Podcasts: a ferramenta tendência do Marketing Digital

A cada ano que passa, mais pessoas conhecem e se tornam ouvintes fiéis dos podcasts. Essa ferramenta vem sendo muito difundida no Marketing Digital com a finalidade de entregar aos usuários, conteúdos relevantes e atuais. 

Originalmente, os podcasts estão presentes no mercado desde 2001. Nessa época, era necessário entrar nos sites que hospedavam o arquivo e fazer o download dos episódios desejados, pois não eram possível ouví-los online. 

Nos dias de hoje, os programas são transmitidos em tempo real (streaming), através de plataformas online, podendo ser ouvidos a qualquer momento, de qualquer lugar.

O que são os podcasts?

Podcast é um termo proveniente de podcasting, que significa transmissão via rádio. 

Essa ferramenta funciona como um programa de rádio, a diferença está na especificidade dos temas abordados e por se tratar de conteúdo sob demanda, no qual geralmente é dividido em episódios, postados de acordo com a frequência pré-definida.

O objetivo é compartilhar informações que sejam originais e relevantes.

Uma das principais vantagens dessa mídia, é o fato de que qualquer pessoa com acesso a internet, pode ouvir o que quiser, de onde quiser, no momento que quiser.

Formatos de podcasts

Existem até 8 diferentes formatos de podcasts. São eles: 

  • entrevistas individuais;
  • painel (entrevistas com discussão de determinado assunto);
  • reflexões individuais;
  • co-apresentadores (pessoas fixas para discutir assuntos específicos);
  • storytelling (ficcional ou não);
  • conteúdo “reciclado” (conteúdo aproveitado de outros canais da marca);
  • mix (uma mistura de formatos).

Por que investir em podcasts?

Alguns pontos são altamente relevantes na hora de optar pelo podcast como parte do mix de mídia. Veja alguns na lista abaixo.

Disponibilidade

O podcast é uma modalidade de conteúdo em áudio muito acessível. A atração do público se dá pela possibilidade de ouvir, aprender e fazer outras atividades ao mesmo tempo. É muito versátil.

Confiança e lealdade

Normalmente, o podcast apresenta temas muito específicos, então os ouvintes presentes realmente querem consumir aquele tipo de conteúdo. 

Se a marca mantiver uma frequência de publicação, o consumidor assinante tende a esperar pelo próximo podcast com entusiasmo. A qualidade e especificidade do conteúdo gera confiança e lealdade no público.

Visibilidade

A aderência do podcast como estratégia de mídia expande a presença digital da marca, além de se tornar um forte canal de relacionamento com o cliente. O ideal é compartilhar esse conteúdos também nas redes sociais, de forma que aumente a visibilidade da marca em todos os canais. 

Como começar seu próprio podcast?

Planejamento

  • Defina seu nicho e público alvo;
  • escolha um nome;
  • escolha formato e estilo;
  • pré-defina os convidados (caso seja formato de entrevistas);
  • defina a frequência de publicação;
  • definição de local para hospedagem do podcast.

Preparação

  • Crie a arte de capa;
  • escolha a música de introdução;
  • tenha um microfone;
  • se tiver escolhido o formato de entrevistas, defina uma forma de chegar até os convidados.

Gravação e edição

  • escolha o lugar das gravações (silencioso e com boa acústica);
  • com o microfone posicionado, é hora de definir um programa para começar a gravar;
  • agora, edite. Use o programa de sua preferência para te auxiliar nessa parte.

Publicação

  • Escolha o local de hospedagem da publicação (onde vai ficar seu podcast).

Conclusão

Uma tendência que veio para ficar e mudar a forma como as pessoas consomem conteúdos de seu interesse, colocando como fatores principais, a praticidade, a comodidade e a acessibilidade.

O podcast traz incontáveis oportunidades de crescimento para sua empresa, levando conteúdos relevantes diretamente para os ouvidos do seu consumidor.

Use a criatividade, escolha temas do nicho do seu negócio e dê espaço para convidados especiais e originais.

Image by Freepik

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