Mais de um PDV? Saiba como gerenciá-los de forma integrada

Abrir mais um PDV para loja comercial pode ser uma ótima ideia, principalmente quando o empreendimento está bem localizado e consegue atrair o público consumidor.

Além de tornar a sua marca mais conhecida, com um novo PDV você pode aumentar muito os lucros — desde que controle bem as despesas, mantenha a equipe produtiva e os processos funcionando.

Para garantir o sucesso do PDV, o foco precisa estar em uma gestão organizada. Neste post, mostraremos algumas formas de conseguir isso, como a implementação de um PDV integrado e algumas práticas para tirar o melhor proveito desse sistema. Confira!

O que é um PDV integrado?

É uma configuração no qual a empresa passa utilizar 2 ou mais PDVs na mesma loja, todos integrados a um ERP, que armazenará os dados. Nesse sistema, os caixas e/ou lojistas têm acesso ao PDV, enquanto os administradores ficam por conta do ERP, que proporciona mais informações para o controle do negócio.

Desse modo, a sua empresa conseguirá administrar com mais facilidade os meios de pagamento dos clientes, por exemplo, de modo a entender como está a situação do caixa do negócio.

Para você entender melhor o conceito, pensemos nos papéis de um PDV na empresa. Além de finalizar as vendas, ele também consegue atualizar as informações de setores como o financeiro, o contábil e o estoque. Essa gestão garante que os procedimentos deixem de ser manuais, o que traz maior produtividade.

Assim, a reposição de itens no estoque e a emissão de notas fiscais se tornam automáticas. No entanto, para que o PDV atue de forma mais produtiva, ele precisa estar conectado a um ERP.

O PDV para loja emitirá relatórios de fechamento do caixa, por exemplo, após o processamento de vendas. Já o ERP cuidará de emitir outros relatórios da gestão do empreendimento, como o volume de transações comerciais e o faturamento do negócio.

Quais os componentes de um PDV para loja e como integrá-los?

Um sistema PDV para loja é um software, que pode funcionar tanto por meio de um computador (nesse caso, o equipamento é fixo na loja) quanto por dispositivos mobile, como celulares e tablets.

É por isso que alguns empreendimentos já utilizam tablets para fechar vendas diretamente com os clientes e reduzem as filas nos caixas profissionais.

A melhor forma de contar com um ponto de vendas integrado é buscar uma solução no mercado que entenda essa necessidade de que o sistema PDV de vendas atue junto a um ERP, para garantir a emissão de relatórios e atualização de informações importantes. É o caso do TagPlus — falaremos mais dele adiante.

Como gerenciar os PDVs de maneira integrada?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a tecnologia e os benefícios da integração, mostraremos as formas de gerenciar os PDVs de vendas que você já tem de maneira integrada.

Faça um controle unificado por meio de um ERP

Ter mais de um PDV agiliza o atendimento na mesma loja. Um exemplo é a redução de filas, já que os clientes poderão ser encaminhados a outro ponto de venda. Do mesmo modo, o PDV mobile proporciona que os colaboradores possam realizar vendas externas.

Isso é importante para empresas que querem otimizar a mobilidade corporativa dentro das suas rotinas. Como se não bastasse, a tecnologia permite ao empreendedor unificar as plataformas de venda em apenas um sistema, gerenciável a partir de um equipamento com acesso à internet.

Portanto, esteja você em casa, em uma das lojas, no escritório central ou mesmo em viagem, é possível administrar cada loja, acompanhando vendas, vendedores e fluxo de caixa. Os ERPs integram processos, facilitando o trabalho de todos os setores da loja.

É interessante porque, além de poupar tempo, diminui as chances de erro ao repassar processos em diferentes softwares. No entanto, é essencial ter um sistema de gestão que funcione na nuvem.

Ter tudo online garante o arquivamento dos registros, a integração das informações, minimiza erros e não gera confusões como acontece nas planilhas.

Tenha um sistema de NF-e

Os sistemas de emissão de nota fiscal eletrônica, a NF-e, são práticos e precisos, permitindo que a nota seja registrada online — sem a necessidade de impressão. Esse processo de digitalização facilita, inclusive, no momento de fazer as declarações de imposto.

Para isso, o sistema de vendas do PDV e de NF-e deve estar integrado aos sistemas de gerenciamento, visando auxiliar no controle financeiro, de vendas e até de estoque. Dessa forma, será possível saber quais são os PDVs mais rentáveis e quais precisam de melhorias.

Gerencie as equipes de trabalho

Com um ERP integrado, você consegue monitorar as vendas realizadas pelos funcionários. Será possível acompanhar a sua produtividade e encontrar focos de melhoria, de acordo com o desempenho de cada profissional.

Portanto, esteja sempre vigilante. Uma baixa repentina na produtividade é um sinal de que algo não vai bem. Assim, fique de olho nos recursos humanos e verifique se a empresa tem oferecido bons treinamentos aos funcionários, se ouve suas reclamações e se proporciona um bom ambiente para as atividades.

Lembre-se de que estoque é dinheiro

Para que seus PDVs conquistem os clientes e o atendimento seja de qualidade, é preciso oferecer aos consumidores aquilo que eles realmente precisam: bons produtos.

Por isso, é fundamental gerenciar o estoque, observando produtos estagnados, aqueles que têm muita saída e maneiras de se desfazer do que está dando prejuízo, pelas promoções, por exemplo.

Como escolher um parceiro de negócio que facilita o processo?

Para que você utilize a tecnologia no seu negócio, de uma forma realmente integrada, é muito importante contar com um parceiro que ofereça uma solução que atende às necessidades da sua empresa. Assim, contar com uma tecnologia como o TagPlus é essencial.

As principais funcionalidades de um PDV comum são a realização de vendas simples, a emissão de NFC-e ou SAT (como é conhecida a Nota Fiscal Paulista), além da importação de pedidos que sejam transformados em vendas, cadastro e edição de itens e usuários. 

No entanto, o controle de estoque e a emissão de relatórios fica mesmo por conta de um ERP, como o sistema TagPlus. Podemos dizer que enquanto o PDV atua na linha de frente (até como uma solução visível para o cliente), o ERP é a retaguarda, complementando o ponto de venda com diversas funções, como:

  • gerenciamento de estoque;
  • registro de clientes, cadastro de fornecedores e controle dos produtos;
  • emissões de diversos tipos de notas fiscais;
  • geração de relatórios personalizados;
  • controle das contas a pagar e receber.

Os PDVs também sincronizam com o TagPlus quando o ERP está online. Além disso, ressaltando os benefícios da integração de sistemas, o PDV já vem integrado no programa, sem custo adicional em todas as versões.

É importante entender o que os consumidores precisam, o que é uma novidade passageira e aquilo que tem saída sempre. Complementar a essas ações, é preciso conhecer bem as entradas e saídas, para não comprar itens de mais ou em quantidades insuficientes.

Nos dois casos, perde-se dinheiro. Por isso, a integração do PDV para loja é fundamental, como um modo de registrar informações e diversas outras funções.

Quer continuar lendo sobre o ponto de vendas e seus benefícios para os diferentes tipos de negócio? Então, conheça mais sobre a operação de PDV!

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Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

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