Qual a melhor solução para emissão de NF-e e porque?

Na hora de emitir Nota Fiscal Eletrônica, a melhor solução é usar um sistema de gestão com módulo integrado. Entenda o por que!

No mercado de sistema de gestão que emitem NF-e, você encontra sistemas que utilizam um Componente de Software, um Componente de Integração ou um Módulo Integrado.

A solução mais eficaz, completa e indicada para a emissão de NF-e é a utilização de um Sistema de Gestão com Módulo Integrado de emissão. Mas porque?

Essa integração faz com que o sistema emissor de NF-e fique dependente do ERP (Planejamento de recurso corporativo, em inglês Enterprise Resource Planning) e isso torna a integração mais segura, pois o emissor de NF-e não trata de regra de negócio do ERP, trata somente da NF-e e vice-versa (cada sistema se torna especialista no seu negócio): o ERP trata a emissão das Notas, estoque, financeiro, cobrança e emissor de NF-e faz tudo o que precisa ser feito para a emissão da NF-e. Para isso, é necessária somente uma forma de comunicação entre os sistemas.

Esses tipos de soluções não buscam informações da base do ERP, é o ERP que disponibiliza as informações das Notas para o Módulo. Ele exporta as informações corretamente para o sistema de NF-e prevenindo a inconsistência de informações.

Em termos específicos sobre o caso da emissão de NF-e, o que acontece é que o ERP é responsável pela consistência das informações, e o módulo de emissão de NF-e responsável pela conversão dos dados para XML, assinatura e envio da NF-e.

No entanto, o usuário do sistema continuará operando somente o ERP, pois a integração é automática e transparente para o mesmo, fazendo com que o usuário não tenha que interagir com o software de NF-e.

Outras vantagens da utilização de ERP para emissão de NF-e

  • Integração muito mais segura
  • A integração é homologada pela empresa fornecedora do ERP;
  • Armazenamento das NF-e em um banco de dados
  • Consistência entre as informações das Notas na base de dados do ERP e das NF-e na base de dados da solução de NF-e
  • Integração completa com o ERP. Cada solicitação de envio de NF-e, cancelamento ou inutilização, feita pelo ERP, é processada pelo software de NF-e, que depois efetua o retorno ao ERP para cada solicitação efetuada;
  • A exportação é definida através de um layout. Qualquer alteração no ERP não apresenta mudanças no layout de integração.

Se você quer experimentar as vantagens e a eficiência de um Sistema de Gestão com Módulo Integrado, Clique aqui para experimentar por 15 dias gratuitamente o sistema Tagplus!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Deixe o seu Comentário

Categorias