O que é SEO e como funciona?

Quer coisa mais gratificante que ver seu trabalho ganhando visibilidade, confiança e reconhecimento na internet? 

Nos dias de hoje, essa visibilidade vem, principalmente, através de rankings do Google, o site de busca mais acessado do mundo, chegando a até 40 mil consultas por segundo!! 

Para me inteirar mais sobre o assunto, resolvi pesquisar a fundo como funcionam as redes sociais, seus acessos e downloads. E olha o que descobri: 8,660 de tweets enviados em 1 segundo; 941 fotos do Instagram carregadas em 1 segundo; 1,588 de posts do Tumblr em 1 segundo; 4,096 de chamadas pelo Skype em 1 segundo; 79,146 GB de tráfego da Internet em 1 segundo; 77,354 de pesquisas no Google em 1 segundo; 80,611 de vídeos do YouTube visualizados em 1 segundo; 2,838,452 de Emails enviados em 1 segundo, contando com spam.

Você sabe o que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar sites e blogs a fim de obter melhor destaque no ranqueamento, ou seja, busca melhorar seu posicionamento na lista de resultados do Google.

E o melhor, é que funciona de forma orgânica, que é aquela em que a empresa não precisa pagar para divulgar sua marca, produto ou serviço.
As técnicas aplicadas de maneira correta fazem com que sua página esteja pronta para ser encontrada pelas pessoas que realizarem as buscas.

As práticas SEO são divididas em duas vertentes:

SEO on-page: Técnicas aplicadas dentro das páginas do seu site, como por exemplo, alterações no código, tempo de carregamento de cada página, etc.

SEO off page: Técnicas aplicadas fora das páginas, como por exemplo, links de outros sites direcionando para o seu (backlinks).

Dicas de técnicas de SEO

Palavras-chave
Trata-se de termos que serão procurados no campo de busca de sites. Por isso, não foque apenas no conteúdo produzido, mas em como os usuários vão te procurar.

URLs fáceis
As URLs devem ser fáceis e simples de guardar na memória, assim as pessoas conseguem se lembrar pelo menos do principal, caso esquecem o endereço completo.

Conteúdos antigos
Todo conteúdo online que possui informações ultrapassadas devem ser atualizados, de forma a não ficarem obsoletos.

Link internos e externos
Os links internos estimulam os usuários a lerem mais conteúdos produzidos pelo seu blog ou site. Já os externos, levam os usuários a conferir artigos que, em sua maioria, são tão relevantes quanto, mas em outros sites/blogs.

Redes sociais
Fotos e vídeos causam grande impactos nos visitantes, por isso, lembre-se de colocar pelo menos uma em seus conteúdos. E ainda, a procura pela palavra-chave vai de texto à mídia.

Conteúdos relevantes 
Opte por conteúdos que sejam diretos e entreguem solução rápidas e eficazes. Os motores de buscar rastreiam o que realmente seja útil para seus usuários.

Por que vale a pena?

Apesar de não ser um recurso de rápidos resultados, apresenta diversas vantagens em investir tempo para aprender e treinar quem ficará responsável por essa parte do marketing da sua empresa.

Os principais são:

– Aumento no número de visitas ao seu site e blog;
– Conversão de leads em potenciais compradores;
– Conversão em cadastros;
– Conversão em downloads.

Funciona mais ou menos assim: A melhoria no ranqueamento dos sites de busca, faz com que aumente o número de visitas – gerando maior confiança no consumidor – e, consequentemente, potencializa as chances de se fechar uma venda.

O diferencial é que é possível mensurar os impactos dessa mudança, através de gráficos que contém dados como: horários de mais acesso, classe social, faixa etária, quanto tempo ficou em cada página, se clicou ou não em algum anúncio interno, etc.

Conclusão

Como já dito ao longo do artigo, a aplicação de métricas SEO apresenta resultados em médio a longo prazo. O texto publicados hoje ou há 5 anos atrás apresentar boa visibilidade, se o conteúdo estiver sempre atualizado e com informações relevantes.

Um exemplo de perto, é esse blog da Tagplus.
Muito de nossos textos foram produzido há alguns anos, mas ainda sim, são acessados constantemente.

E você? Utiliza as técnicas SEO em sua empresa?
Aposto que depois de ler esse artigo, vai aplicar no seu site/blog, né?
Deixe seu comentário aqui pra gente!

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Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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