;
A data e hora da compra;
A descrição dos itens adquiridos;
As condições de pagamento.

E como fazer para emitir essas notas?

Inicialmente utilizar um ERP online para emitir notas fiscais é a melhor opção pelos seguintes motivos: como os diferentes setores ficam integrados com esse sistema, é possível vincular o controle da área financeira com o emissor de notas fiscais.

Além de ser simples, é uma funcionalidade que otimiza os processos de sua empresa e simplifica as operações!

E agora que conhece os tipos de notas fiscais necessárias para sua empresa, conheça já o sistema da TagPlus que além de te dar todas essas possibilidades de emissão irá também te ajudar com a gestão mais completa que você precisa ter dentro das responsabilidades fiscais da sua empresa!

 

Escrito por:
Stella Mares

Designer, atua no mercado de comunicação visual a 5 anos, experiência no desenvolvimento de storytelling, projeção comunicacional, mídia e propagação mercadológica. Na TagPlus é responsável pela formatação das estratégias de comunicação empresarial. - Departamento de Marketing.