MEI possui linhas de crédito específicas nos bancos

Um dos maiores problemas enfrentados pelo trabalhador informal é conseguir verba para expandir ou melhorar seu negócio. Com a legalização da pessoa jurídica o empresário pode conseguir financiamentos e empréstimos dos mais diversos tipos em bancos. Saiba mais!

MEI tem direito a empréstimo e abrir conta em banco

O Micro Empreendedor Individual é um modelo de negócio muito conhecido no Brasil. Sucesso desde o seu lançamento, permite pequenos empreendimentos se legalizarem recebendo um CNPJ como todas as empresas. Podem com isso fazer muitas coisas que os empresários de uma SA ou Ltda também podem.


Ter um CNPJ permite à empresa ter uma conta em seu nome. Isso é uma enorme vantagem em negociação com alguns clientes que não aceitam pagar em conta pessoa física temendo problemas futuros. Também podem ter cartão de crédito com linha própria, ajudando o empresário a organizar melhor suas finanças.


Abrir uma conta em banco com movimentação e declaração de ganhos abre a possibilidade de abrir linha de crédito específica para pessoa jurídica. Como há bens envolvidos na empresa e um capital inicial declarado, há uma maior possibilidade da instituição financeira receber o valor de volta. Por isso costumeiramente os juros são mais baixos para pessoa jurídica.

 

Bancos ofertam linha de crédito exclusiva para portador do MEI

A regra bancária é bem simples: quem tem mais dinheiro pode pagar pegar mais dinheiro emprestado porque possui mais chances de pagar. Não faz sentido para alguns porque quem precisa é quem tem menos, mas também aumenta as chances de ‘calotes’. As instituições financeiras são bem receosas em crédito pessoa jurídica pensando se podem receber de volta ou não o empréstimo.


Os bancos pensam no micro empreendedor como um negócio em ascensão. Pode dar certo ou errado e por isso as linhas de crédito são mais baixas. Em contrapartida oferecem juros mais baixos também porque são convidativos. Enquanto um empréstimo pessoal pode chegar a 11% de juros, para um MEI pode chegar a meros 45 ou até menos.
Os valores liberados para empréstimos para MEI podem ser baixos de início mas aumentar com o tempo. Depende do empresário honrar seu compromisso com as parcelas e mais linhas surgem com juros mais em conta.


Caixa, Banco do Brasil e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), por serem bancos públicos, são os que mais investem em linha de crédito para MEI com juros bem em conta. Mas nos privados também há linhas específicas visando atrair este tipo de cliente com um número cada vez mais crescente em contas pessoa jurídica.


Gostou dessa notícia? Comente a seguir!
Para mais informações sobre gestão financeira, conte com o TagPlus. O melhor software para o gerenciamento de sua empresa. Clique aqui e experimente o sistema – grátis por 15 dias.

Imagem de jcomp no Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

  • Olá tenho.duvidas sobre o mei eu já pago INSS como.autonoma mais.estou abrindo um canil e gostaria de saber se posso usar este número de arrecadação pro mei

  • Quero abrir um pequeno negócio para não pagar muitos impostos no começo, depois tem como mudar de categoria, posso trabalhar normal com essa categoria, quanto custa pra tirar o meu CNPJ

    • Boa tarde Sandra,
      Você pode alterar a categoria de seu negócio a qualquer momento mediante a necessidade, você pode abrir o CNPJ gratuitamente, porém é preciso pagar uma taxa mensal em relação ao INSS.

Deixe o seu Comentário

Categorias