O que faz um contador e por que vale a pena terceirizar

Ter o controle financeiro é o mínimo que você pode fazer para garantir a sobrevivência da sua empresa nesse mercado tão competitivo como o de hoje em dia. Para se ter uma ideia, o Brasil é responsável pelo pagamento da maior carga tributária entre os países da América Latina! 

A rotina operacional de um negócio exige tempo e conhecimento para lidar com os desafios diários. Por exemplo, ao abrir uma empresa, o empreendedor tem que ter em mente todas as obrigações jurídicas, fiscais, contábeis e trabalhistas. O contador pode exercer todos esses papéis dentro de uma empresa.

Quais as principais atividades exercidas pelo contador?

Uma empresa que contrata um profissional especializado em contabilidade consegue levar a rotina com mais leveza, pois dessa forma, os gestores conseguem dar atenção precisa à outras áreas da empresa.

Escrituração de livros e documentos: Controle efetivo dos livros administrativos e documentos fiscais.

Análise de desempenho:Geração de relatórios a partir do controle de finanças, dívidas e ativos da empresa. Eles servem para analisar o cenário atual em curto, médio e longo prazo.

Planejamento tributário:O contador deve estar alinhado às práticas contábeis e à legislação tributária, visando a economia e dispensa de impostos, caso a empresa esteja arcando com carga tributária maior do que deveria. Dessa forma, o contador deve traçar estratégias para realizar um planejamento tributário eficiente.

Compliance:É tudo aquilo que a empresa precisa fazer para estar de acordo com o que lhe é exigido. É papel do contador exercer o controle dessas obrigações a fim de evitar que a empresa fique inadimplente ou seja onerada pela falta do cumprimento dos requisitos obrigatórios para seu funcionamento. É responsável pela liberação de alvarás, licenças de funcionamento, cumprimento das obrigações trabalhistas, e outros.

É obrigatório ter um contador?

Não é obrigatório ter um contador, mas a contabilidade é um serviço indispensável a qualquer empresa.

No caso do MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo, não é necessário um contador autorizado – o próprio empreendedor pode fazer sua contabilidade, e ainda, fica isento dos tributos federais.

Vantagens da terceirização do serviço de contabilidade

A melhor vantagem com certeza se dá pelo fato de priorizar a atividade principal, àquela pela qual a empresa foi criada.

Normalmente, os softwares instalados emitem relatórios periódicos sobre processos de escrituração contábil, apuração de custos, demonstrações financeiras, apuração de tributos e guias de impostos, escrituração de livros fiscais, entre outros.

Além disso, a terceirização nesse setor, pode atuar na área de Recursos Humanos, fazendo admissões e demissões, contribuições e impostos na folha, balanços, apurando encargos, contratação de temporários e autônomos, comissões, etc.

Além da área contábil, o contador pode ser útil na área fiscal, sendo responsável por controlar fluxo de caixa e escrituração de entrada e saída de notas fiscais.

Conclusão

Como visto no decorrer do texto, são inúmeras as atividades que um contador pode exercer dentro de uma empresa, passando pelo setor contábil, fiscal e financeiro.

Algumas empresas oferecem o serviço de contabilidade virtual, como é o caso da Contabilivre, escritório de contabilidade online que investe na criação de uma plataforma web, responsável por toda a estruturação online, além de outros serviços relacionados a folha de pagamento, emissão de notas fiscais e guias de impostos, de forma com que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas.

A Contabilivre é nosso parceiro e indicamos de olhos fechados. Clientes TagPlus tem condições diferenciadas de pagamento, confira já!




Foto do perfil do autor ou atora

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias