Franquia Digital, saiba o que é e quais suas vantagens

Com o gigante e acelerado crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos, muitas pessoas tem optado vender pela internet, seja através de lojas virtuais, marketplaces ou franquias digitais.

Investir em um negócio online quando não tem se tem conhecimento sobre o funcionamento de plataformas, suporte e marketing, fica complicado e pode ser arriscado. Em contrapartida, o promissor modelo de negócios de franquia digital, oferece treinamentos, divulgação e apoio ao lojista franqueado. 

Não existe nenhuma fórmula mágica para fazer sucesso e dar destaque ao seu negócio, mas existem certos facilitadores baseados em muito estudo e esforço.

O que é uma franquia digital?

Também conhecido como e-franchising, a franquia digital é um modelo de negócio que vende produtos ou serviços de forma totalmente online. 

Amparada pelas diretrizes da lei 8.955/94, as franquias digitais têm liberdade de atuar de qualquer lugar do globo.

As franquias digitais devem ser escolhidas com base na análise de mercado e histórico das empresas franqueadoras. Seu funcionamento é semelhante a das franquias tradicionais, com a cobrança de taxas de divulgação e royalties.

Os principais diferenciais da franquia digital

  • Baixo custo de investimento inicial, comparado às franquias físicas; 
  • Modelos além de lojas físicas, como por exemplo, instituições de ensino, marketing digital e agências de turismo e viagens.

Vantagens 

Baixo investimento 

As taxas obrigatórias são muito mais acessíveis do que em franquias tradicionais.

Você vai precisar mesmo é investir em uma boa internet, cadeira, computador e telefone de contato.

Flexibilidade da jornada de trabalho

Tem pessoas que rendem melhor pela manhã, outras pela tarde e tem aquelas que o trabalho flui melhor na parte da noite, por isso a escolha do horário de trabalho é uma grande vantagem.

Só não pode relaxar e procrastinar, porque o sucesso da franquia depende de você!

Suporte da empresa franqueadora

Uma das melhores vantagens de abrir uma franquia digital é o suporte dado pela franqueadora. Trata-se de uma assessoria que acompanha todo o processo de pesquisa de mercado, planejamento, abertura, marketing e a parte documental.

Redução de custos

Ao trabalhar de qualquer ambiente, e não necessariamente somente do escritório, a economia é evidente. Você economiza no transporte e na alimentação, sem contar nos custos de aluguel de sala, IPTU, condomínio e outros.

Qualidade de vida

O fato de não ter que acordar muito cedo, pegar ônibus ou enfrentar o trânsito todos os dias, é possível alcançar melhores resultados no trabalho, pois o tempo que sobra pode ser ocupado com benefícios para sua vida pessoal. 

É importante que..

  • Verifique a fundo o histórico e a reputação da franqueadora com a qual você deseja fazer negócio;
  • Leia, se informe, tire todas as dúvidas, verifique comentário de clientes, reclamações e críticas;
  • Veja também o que é dito a respeito da marca nos canais de comunicação da imprensa;
  • Entre em contato com outros franqueados da marca, em outras cidades e estados para verificar diferentes opiniões e visões de mercado;
  • Só feche negócio se realmente se considerar seguro e sustentável.

Conclusão

Esse modelo de negócio das franquias digitais é promissor e tem tudo para ganhar destaque no mercado, principalmente por requerer um baixo investimento inicial, ponto essencial para quem está começando a investir nesse ramo.

O TagPlus é o sistema de gestão online que sua empresa precisa!

O TagPlus é um sistema de gestão on-line que já ajudou mais de 60 mil empresas, de diferentes tipos de negócio, a serem mais eficientes e organizadas.

Testar Grátis
Sistema Online de Gestão Comercial, com NF-e, NFS-e, Controle Financeiro, Acompanhamento de NF-e, Sistema emissão Nota Fiscal Eletrônica.
Foto do perfil do autor ou atora

Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias