Horas extras e feriados: tire já as suas dúvidas!

Quando o funcionário e a empresa firmam um contrato, este geralmente não possui trabalho aos domingos e aos feriados. Mas acontece que vez ou outra, a empresa necessita do trabalho do funcionários nesses dias.
De acordo com a lei, o funcionário deve folgar pelo menos um dia da semana, portanto, caso a empresa deseje que seu funcionário trabalhe, ela tem que remunerar o seu funcionário por esse serviço adicional. Quando isso ocorre, é o que chamamos de hora extra: um valor a mais a ser pago para o funcionário quando ele excede a sua jornada de trabalho, ou seja, quando as atividades do trabalho são realizadas além do horário previamente estipulado.

Em que situações as horas extras são pagas?

Além de como já explicamos, sobre a hora extra ser paga quando o funcionário excede as horas de trabalho estipuladas no seu contrato, a hora extra também deve ser paga quando se trabalha no horário destinado ao intervalo, ou ainda, quando não é concedido horário de intervalo para descanso durante o dia de trabalho ou entre um dia de trabalho e outro.

De que forma deverá ser remunerada a hora extra?

Nos dias de semana, de segunda a sexta-feira, o cálculo da hora extra deve ser com um acréscimo de no mínimo 50% do valor da hora normal do funcionário. Já para domingos e feriados, esse acréscimo deve ser de 100% da hora normal, o que mostra que a hora extra sempre vale mais do que a hora normal da jornada de trabalho de um funcionário.
Para calcular o devido valor da hora extra em feriado ou dia normal de um funcionário, o primeiro passo é verificar o número de horas mensais trabalhadas. Para isso, deve-se multiplicar o número de horas semanais habituais de trabalho por 5 (que é o número máximo de semanas que o mês pode ter) .
Com esse valor em mãos, divide-se o valor do salário mensal pelo número de horas mensais encontradas. Em cima desse valor, deverá ser feito os adicionais de 50% a 100% então, dependendo do tipo de hora extra a ser pago.

Como funcionam as horas extras em feriados e fins de semana?

Como explicamos, em domingos e feriados, os funcionários devem receber adicional de, no mínimo, 100%. Já aos sábados, o adicional permanece sendo de, pelo menos, 50% sobre a hora normal.

O empregado pode recusar-se a trabalhar horas extras?

Caso as horas extras estejam previstas em acordo escrito ou contrato coletivo de trabalho o empregado não pode se recusar a trabalhar horas extras em princípio.
Mas é importante se atentar para o artigo 59 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que diz que o empregador não poderá exigir do empregado mais de duas horas extras por dia. Caso o patrão venha a exigir uma jornada extraordinária maior que a autorizada por lei, o empregado poderá recusar a trabalhar as demais horas extras. Porém, caso ele venha a trabalhar mais do que as duas horas extras permitidas, ele tem direito a receber por todas as trabalhadas.

Por quanto tempo a empresa pode acumular as horas extras até pagar o funcionário?

O normal é que as horas extras de trabalho sejam pagas no mês seguinte a prestação das mesmas, exceto se a empresa tiver se ajustado ao chamado banco de horas extras. Nesse caso, as horas extras realizadas convergem para a conta que o empregado tem no banco e devem ser compensadas em até 12 meses da sua realização, sob pena de serem pagas.
Você ainda possui alguma dúvida sobre horas extras? Escreva para gente!

Foto do perfil do autor ou atora
  • Boa tarde. Fiz hora extra no feriado de finados, 100%. nao recebi a hora extra pois minha supervisora disse que a outra supervispra esqueceu se lançar que eu tinha feito a extra, e que agora so no outro pagamento. Nao acho certo eu ficar esperando, porque tava contando com esse dinheiro. Tem alguma lei para mim falar com eles para força-los a pagar antes? Grata Aline.

    • Olá minha patroa falou que ser eu folgar no Domingo eu tem que trabalha ni uma folga da semana… Tipo folgo no Domingo e tenho que trabalhar na folga da semana só vou folga na outra semana…. Isso é certo??

      • OIá!
        Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
        Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

    • Ola… minha duvida é. Eu trabalho 12 X 36 . Eventualmente ocorre que trabalho no feriado .. porem nunca é integral pois nesse caso a hora extra cem por cento conta ate meia boite ou depois da meia noite em diante trabalho a noite. Bom a empresa esta se negando apagar em dinheiro e diz que vai dar em folga .. mas é desse jeito se vc cobra eles fazem pressao ameaçando de manda embora e tals .. o que fazeer .. alem de uniformes tenho 6 meses de empresa e apenas 1 uniforme .

      • Olá!
        Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
        Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
        Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • trabalhei no ultimo feriado meio período
    equivalente a 4 horas , e recebi o valor em 100%. somente dessas 4 horas , isso estar certo ? ou deveria receber o equivalente como se fosse um dia normal ??? e se estiver errada a forma que recebi aonde consigo ver lei sobre isso pós preciso mostra para o meu chefe

  • eu sou obrigado a trocar o domingo que trabalhei que é 100% por folga durante semana e se compensa a troca? e qual lei que me protege?

      • Engraçado, o titulo da noticia é: HORAS EXTRAS – TIRE AQUI SUAS DÚVIDAS.
        Todas as respostas dizem:
        “É melhor que busque aconselhamento especializado!”
        Ta certo isso?

  • Trabalho 6 horas de Segunda a Sexta, e dois domingos por mês convencionados na Convenção Coletiva da minha empresa, sendo que esses dois domingos não são renumerados, por estarem na convenção, exceto quando é feriado nacional no domingo ai sim recebo hora-extra a 100%.
    Minha duvida é a seguinte meu horario é das 16h as 22h, após esse horário conta adicional noturno? E hora-extra a 75% mas pq é 75% se na CLT está convencionado 50% isso é opção da empresa? Pois na Convenção Coletiva da minha categoria não fala sobre a hora-extra a 75%. E hora-extra a 100% vale somente para domingos e feriados?

    • Cláudio, bom dia!
      Sua dúvida possui um grau de complexidade e grande, e portanto deve ser conferida com um advogado especializado.

  • Em casos de feriados municipais Tb recebe 100%? A empresa que trabalho paga nossas horas extras em forma de banco de horas. Nesse caso teremos direito a quantas horas de folga?

    • Boa tarde Débora!
      Isto varia de acordo com o acordo coletivo da sua class.
      Entre no site do seu sindicato e confira.

  • Boa tarde! Trabalho na escala 12×36 e a empresa na qual trabalho, quando é plantão em um ferido, está pagando apenas 10hrs ao invés de 12hrs trabalhadas. Ou seja retirando as duas horas de descanso. Isso pode?!

    • Via de regra não se pode tirar essas horas. Mas o ideal é conferir no seu sindicato se o procedimento está incorreto.

  • Trabalho mais de um ano em uma empresa e desde q entrei sempre faço hora extra, raramente pego folga pela hora extra, pego folga quando trabalho feriado. Tenho mais de 150 horas acumuladas desde entao. Gostaria de saber se eles sao obrigados a me pagar por essas horas?

    • Bom dia!
      Você deve conferir o acordo coletivo do seu sindicato para ter certeza.
      Mas via de regra eles devem ou lhe conceder folga ou pagar as horas com acréscimo.

  • bom dia, eu recebia hora extras em dinheiros e a empresa mudou o meu sistema para receber em banco de hora.
    minha pergunta é: trabalhei em feriado nacional as 8 horas, essas horas vou receber em um dia ou dois dias de descanso por ser 100% o dobro do dia comum em folga? no aguardo da resposta.

    • Bom dia Telma,
      Teoricamente você receberá em dobro, mas o ideal é que você confira com seu sindicato se há algum acordo coletivo nesta matéria.

  • Boa noite. Na empresa que trabalho só folgo 4 dias ao mês, 2 sábados e 2 domingos alternados, os 2 domingos que trabalho não é pago a hora extra 100%. lembrando que para dar 44 horas semanais precisamos realmente trabalhar ou o sábado ou o domingo, pois de segunda a sexta só trabalhamos 7:10 min. realmente está certo não ganhar hora extra 100% no domingo ?

  • Ola a empresa que trabalho retirou do meu banco de horas mais de 30 horas sem explicação, somente retiraram, possuo todos os registros inclusive da retirada, falam que não pagam horas extras. como devo proceder?

  • Trabalho em uma empresa e faço horas extras gostaria de saber se ha limites pois a responsável pelo Rh da minha empresa me informou que não posso fazer mais de dez meses seguidos de horas extras. Quero saber se essa informação tem procedência.

  • Bom dia, eu sou trabalhador de uma empresa atacadista distribuidora de saneantes e material de limpeza em geral, é uma empresa do setor de comércio, a minha dúvida é a seguinte: as horas extras trabalhadas no final de semana (sábado) são pagas só um 50% o mínimo o tem que ser pagas 100% a mais na jornada de trabalho?? O meu empregador falou isso para mim e não tenho certeza disso. Muito obrigado

    • Olá!
      As regras de hora extra devem ser conferidas junto ao seu sindicato, visto que existem acordos coletivos que ditam.

  • Oi eu trabalho em mercado e na segunda tinha feriado daí não pode abrir e eu não trabalhei.
    Tenho direito a minha folga da semana normal ou não?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Boa tarde, folgo na semana pra trabalhar domingo, e quase sempre faço hora extra no domingo, porém no holerite se discrimina HE50% o correto não seria 100% ? ( empresa do setor de supermercado/ comércio)
    Obrigado desde já.

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Bom dia, por causa das olimpíadas vai ter feriados municipais, mais sou vendedora do centro do rio de janeiro, vou trabalhar horário integral, devo ganhor 100% nos dias de trabalho???

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Bom dia, trabalho em uma loja em shopping e além do meu salario recebo comissão por vendas, isso intervere de algum modo a como devo receber as horas extra? pq a empresa só esta pagando 50% ao domingos e nada aos sabados…
    trabalho 6 hrs por dia no regime de 6×1, e escala de dois domingos por mes…
    obg

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Trabalho 12×36 estou tirando as ferias do outro porteiro 12×12 as horas extra tem que sé paga a 100% ou 50%

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Boa noite , Queria tirar uma duvida trabalhei , um feriado 100% , e a empresa me informou que iria depositar o valor referente a este feriado antes do pagamento e até agora nada , ja se passaram quase 23 dias , o que posso fazer ?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Olá!
    Me tire uma dúvida:
    Se eu trabalho em um feriado das 08:00 até 17:00, são contadas todas como hora extra ou é excluída a 1(uma) hora de almoço da contagem???
    Ou seja, neste caso eu receberia 8 ou 9; horas extras de trabalho???

  • Trabalho de 08:00 as 18:00 de segunda a sexta , tenho uma hora de almoço . Um sábado sim e outro não de 08:00 a 12:00 nunca recebi horas extras , essa conta está certa ?, Eu não deveria receber horas extras ? , Nao trabalho mais do que devo ? . Trabalho em comércio .

  • Trabalho num shopping, dia 5 de setembro em meu estado é feria e dia 7 setembro tem o feriado nacional, irei trabalhar nos dois dias, tenho direito aos 100% pagos por trabalhar aos feriados?

  • Olá! Trabalho das 13h às 22h e é comum eu trabalhar alguns minutos a mais do final do expediente (15 a 30 minutos, mas já trabalhei 1h a 2h a mais, ainda que raro). Na empresa o pagamento de horas extras não é em dinheiro, e sim com folga. Como isso é computado no banco de horas? Já conta como 1h a mais de trabalho mesmo que eu só trabalhe até 22h30, por exemplo? Obrigado.

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Trabalhei em uma empresa durante dois anos e meio so que essa empresa vendeu 25% pra uma outra empresa tive que seguir mais durante o tempo que trabalhei na antiga empresa sempre fiz 2 horas extras por dia,depois da tranferencia cortaram essas horas extras isso é permitido pois não avisaram que seria cortado e fiz contas contando com esse adicional.

  • Olá bom dia eu trabalho em um shopping e todos os feriados eu trabalho,fui cobrá minhas horas extra da minha patroa e ela disse que eu não recebia horas e trás porque eu trabalho no shopping e regra do shopping trabalhar nos feriados

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Boa tarde!
    Trabalho em uma empresa onde ao trabalhar no domingo tenho direito a uma folga na semana mais um acréscimo de 50% no valor do dia, isso é correto ao deveria ser 100% ?
    Grata!

  • Sobre o pagamento do adicional quando se trabalha no feriado. Eu trabalho em turno e a postura da empresa para pagamento é a seguinte: Se eu entro no turno às 23h do dia 7 de setembro e saio às 07h do dia 8 de setembro, eu recebo integral. Mas se eu entro às 23h do dia 6 de setembro e saio às 07h do dia 7 de setembro, eu não ganho adicional nenhum.
    Resumindo, a pessoa que entra para o trabalho no feriado e trabalha 1 única hora nesse dia (e mais 7 no dia que não é feriado), recebe o feriado integral. Já a outra que entrou no dia anterior, mas trabalhou 7 horas no feriado, não recebe nenhum adicional.
    Segundo a empresa isso é lei. Isso é lei realmente?!

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • A empresa que deixa pra pagar com 12 meses ,tem que pagar tudo que fazemos durante esse período ou só a de um mês?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Se a empresa não paga as horas extras, mas sim com folgas, devemos fazer o cálculo baseado nessas mesmas porcentagens: 50 e 100%?
    A contratação é por CLT.
    Obrigada!

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Olá , minha duvida é se todo feriado é valido pra ser pago horas extra ! Tipo o domingo de eleição valerá 100% ?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Sou porteiro e trabalho 6 horas diárias divididas com mais 4 porteiros. Folgo uma vez por semana, sempre numa quarta-feira e tenho um sábado e domingo alternado de folga por mês. Em feriados não ganhamos extra. Estamos recebendo certo de nosso patrão?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Boa tarde! Faço hora extra um domingo sim e outro não, meu patrão diz que meu vale alimentação deste dia que estou trabalhando à mais, já esta incluso no 100% de hora extra que ele me paga… isso está correto ou é melhor eu entrar em contato com o sindicato?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • BOA TARDE PESSOAL, MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE, EU TRABALHO COMO SECRETARIA EM UM ESCRITORIO DE CONTABILIDADE EM PONTA PORÃ/MS, E NO CASO HOJE DIA 11/11/2016 É FERIADO ESTADUAL POIS É A DIVISÃO DO ESTADO. MEU PATRAO DISSE QUE NÃO VAI PAGAR A HORA EXTRA E ENTRAMOS EM UMA DISCUSSÃO POIS ELE QUERIA QUE EU PROVASSE QUE ERA FERIADO ESTADUAL E NAO PONTO FACULTATIVO, POIS BEM PROVEI QUE ERA ESTADUAL, E MESMO ASSIM ELE CONTINUO DIZENDO QUE NÃO PAGARIA POIS ELE NÃO É COMERCIO E SIM UM ESCRITORIO DE CONTABILIDADE… VOU PASSAR NO MTE PARA TIRAR O CASO A LIMPO. MAIS QUERIA QUE AQUI ALGUÉM ME AJUDASSE.
    GRATA.

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • gostaria de saber se existe algum respaldo legal em o funcionário ter seu vale refeição ,reduzido sem aviso prévia da empresa ???

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Olá bom tarde,na empresa em que trabalho é um cursinho pre-vestibular sendo que quando o feriado cai na parte da manhã à tarde temos que cumprir o horário porém a empresa quer que agente trabalhe 6 horas corridas isso tá certo???
    Att.
    Cleiton brito

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Olá, trabalho todos os dias exceto um domigo de cada mês,carga horária das 6 da manhã ao meio dia , nos dias de feriados também trabalho, mais não recebo hora extra por nenhum deles
    Queria saber se é correto trabalho numa loja de conveniência

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • oi estava recebendo horas extras normal mas agora a gerente falou q nao tenho necessidade de fazer horas sou registrada como serviços gerais n comercio mas como eles desconta tudo q tem direito eu posso receber horas tambem?entao p que cumprir horario

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Olá bom dia então desde então arrumei um emprego e ja estou a 6 meses na empresa de lavador de carro mais eu trabalho de segunda a sábado das 7 até às 18:00 horas e no domingo das 7:00 até às 14:00 e feriados eu trabalho também é fasso horas extras e folga uma vez por semana eu não sou registrado queria saber quais são meus direitos porque parece que eu não tenho meus direitos.. e as horas extras nos primeiros meses ele me pagava agora não me está pagando mais eu trabalho quase o tempo todo sozinhos lavando 20 carros por dia isto me deixa muito sobregarrego obrigado pela sua compreensão.

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • bom dia,trabalho nos domingo,e nao recebo 100%,e muito menos quando o feriado cai no domingo.e no meu contra cheque nao sai especificado o 100%.eu tenho direito a receber

    • Deveria vim especificando a porcentagem, mas deve ser o programa que não está informando no contra-cheque, no sindicato da categoria diz a porcentagem das horas extras a serem pagas no feriado.
      Se trabalhou e não recebeu deveria ganhar os extras, mas se for do sindicato sintrahoteis, bares e restaurantes na convenção diz que pode sim trabalhar ao domingo se cair escala e se fazer hora extra paga-se a porcentagem que o sindicato acordou que pode ser 75%,50%,80% entre outras.
      se trabalha de escala e cai no feriado paga-se o dia do feriado normal 100%.

  • Trabalho em uma unidade básica de saúde e a gerente decidiu que a unidade não abriria dia 14 de novembro, para emendar com o feriado do dia 15 de novembro, mas deixou claro que devo pagar as horas do dia 14 em uma outra data. Isso procede? Aguardo resposta. Obrigada

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Gostaria de saber se o feirado do comércio era pra ser pago 100% de horas extras. Pois trabalho em shopping center. Também gostaria de saber se quando feriado cai no domingo a empresa tem que pagar a hora extra 100%,pois trabalho na escala 12/36. Desde já obrigado.

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Trabalho como promotora de vendas prestando serviços em vários mercados em varias cidades mais essa semana na quarta será feriado de aniversario da cidade em que resido devo ir trabalhar se minha escala cair em outra cidade diferente a qual resido ou posso ficar em casa ??????????

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Quando realizo HE em dia de folga, devo receber a HE 100% sobre todo o período que estive na empresa, mesmo no período que parei para almoçar ou desconta-se ele?
    Por exemplo, trabalhei num domingo das 08hs às 14hs e parei para almoçar das 12hs às 13hs. Devo receber um total de 6hs ou 5hs como HE?

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Olá! No meu contrato de trabalho está estipulado que se empresa precisar que eu faça 2 horas há mais da minha jornada, eu terei de fazer, porém minha supervisora disse que não recebo por essas duas feitas há mais, gostaria de saber se está correto!

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Trabalhei e no dia 5 noo meu contracheque constava um valor de 3.400 sendo q apenas 1 800 foi o q rece minha horas extra e notura e outros descontos foi mi descontado o q posso fazer

  • Olá, esse mês de novembro tive 96 horas extra meu salário e 1056. Calculando a 50% a hora quanto daria.
    Agradeço desde já.

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Olá boa noite.
    Eu trabalho de segunda a quinta, 11 horas por dia contando a hora do almoço, e na sexta trabalho mais 5 horas com o amoço, totalizando 44 horas semanais. Eu tenho direito às horas extras de segunda a quinta, mesmo não ultrapassando 44 horas semanais?

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Bom dia!
    Olá, trabalho em uma empresa que tem banco de horas e ouvi dizer que se a Empresa inteira fecha, não pode ser aplicado o banco de horas.. (a empresa tem que estar aberta) isso é veridico ?

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Bom dia, feriado no domingo de ano novo, na segunda feira sera trabalhado apenas meio periodo na empresa. Eu que trabalho 6h por dia, devo trabalhar 3horas? ou trabalho como estão me pedindo, 6h seguidas. Acho que é injusto, pois quem trabalha horario de 8 horas irá trabalhar apenas 4 horas neste dia e nos que trabalhamos 6h iremos manter-se nas 6h e não trabalhando meio periodo

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • a empresa deu ferias coletivas para todos, mas continuei trabalhando em um setor q não é o meu, isso conta como hora extra? se for é 50% ou 100%?

  • Gostaria de saber que trabalha na escala 12 x 36, se no feriado da virada do ano entre os dias 31 e 01, o adicional noturno e a nona hora com a DSR, tem acrecemos por ser feriado nacional, mesmo na escala de 12 x 36 ??
    e quando que ganha o acrecemos se tive, nas primeiras horas do dia 01 sendo das 00:00hs as 05:00hs da manhã, ou das 22:00 ás 00:00 do próprio dia 01. Feriado nacional.
    Abraços!!!

  • Trabalho uma semana sábado e domingo é folgo sexta e segunda, na outra semana trabalho sexta e segunda e folgo sábado e domingo. Está correto.nao recebo horas extras quando trabalho nos finais de semana.

  • NEM VOU PERGUNTAR PQ VAI ME MANDAR PROCURAR ALGUÉM ESPECIALIZADO. SUGIRO QUE MUDE O TÍTULO DO TEXTO PQ MESMO PERGUNTANDO TODO MUNDO CONTINUA SEM RESPOSTA E NA DÚVIDA.

    • Olá,
      A função do texto é esclarecer dúvidas gerais sobre o assunto, casos mais específicos devem ser analisados diante o sindicato ou com um profissional especializado da área.

  • Trabalho com atendimento (callcenter) segunda a sábado, a empresa pediu pra trabalhar no feriado, mas ela não paga hora extra e sim banco de horas, a pergunta é: Se eu trabalhar no feriado em dias de semana, tenho direito a 2 dias de folga? Já que se fosse hora extra seria 100%

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Olá, estava trabalhando numa empresa onde as horas extras eram pagas através de folgas. Estava em período de expeiência e pedi demissão. Não compensei as horas extras que fiz. Faltei um dia e pedi demissão em outro. Hoje fui lá e eles me comunicaram que não vão pagar por que eu faltei, e ai ficou elas por elas. Sendo que tenho mais horas extras do que o dia não trabalhado. Trabalho 8 horas e tiro duas de almoço. No caso trabalho 6 horas. Como eu conto? 8 ou 6? No contrato não está dizendo que eles fazem banco de horas, e sim que quando as horas excedentes não forem compensadas, serão remuneradas como extra. Fiz horas extras depois das 22:00 diversos dias, até 00:30 por ai. Gostaria de saber quais são meus direitos, pq eles vão me pagar na segunda.

    • Olá!
      Nesse tipo de situação é importante buscar algumas informações antes de recorrer à uma solução jurídica. Leia o contrato de onde você trabalhava, tenha em mãos algum documento que comprove que você trabalhou X horas a mais e não foi pago pelas mesmas, consulte como é tratado o banco de horas na empresa e como é tratado a falta sem justificativa. Feito isso entre em contato com um advogado e verifique a viabilidade de reaver o valor desejado. É sugerido que, antes de tomar qualquer providência jurídica, entre em contato com a empresa e negocie uma solução amigável. Atenção: algumas situações são específicas no caso de período de experiência.

  • Olá trabalho num restaurante desde do dia 28 de Maio de 2016.
    E sempre trabalhei nos feriados, mase ele nunca pagou.
    O devo fazer?

  • Gostaria de saber, vou trabalhar no domingo e será hora extra de 100℅ porém esse domingo coincide com o feriado , a dúvida é se serei pago como extra deb100% ou 200% por ser feriado

  • foi decretado ponto facultativo no feriado de carnaval dia 28 sou obrigado trabalhar e se tenho direito de 100℅de horas estras

  • Boa noite, minha carga horaria diaria é de 9 horas trabalhadas diarias de segunda a sexta.
    no contrato a carga horaria semanal é de 44 horas.
    aos sabados estou de folga, mas sou obrigado a trabalhar 2 sabados no mes.
    gostaria de saber se tenho que receber hora extra de 100% ou de 50%?

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • trabalhei 22 hrs 100% e tive duas folgas a mais que as normais eles podem descontar hora/hora?
    as horas do domingo sao dobradas,eles podem descontar as horas que eu faltei do domingo?

  • Olá domingo vamos fazer um inventário no supermercado,sou operadora de caixa quanto eu vou ganhar por isso.Me disseram que vao pagar e dar uma folga mas não disseram o valor.

  • minha irma trabalha de 7hs ás 16:20hs, tendo duas horas de almoço;no sábado e no domingo de 7hs as 14hs,sendo que no holerite,não hà os 100% do domingo e 50% do sábado….isso é certo?!??
    Eu sou mesmo obrigada a ir trabalhar no sábado e no domingo.(trabalho 12 dias e folgo no sábado e no domingo,isso a cada 12 dias trabalhado.se for ao médico pra me consultar ela é descontada,e fica sem o cartão alimentação.Isso é certo,o que possso fazer?????

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Olá!
    Com base na CLT aos domingos e feriados as horas extras são calculadas com ou sem dedução de uma hora de descanso?

  • Boa tarde!
    Trabalho em secretraia de cursos, os cursos acontecem no fim de semana, geralmente 2 fins de semana no mês.
    No sábado trabalho o dia todo e domingo meio periodo, porém não recebo 100%, na verdade é pago um valor de R$ 50,00 por período. já trabalhei duas semanas seguidas sem folga.
    Se você ganha o extra não tem direito a folga? neste caso quanto teria que ser o fim de semana?

  • No caso do funcionário que trabalha com banco de horas também se aplica essas regras das horas extras?
    Pagar 100% das horas extras trabalhadas em domingos e feriado é uma lei ou vai de acordo a convenção coletiva?

  • Trabalho 8 horas por dia, mas no sabado e domingo eu trabalho das 07:00 as 23:00 sem intervalo, trabalho um final de semna sim e outro nao , isso é permitido por lei ?

  • Olá. Trabalho em uma empresa de OP de Telemarketing. Temos um mural com a lista de feriados que serão remunerados.Verifiquei atraves do diario oficial da união na portaria nº369 que dia 14 de abril e 2017 será considerado feriado nacional(segue link:http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=78&data=30/11/2016) Mas este dia não está no mural.Informei aos superiores e de antemão foi me dito que empresas privadas podem escolher apenas 4 feriados para aderir. Isto é válido?

  • eu tenho quase 30horas no banco de horas e me concederam folga dia 20 e 21 de abril ,mais dia 21 de abril nao e feriado nacional . isso pode???

  • Oi Boa noite, trabalho em um supermercado e dia de domingo e feriado a extra q eles dá so é 20,00 reais ta certo isso?

  • Boa tarde, trabalho no comércio porém eles não abrem domingos e feriados e decidiram abrir no dia 21 de abril,alegando que ja houve feriado na semana anterior e que haverá na próxima semana. É obrigatório o funcionário ir? Caso ele falte a empresa tem o direito de descontar do salário?

  • Olá Boa noite,a empresa em que trabalho disse que agora os feriados trabalhados não serão pagos, as horas seriam para o banco de horas. Disse que está previsto em lei. Isso é correto? Trabalho de segunda a sábado no comércio e pelo que eu sei o feriado é pago e com direito a uma folga.

    • Olá,
      Você deve consultar sua empresa para ver o contrato feito previamente e verificar como isso está combinado.

  • Eu trabalho 2 horas no feriado eu ganho 100%.Por que no dia 21 de abril eu entrei as 22horas até 07:00 da manhã do dia 22 de abril

  • Bom dia, trabalho por comissão e ganho os DSR.No dia 21/04/17 feriado trabalhei ganhando o dia mais 50% Aí sobre valor comissão tenho que receber 7 ou 6 DSR ref ao mês de abril de 2017

  • nao adianta nada a lei, pois tem as convencoes coletiva que o sindicato assina… c la assinam que vc trabalha feriado e domingo e inves de pagar, a firma vai te dar folga.. pronto a lei ta ai mas nao vai te servir.

  • Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida eu trabalho na escola 12×36 e nos dias vagos estou prestando serviço pro condomínio fazendo um extra na ADM só que estou com duvidas como faço essa calculo, se faço pelos 30 dias do mês ou faço pelos 15 dias que eu trabalho.

  • ola eu trabalho em uma escala 2 x 2 noturno gostaria de sabe qual o valor liquido de um feriado 100% trabalhado meu salario base é 1.400

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Trabalho de segunda a sexta 8 horas por dia com intervalo de 1 hora, sendo que o pessoal da empresa só conta 7 horas por conta do intervalo de uma hora, sendo assim na outra semana trabalho de segunda a domingo de 8 da manhã as 22 horas com duas horas de intervalo. Tenho direito ou não as horas extras.!?

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Olá, eu moro na cidade do Rio de Janeiro e trabalho em Volta Redonda. Se for feriado na cidade em que eu trabalho, e eu cumprir o horário de trabalho as horas serão cálculadas como extra?

  • Oi , eu trabalho todos os feriados e o chefe nunca pagou, e trabalho sábado e domingo. Tudo folga na segunda, mas quando todo folga no domingo perco o da segunda. E aos sábado trabalho uma hora a mas. Sendo que eu trabalho 9 horas por dia ! Isso e certo ?

  • Quando trabalho a noite de sábado para domingo tenho direito a horas de 100 por cento da meia noite até às 7 da manhã?

  • no meu caso entro 16:00 horas no sábado e saiu 01: 30 no domingo. Nesse caso depois da meia noite, essa uma hora e meio que eu trabalho consta como 100% ?

  • Ola , Eu trabalho meio periodo 4 horas .
    Nos dias de feriado
    Devo receber 100 % ?
    Quero tirar essa duvida comecei agora .

  • Boa tarde com e hora extra no feriado trabalhado nos horários nomal de 11:00 sendo 1:00 de almoço até 20:00 com 8:00 de trabalho se trabalhar no feriado sela que e sendo pago 40$ por 8:00 de trabalho mais tou achando rum trabalhando 8:00 de trabalho sem almoço sem vale refeição e hora extra

    • Paulo, no caso de se sentir injustiçado quanto a essa questão, o mais recomendado é que acione um advogado especializado em causas trabalhistas e averigue como ele pode te ajudar com essas questões 😉

  • Tenho uma domestica com carteira assinada.Ela pode se recusar a trabalhar no feriado qdo solicitada?

    • Boa tarde Rosa,

      Ela pode se recusar a trabalhar em feriados sim, pois a carteira assinada dá o direito aos trabalhadores de não trabalhar em feriados.
      Caso tenha dúvidas, aconselho que entre em contato com um(a) advogado(a) em direitos trabalhistas.

  • Bom dia trabalhei o feriado 7:20 horas recebo 10 reais a hora. Meu chefe me pagou 72:00 reais ta certo ou deveria ser o dobro?

    • Boa tarde Antônio, tudo bem?

      Conforme explicamos no artigo, as horas devem ser pagas com um acréscimo de 100% do valor da hora. Sendo assim são R$72,00 pelas horas trabalhadas + R$72,00 por ter trabalhado em um feriado, então sim, deverá ser pago o dobro.

  • Boa tarde..
    Eu trab por escala. Total de horas trab 44 horas…
    Como funciona a extra no meu caso… O feriado q trab caiu no meio da semana.

    • Olá, boa tarde, Cristina!
      omo era feriado, independente da escala, as horas extras devem ser pagas conforme é garantido na legislação.

  • Bom dia!
    Trabalhei em um feriado municipal qual o valor que devo receber referente a 08:00 trabalhada nesse feriado ?
    Agradeço Antecipadamente.

    • Boa tarde Simone,
      Você deve receber o valor das horas normais + um acréscimo de 100% deste valor, ou caso tenha o sistema de banco de horas, deverá receber o mesmo número de horas como horas extras.

Deixe o seu Comentário

Categorias