Qual é a melhor solução contra a inadimplência?

A inadimplência é considerada um dos maiores problemas enfrentados pelos empreendedores, pois o atraso ou não pagamento de contas obrigatórias resulta em uma série de consequências negativas, como a falta de capital de giro, prejuízos e juros elevados. 

O termo inadimplência consiste na falta de cumprimento de uma obrigação legal no prazo estabelecido, ou seja, acontece quando o cliente não paga suas contas em dia. Para se ter uma ideia do número, até o mês de Abril de 2019, eram 63 milhões de inadimplentes pelo país. 

A melhor forma para recuperar o crédito, negativar ou protestar clientes inadimplentes, vai depender do tipo de dívida.

Negativar o inadimplente

Negativação é o serviço de inclusão de negativação do pagador que possui uma dívida vencida e não paga, junto ao Serasa. Dessa forma, o cliente fica negativado.

Em outras palavras, negativar um cliente significa inserir uma pendência no sistema de algum órgão de proteção ao crédito (como por exemplo, o Serasa), a informação de que o consumidor não cumpriu a obrigação financeira. 

Dessa forma, fica indicado aos usuários dos órgãos de proteção ao crédito, que há um débito em aberto desse consumidor, normalmente identificado pelo CPF. Após, o consumidor inadimplente é notificado por uma carta enviada pelo órgão.

O custo para negativar um consumidor é 100% da empresa.

Para o nome do inadimplente ser retirado do cadastro, o mesmo deve pagar a dívida. Caso o devedor não pague, em 5 anos seu CPF deve ser retirado da base de dados dos órgãos de proteção ao crédito. 

Protestar o inadimplente

Protesto é um ato público formal, feito quando um título não é pago, junto ao cartório. É uma forma de oficializar a inadimplência praticada por um consumidor. 

No cartório, deve ser apresentado os devidos documentos que comprovam o não pagamento da dívida. Diante da apresentação, o tabelião irá decidir se a dívida pode ou não ser protestada. Caso seja decidido que sim, o cartório emite uma intimação que é entregue pessoalmente no endereço do inadimplente.

Todos os custos para protestar ficam a cargo do cliente inadimplente.

Então, qual é a melhor opção para recuperar o crédito?

A melhor opção é tentar negociar a dívida com o devedor antes de tomar qualquer decisão. Caso não haja sucesso, vale a pena pesar o mais viável para sua empresa.

O protesto não tem custos para sua empresa, mas pode não ser uma boa opção para cobranças de baixos valores, pois se o cliente não consegue pagar as obrigações dele à você, que dirá arcar com as despesas do cartório. Ou seja, o devedor só irá pagar à sua empresa se ele realmente tiver problemas para comprar a prazo em outras lojas. 

Para concluir, é ideal avaliar cada situação de acordo com a necessidade da sua empresa. E lembre-se: cliente satisfeito, é cliente fiel e divulgador da marca.

9 ações propostas para que sua empresa evite a inadimplência dos clientes

  1. Informe-se sobre o perfil do seu cliente;
  2. Verifique o histórico de compras e pagamentos do seu cliente;
  3. Se for possível, negocie a dívida;
  4. Crie formas assertivas de cobrar o cliente;
  5. Opte por receber à vista;
  6. Formalize as operações (emita notas fiscais);
  7. Construa um bom relacionamento com seu cliente;
  8. Conte com um sistema de gestão empresarial – TagPlus -;
  9. Contrate um advogado.





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Escrito por

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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