Dicas para acertar com sua micro ou pequena empresa

Fazer o negócio crescer é uma meta que deve ser perseguida e ambicionada por toda micro e pequena empresa. Confira algumas dicas para atingir esse objetivo! Seja um MEI de sucesso:

Os itens básicos

Planejamento

Não há passo mais fundamental para um empreendimento do que planejamento. Em toda e qualquer empresa deve haver planejamento com objetivos, projeções e estratégias bem definidas.

Essa etapa é importante para prever possíveis erros e cenários do seu negócio, portanto tome o devido tempo para determinar e depois sustentar os rumos que deseja dar ao seu negócio.

Organização

É preciso ter uma boa organização de todos os aspectos da empresa, principalmente o financeiro, portanto, faça um planejamento orçamentário, estabeleça rotinas e acompanhe as entradas e saídas de dinheiro e de produtos, administre devidamente o capital de giro, etc.

A parte da organização e controle de empresas é bem abrangente, mas a dica de ouro para descomplicar e ser o mais assertivo possível é usar um software de gerenciamento, que torna as atividades de gerenciamento muito mais rápidas, práticas e eficazes.

Através de um bom software de gerenciamento, o empreendedor economiza tempo na emissão de gráficos e relatórios, pode acompanhar as contas a pagar e receber, agiliza o andamento das notas fiscais, verifica se a empresa está tendo lucro, identifica quais produtos têm melhor saída, controlar estoques, acompanhar o saldo do caixa e assim por diante.

Clique aqui para experimentar gratuitamente por 15 dias o sistema de gestão da Tagplus!

Investimentos

Investimentos são indispensáveis para qualquer negócio, e devem ser utilizados com sabedoria e, de novo, planejamento. E não estamos falando somente do investimento monetário. Para uma empresa, é necessário que se invista em gestão, tecnologia, atendimento, qualidade dos produtos ou serviço, rapidez, agilidade e várias outras áreas que envolvem o seu negócio.

O bom empreendedor nunca deve parar de investir.

A Equipe

Treinamento

Para poder vender e ter sucesso, você precisa ter uma equipe ciente do que fazer e de como fazer. Portanto, invista em cursos e treinamentos que deem a melhor capacitação a sua equipe para realizar suas funções.

Após a contratação, também se atente a integrar o novo funcionário à empresa além de dar o treinamento necessário. Nem sempre as pessoas sabem exatamente o que fazer ou como fazer.

Recursos Humanos

Não tenha medo de investir em políticas diferenciadas de recursos humanos – busque ir além do básico de folha de pagamento, demissões e contratações. Não utilize como critério de contratação o mais baixo salário que conseguir pagar – a economia momentânea implica, muitas vezes, em baixa produtividade e falta de qualidade no trabalho.

Conheça seus funcionários

O bom empreendedor sabe identificar quais são os talentos de seus funcionários e consegue aloca-los nas áreas certas para a micro ou pequena empresa ter sucesso, e também sabe valorizar os seus funcionários.

O Cliente

Vender é a arte de conquistar o cliente, e o cliente é o porque o seu negócio existe, portanto, tenha sempre em foco a satisfação do cliente.

Busque sempre atender o cliente da melhor maneira possível e nunca os ignore, em relações a pedidos, dúvidas, reclamações ou qualquer outro tipo de feedback, pois essa é a ferramenta mais importante para poder medir o que o seu negócio precisa, quais as suas falhas e acertos.

Portanto, procure sempre conversar com os clientes, compreender seus problemas e solicitações, entender os questionamentos de sua perspectiva.

Nunca se esqueça que é o cliente quem proporciona renda e lucro à empresa, além de ser o parâmetro para saber quais os pontos fracos e fortes da micro ou pequena empresa.


Quer Saber mais?

Então fique de olho no nosso blog, para dicas como essas e muito mais! E se ficar alguma dúvida, é só utilizar nossa seção de comentários!

E confie sempre no TagPlus, o melhor e maior sistema de Gestão Comercial, também para a micro e pequena empresa. Clique aqui e teste grátis por 15 dias.

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias