Gestão de PDVs: como tornar minhas lojas mais eficientes?

É normal que os empreendedores se preocupem bastante na hora de abrir ou gerenciar PDVs pois eles representam um investimento considerável. O primeiro passo para que essa empreitada dê certo é focar na gestão para, então, manter as lojas eficientes, conquistando consumidores e, principalmente, sendo lucrativas.

O que são PDVs?

Os pontos de vendas ou PDVs são mais conhecidos como as lojas físicas de determinada empresa, porém o conceito também abrange os ambientes de distribuição, representados pelas transportadoras. De qualquer forma, um PDV é sempre o local no qual o produto sai da empresa para o cliente, portanto envolve administração.

O termo, principalmente usado no varejo, deve ser compreendido além do termo loja, afinal um PDV é um dentre vários pontos de vendas de uma mesma empresa. Justamente por isso requer bastante atenção na sua gestão, que deve acontecer de forma integrada.

Seus PDVs estão sendo bem gerenciados? As lojas são realmente eficientes? Saiba que existem algumas dicas para colocar uma excelente gestão em prática e colher os bons resultados. Conheça-as a seguir:

Use um software ERP eficiente

Contar com um sistema ERP para integrar os processos empresariais é essencial para o gerenciamento de PDVs. Quem é dono de uma empresa que tem filiais sabe que é impossível se lembrar e armazenar informações de forma separada. Para ter um controle geral, preciso e atualizado, um ERP é a solução.

Este recurso online permite que a gestão da organização esteja acessível a todos os PDVs, possibilitando que o gerente e demais funcionários de cada um deles possa verificar informações e atualizar com o que for necessário. Cabe ressaltar que os dados podem ser analisados e alterados somente por aqueles que tem permissão para tal.

Outra vantagem do ERP é que ele pode ser atualizado remotamente, de qualquer lugar com internet. Além disso, sua capacidade de organização e armazenamento é enorme, fazendo com que o empreendedor não precise se preocupar com isso.

Fique de olho no fluxo de caixa

Ser extremamente cuidadoso com os valores, por menores que sejam, que entram e saem do caixa da empresa é fundamental. Nesse sentido, também é importante ter um planejamento financeiro anual, ter metas reais de custos e ganhos e mobilizar todos os funcionários a alcançá-las.

O fluxo de caixa é o termômetro de como os negócios vão, jamais se esqueça disso. A diferença entre os os ganhos e as despesas irão nortear as decisões do empreendedor. Para que essa tarefa de acompanhar de perto a evolução financeira se torne mais rápida, prática e segura, é preciso mais uma vez contar com softwares específicos. Além de todos os benefícios que este recurso pode oferecer, ele ainda é útil para gerenciar vendas, estoques e até mesmo gerar notas fiscais.

Conte com bons funcionários

Da gerência ao balcão de vendas, seus PDVs renderão lucros se a equipe do local for disposta, bem treinada e motivada a realizar o melhor trabalho possível. Tudo começa nas contratações de pessoas capacitadas, mas depois o fundamental é fazer um planejamento para que cada equipe esteja alinhada com os propósitos da empresa e prontas para bater metas.

Invista para garantir a eficiência

Não adianta querer prosperar sem oferecer um ótimo serviço e sem ser conhecido pelo público-alvo. Investimentos em marketing, pessoal, nos produtos, em tecnologia, no design das lojas, dentre outros, devem entrar nos custos prioritários. Sem eles as chances da empresa crescer e de cada PDV se consolidar são drasticamente reduzidas.

Está pronto para contar com PDVs estratégicos para os lucros? Foque na gestão através das nossas dicas e garanta as vendas!

Imagem: Freepik

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