SPC e SERASA: O que é e como funciona

Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa Experian são empresas que atuam como prestadoras de serviços. São responsáveis por registrar dados pessoais de consumidores, tais como CPF, nome completo, endereço e dívidas atrasadas. Esses dados são fornecidos a lojas e/ou bancos que contratam os serviços em busca de segurança na hora de ceder um empréstimo ou financiamento
Dessa forma, ambas injetam informações em um amplo banco de dados e auxiliam as empresas e bancos na tomada de decisões sobre concessão de crédito.

Em caso de NEGATIVAÇÃO:

As principais causas da negativação são: a falta de pagamento de empréstimos bancários, financiamentos, conta de água, cheque sem fundos, fatura do cartão e outros.
Quando o consumidor é negativado, ele recebe uma correspondência avisando da situação e com um prazo para quitação da dívida. Sendo assim, ele(a) terá 10 dias para quitar. Caso não consiga, terá automaticamente o CPF sujo (negativado).
Para ter o nome limpo e apto a consumir créditos novamente, é necessário que se pague a dívida.

Mesmo com tantas semelhanças, ainda são empresas diferentes.
Continue lendo para saber mais sobre cada um!

O que é e como funciona o SPC?

Financiado pelas associações comerciais (CDL – Câmaras de Dirigentes Lojistas), o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é uma ferramenta de caráter público essencial para análise de crédito. É o maior banco de dados da América Latina, com acesso total, 24 horas por dia e em tempo real à todas as informações. Além disso, oferece agilidade nas transações, segurança e, consequentemente, diminui os riscos de inadimplência.

NEGATIVAÇÃO

Após o recebimento da notificação, você tem 10 dias para quitar a dívida. O ideal é procurar a empresa credora e realizar o pagamento direto com ela. Leve o extrato da inadimplência, que pode retirado no próprio site do SPC.

O que é e como funciona o SERASA?

Serasa Experian pertence a uma empresa privada para análise e fornecimento de dados que serão usados para concessão de créditos a um consumidor. As informações que integram o banco de dados são coletados por instituições financeiras e bancos. Além disso em seu sistema constam as dívidas não pagas de cidadãos e empresas para serem consultados. No sistema do Serasa contém também registros de ações judiciais, cheques sem fundos e outros.

NEGATIVAÇÃO

Após o recebimento da carta no endereço cadastrado, assim como no SPC, você tem 10 dias para quitar o valor. Após esse prazo, seu nome será negativado por cinco anos ou até que se pague a dívida.
Após os cinco anos, tanto o Serasa quanto o SPC são obrigados a retirar essa informação do seu cadastro e só continuará negativado se contraiu novas dívidas nesse tempo.

Conclusão

Como pudemos observar ao longo do texto, as duas empresas tem imensa proximidade de funções, o que confunde muitas pessoas.
Relembrando, o Serasa está ligado aos serviços financeiros, como dívidas com bancos e cartões, operações com cheques sem fundos, financiamento e empréstimos atrasados. Já o SPC, concede informações de consumidores que possuem dívidas com comércio em geral, como por exemplo, relacionados à empresas de água e energia.

A melhor coisa a ser feito para não se tornar inadimplente e ter o nome sujo, é ter uma boa organização com documentos e finanças. Isso mantém sua empresa limpa e sua cabeça tranquila.

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Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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