Descontos da Folha de Pagamento – Saiba mais sobre!

O que é a Folha de Pagamento

Folha de Pagamento é um documento trabalhista preparado por todas as pessoas jurídicas e equiparadas que possuam funcionários, normalmente feita Departamento de Pessoal e que deve retratar o valor das despesas com pessoal e encargos, referente a um mês de trabalho.
É a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em fatores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que formarão a folha de pagamento. Nela, o recibo de pagamento de cada empregado contribuirá para sua formação.
A folha de pagamento é uma obrigatoriedade mensal, devendo descriminar o nome do funcionário, salário, descontos e outras informações, demonstração da base de cálculo de INSS, IRRF e FGTS, bem como seus respectivos descontos, e o seu resultado como valor líquido que o empregado receberá, conforme estabelece a Consolidação das Leis Trabalhistas e a Lei Orgânica da Previdência Social.

Descontos na Folha de Pagamento

Todos os meses, antes de o funcionário da empresa receber o valor total de seu salário. verifica-se o número de faltas injustificadas que o servidor tenha registrado, a fim de que se procedam os respectivos descontos, como o valor referente ao INSS, entre outros
O aviso de crédito (contracheque) deverá conter o discriminativo das importâncias pagas, dos valores descontados e do liquido a receber, registrados em campos próprios, para facilitar a visualização e conferência dos cálculos.
Quanto ao que se diz a lei em relação aos descontos na folha de pagamento, consta o art. 462 da CLT: Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
Abaixo, mostraremos os itens que se destacam nos descontos da Folha de Pagamento.

Principais descontos da Folha de Pagamento

  • Faltas (dias): São os dias que efetivamente o empregado não compareceu e não houve nenhuma forma que autorizasse o pagamento. Esses dias são utilizados para dedução da base de cálculo do INSS, IRRF e FGTS, também prejudicam no escalonamento das férias e 13º salário.
  • Atrasos (horas): essas horas são as que efetivamente o empregado não compareceu e não houve nenhuma forma que autorizasse o pagamento.
  • Vale Refeição: Apesar de não ser uma obrigatoriedade perante a lei, é muito comum encontrar empresas que forneçam o vale refeição ao empregado. Seu desconto é limitado por lei a 20% do valor entregue.
  • Vale Transporte: é um benefício entregue por força de lei, do valor entregue ao empregado, o empregador pode descontar no máximo 6% do salário base, isso se o valor entregue for maior, caso contrário, descontar o valor entregue.
  • Adiantamento Salarial: Qualquer adiantamento deve ser descontado na Folha de Pagamento.
  • Contribuição Sindical: é devida pelo empregado a contribuição de 01 dia de trabalho no exercício anual de sua atividade, normalmente ocorre o desconto em março de cada ano, porém caso não tenha sido descontada deverá ser feita no mês seguinte à admissão.
  • INSS: A contribuição destinada ao INSS obedece a tabela correspondente ao mês em que o serviço foi prestado, além disso, varia de acordo com a remuneração.
  • FGTS: O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço também é descontando da folha de pagamento. O valor é formado pelas contribuições compulsórias do empregador e a alíquota é de 8% em cima do valor total da folha de pagamento. Vale ressaltar que o valor correspondente ao FGTS deve ser depositado pelo empregador na conta do empregado na Caixa Econômica Federal.
  • Imposto de Renda: desconto compulsório determinado pelo Governo sobre o rendimento assalariado, depende do evento pago no recibo de pagamento; após o desconto, o valor é recolhido aos cofres públicos da União no terceiro dia útil da semana seguinte ao pagamento, através da guia DARF.

Quais as duvidas que você possui a respeito dos descontos da Folha de Pagamento? Conte pra gente nos comentários

Foto do perfil do autor ou atora
  • Ola, meu empregador durante o ano de 2014 fez um desconto do meu IRRF sem fazer os desconto dos dependentes. E agora como recupero os valores cobrados a mais ?

  • gostaria de saber sobre a nova lei que aumentou o limete do desconto em folha de pagamento que passou de 30 para 40%

  • olagostaria de saber se o funcionario e obrigado a pagar pela tal associacao recreativa da empresa

  • Gostaria de sabe se no holerite referente ao vale do dia 20, pode vir descriminado algum outro valor além desse vale que é 40% do salário.
    Ex: vale extra de 100,00

  • gostoria de saber como posso fazer para nao descotarem mensalmente do meu salario mais de 6000reais em prol de sindicado da categoria de motorista pelo qual nao sou socio na minha opniao descontar sem eu ter autorizado e roubo por tanto para mim o sindicato dos motorista de ribeirao preto nao presta nada nao tem nada a nao ser embolsar o nosso dinheiro praticando na calada do mao leve.

  • Boa tarde,
    Sobre o vale alimentação recebemos pelo cartão coopercred, a cada dia 10,00, menos domingos e feriados, mas na folha de pagamento eles descontam do valor total 20% do meu salario ou seja se carreguei 250,00 desconta 50,00(205%), o que entra em contradição, fico então apenas com 200,00 o que não completaria os dias trabalhados, pois eu teria direito a todo esse vale sem desconto algum, pois trabalhei e teria direito a cada centavo carregado e não descontar, ou estou errada?

      • Ola, Luana, esta correto, a empresa pode descontar ate 20% do valor carregado no seu cartao a não ser que sua convenção de algum beneficio referente a alimetação.

  • Boa noite tenho uma dúvida trabalho em um restaurante no começo ganhavamos 10% de caxinha agora não ganhamos mais e meu holerite vem descontos de 112,00 reais gorjeta e 65,29 reais do vale transporte me esclarecem essa dúvida ?

  • Gostaria de saber, mesmo depois de todos os descontos da folha salarial, é correto o empregador querer descontar horas extra que veio no contra cheque?

  • A empresa onde trabalho descontou na folha de pagamento um valor que faltou no caixa, tive esse valor descontado em folha sendo que nem na empresa eu estava. o que devo fazer? Como me proteger desse tipo de abuso?

    • Bom dia Vagner!
      Tudo bem?
      O ideal é consultar um advogado especialista em direito do trabalho para averiguar qual é o melhor procedimento neste caso.

  • eu recebi em minha folha de pagamento 2.500 sendo que meu salario e 1.683 mas recebemos comisões
    no entanto a empresa alega que pagou isso para a funcionaria errada e agora? oque fazer pq isso so veio ao meu conhecimento apos já ter feito uso do dinheiro eles podem descontar isso de mim? se sim quanto por o total do depositado ou tem um limite?
    obrigada
    aguardo resposta.

    • Boa tarde!
      O pagamento de salário é tem natureza alimentar e é sempre recebido de boa fé. Ou seja, ela não pode descontar um salário pago por erro da empresa.
      Consulte um advogado para mais informações.

  • Olá, sou concursada e tenho dois padrões com o mesmo salario, a referencia de desconto é de 11% porém em uma das folhas o desconto é maior isso é correto?

    • Jadina, bom dia!
      Sugiro conferir seu caso com um contador, visto que não temos propriedade para falar de direito administrativo.

    • Bom dia!
      O INSS é onerado tanto em cima do seu salário, quanto por fora, na guia que seu patrão paga.
      Ou seja, ele é sim descontado do seu salário.

  • olha eu tenho conhecimentos desses descontos mas tem um que não entra na minha cabeça ou no bolso.é a contribuição assistencial de 2,00% que da um volor de $23,50 isso é certo.

      • deve ser algum taxa referente ao sindicato, caso voce nao queira, pode se opor a taxa, indo ate o sindicato, mas verifique se é isso mesmo.

  • Bom Dia, eu gostaria de saber se é certo minha patroa descontar o estoque que falta, no meu salário, sendo que não vem escrito no meu contracheque??

  • Se um colaborador apresentar um atestado com 10 dias, referente ele gera FGTS ou somente referente aos dias trabalhados??

  • o que é parametrizaçao nas folhas de pagamentos? estou tendo em minha folha de pagamento as faltas justificadas atestados medicos descontadas para efeito de desconto do inss e fgts acho um absurdo mas queria entender.

    • Boa tarde!
      Você deve consultar seu sindicato para entender melhor quais descontos podem ser efetivados e quais não.

  • a empresa que trabalho esta aplicando a paramitrerizaçao em folha de pagamento e nos dias que falto e que sao justificado e mais licença sindical ,ela esta pagando mas na hora efetuar desconto do inss e fgts ela desconta e ai as contribuiçao fica pela metada ,estes desconto talvez nao seria em cima das faltas injustificadas ai sim.

  • oi bom trabalho horário comercial mais todos os dias faço hora extra a minha duvida e essas horas extras que faço tem que entrar nos descontos da minha folha de pagamento pois faço tantas horas e no final não compensa.

    • Bom dia!
      Se bem entendi, você quer saber se incide IRPF, INSS, etc em suas horas extras. Se este é o caso, sim! Todos os descontos e benefícios são calculados proporcionalmente no caso de horas extras.

  • Olá gostaria de saber se é legal.
    O meu empregador nesse mês pagou hora extra de forma equivocada, fui até o meu líder e comuniquei o equívoco o mesmo informou que não havia problema algum. O problema é que agora( no final do mês) ele veio me informar que a empresa descontará o valor pago no próximo mês.
    Isso é legal de acordo com as leis trabalhistas?

    • Oi Leonardo,
      O melhor é você conferir com seu sindicato. Teoricamente não é legal, mas pode ser algum acordo coletivo.

  • outro dia eu fui trabalhar normalmente como nos outros dias o gerente da fábrica mim fez voltar pra casa dizendo que eu ia perder meu dia isso é certo? com quem posso reclamar?

  • Bom dia as vezes na minha folha vem o seguinte desconto: cod. 676 Outros descontos $ 53,20 o que seria esse desconto? Não acho em lugar nenhum.

  • Olá bom dia
    Gostaria de tirar uma dúvida a empresa no qual eu trabalho depósito duplicidade das férias de pois de quanto mês depois veio me cobrar até aí tudo bem mas querê descontar mas de 30℅ do meu salário base isso é permitido por lei não tenho problemas em pagar apenas quero que seja justo ambas partes para eu não ser prejudicado nem a empresa tenho família e todos depende do meu salário acho isso muito injusto por favor me ajudem.
    Obrigado

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

      • Gostaria de saber se quando tem atestado a empresa pode descontar em horas mensais e pagar de acordo com as horas trabalhadas no mês. Eu trabalho 22o horas me afastei eu me afastei por atestado por 29horas e meu salário base foi pago ref as a 190 horas que trabalhei e certo isso.

  • Gostaria de saber se quando dou uma hora de intervalo para o almoço devo dar dinheiro de alimentação ou apenas o vale transporte?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • A emissão do holerite/contra-cheque pode ser descontado do funcionário? Em outras palavras o funcionário deve pagar pela emissão do documento ou deve ser encargo do empregador?

  • Olá, tudo bem ? No meu banco de horas devo 100 horas , eles podem descontar na minha saida ? Ou enquanto eu estiver trabalhando ? Obrigada!

  • O valor do adiantamento sempre será o.mesmo todo.mês ou ele muda.porque meu adiantamento no começo do ano era 800 agora tá caindo pra 680..queria enteder porque achei que todo mês. O adiatámentor seria o mesom me ajude.

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Oi onde trabalho existe uma associação dos funcionários da empresa,eu não uso ,nunca usei e deste a primeira folha de pagamento e descontado um valor da associação sendo que nunca assinei nem autorizei nada.

    • Bom dia!
      O pagamento de sindicatos é compulsório. Já de outras entidades não.
      Confira direto no seu sindicato se essa taxa é relativa à eles ou não.
      Caso não, procure seus direitos.

  • Olá
    Nao trabalhei nos feriado no dia da cidade municipal e em 7de setembro nacional, mas abri meu contracheque e veio descontando o 79,00
    Pode e justo?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Olá,
    Trabalho em uma loja de roupas.
    A gente compra durante o mês e podemos parcelar em ate 6x para descontar do nosso pagamento.
    Este mes juntando todas as parcelas que eu tinha deu um toral de 1600,00,
    eles descontaram meu pagamento inteiro e ainda fizeram um vale de 300,00 para descontar no outro mês,porque meu salario não cobriu o total de parcelas.
    Gostaria de saber se pode acontecer isto.
    Obrigada

  • Uma duvida, o meu adiantamento está sendo depositado um valor a menor e na folha de pagamento ele esta constando como se tivesse sido depositado o valor correto que no caso seria 300,00 reais a mais. Exe. adiantamento de 1.500,00 e na folha de pagamento consta ( adiantamento salarial de 1.800,00). Pode descontar algum imposto quando se paga o adiantamento salarial?

  • Olá tenho uma dúvida, o salário é os descontos são realizados no mês seguinte ao trabalhado ou 2 meses após o mês trabalhado?

  • Trabalho em uma empresa que adianta o domingo dois antes r depois desconta na folha de pagamento esta certo isso ou o meu domingo tem que ser por fora acontece o mesmo com o feriado, esta correto?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato.

  • Bom dia ,gostaria de saber se correto descontar 1 h no holerite referente a ferido que tiver no mês ?
    Começaram a descontar dos holerite na eslmpresa que trabalho gostaria de saber se tem alguma lei ou se é correto esses descontos .

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Boa tarde!
    Gostaria de saber se caso eu me atrase no trabalho e no mês seguinte me descontem as horas que cheguei atrasada, posso sofrer desconto também no FGTS?
    Exemplo; Se ganhasse 800 reais, me descontassem 10 reais de atraso, meu salário seria de R$726,80 (-8%) o meu FGTS ficaria no valor de R$63,20 ao invés de R$64,00 ?

  • Eu gostaria de saber a respeito de certa situação.
    Se a empresa fizer um acordo com o funcionário, que já trabalha horas o suficiente pra pagar o sábado, o acordo é pra ir trabalhar no sábado como hora extra, mas essas horas depositadas em banco de horas, se eu assinar e por acaso não comparecer no sábado acordado, a empresa pode vir a descontar do meu pagamento esse sábado não trabalhado ?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Olá, recebo salário. Se eu for dois dias depois que o crédito salário foi depositado. O dinheiro será menor?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Não sei se é aqui que fazem perguntas mas, como eu sei quando tenho que pagar meu imposto de renda, mesmo sendo descontado na folha de pagamento já.

  • como que se calcula o valor do desconto de um dia de falta que houve justificativa mais mesmo assim veio descontado?

    • OIá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Boa tarde!
    trabalho em uma empresa onde desconta uma taxa (valor de 0,88) e vem descrito no holerite que é desconto de adiantamento para fechamento o que significa isso?

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Olá boa noite tem uma dúvida
    E serto a empresa depósitar diferentes valores de FGTS por exemplo um mês deposita 100,00 já no outro mês depósita 40,00 em fim e correto isso isso? Ioque fazer quando a empresa não paga décimo terceiro e nem férias e nem horas extras e nem deixa o funcionário sair de férias e serto isso?

  • Boa tarde
    Mês passado recebi meu pagamento no dia 03 no dia 5 depositaram novamente o pagamento com a parcela do décimo nesse intervalo de tempo eu fiz portabilidade de banco oque aconteceu tinha uma pendência o banco quito a divida e a empresa colocou no mural os nomes de quem deveriam devolver o dinheiro pra todo mundo ver sendo agora no mês de janeiro a empresa não depositou meu pagamento e tá alegando que foi um adiantamento de salário do mês de janeiro em dezembro mais não pedir nada até porque eles não fazem isso resumindo não chamaram pra informar nada não deram se quer justificativa nem assinar nenhum papel de adiantamento pode isso?

  • Olá! Meu empregador não faz descontos de atrasos desde Abril/2016, ele pode somar todos os descontos até hoje e descontar de uma vez? Ou teria que parcelar? Ou depois de um tempo nem pode mais descontar?

  • b dia, tenho a seguinte duvida:
    trabalho em uma empresa onde fornece peças p veiculos, comprei algumas. dai a empresa desconta automaticamente no meu adiantamento salarial o valor do minha compra. Esta correto?

    • Olá,
      Esse tipo de negociação é convencionada juntamente à empresa e pode ser consultada normalmente em contrato ou sindicato.

  • Olá gostaria de saber se quando eu falto e levo declaração de horas como deve ser o desconto em cima do salário líquido ou do salário bruto e se podem descontar as mesma quantidade de horas duas vezes

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • A empresa em que trabalho está descontando dos salários dos funcionários um valor que eles chamam de sobra de serviços, por ex; é um desconto pra pagamento de outros funcionários,com zelador,compra de EPIS de segurança, e de material de trabalho. Gostaria de saber se isso é legal. Obrigado

  • Gostaria d tirar uma duvida se nomes anterior fiquei alguns dias de atestado onde n mês seguinte n quinto dia útil recebi meu salario porem veio descontando trasporte e alimentacao do mês seguinte… Se vou entra de licença e possível q o desconto aconteça sem eu ter recebido o trasporte e a alimentação para o mês seguinte?

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • tirei 30 dias de ferias quando retorneifiquei sem adiantamento quinzenal porem veio descontado, esta certo?

    • Olá!
      Essa dúvida trabalhista é influenciada pelo acordo coletivo que seu sindicato possa ter da categoria. Existe uma legislação chamada CLT que rege as regras gerais, mas toda categoria pode ter diferenças, de acordo com este acordo.
      Todo trabalhador paga uma taxa sindical e é obrigação do seu sindicato lhe ajudar neste momento.
      Sendo assim o ideal é entrar em contato com o sindicato. Procure no Google (https://www.google.com.br) o seu sindicato!

  • Bom dia, meu patrão esta querendo descontar o feriado de Carnaval, sendo que eu queria trabalhar ,eu tenho direito de receber esses dias?

  • Estou em dúvida fui reintegrada a empresa depois de quase um mes por conta de uma gestação que nem eu nem a empresa tínhamos conhecimento. Recebi o valor da revisão.. como já havia se passado um tempo já havia gasto o valor.. a empresa teria q descontar…so que nesse mês..a recebi R $ 0;00. Ou seja nada.. veio tudo descontado. Estou desesperada

  • Trabalho em uma empresa é foi descontado a menor as faltas agora a empresa quer que os funcionários devolva os valores pago a maior isso pode?

  • o patrao colocou o funcionario em casa por conta propria tendo serviço para o funcionario e quer descontar do pagamento isso pode acontecer existe alguma lei que o resguarde

  • Sou estagiária, e trabalho somente três dias na semana,sendo sex sab e dom, com um salário de $639,00. Gostaria de saber,se quando falto,o desconto é dividido 30 dias no mês normal,ou somente os dias que trabalho???

    • Olá,
      Para esse tipo de informação você deve consultar o seu contrato junto a empresa para saber o que foi combinado.

  • bom dia,
    é obrigatório esse desconto do inss? pq com as mudanças que estão fazendo eu nunca vou me aposentar, então será que tem uma forma de eu conseguir que não seja descontado o inss do meu salário?

  • Olá bom dia,
    Gostaria de fazer uma pergunta.
    Se temos em desconto em folha, a mensalidade de um sindicato, deve-se deduzir também a contribuição sindical??
    Pois neste mês, vieram descontados para mim: desconto sindicato, mensalidade sindical, e também a contribuição sindical…??
    No aguardo e obrigado.

  • ola
    ganho um vale combustível de 150 reais
    porem o desconto de 6% ultrapassa o valor de meu vale ex: vale 150 desconto de 6% 220
    isso esta correto sendo que o vale combustível seria uma ajuda do empregador eu estou pagando a mais do que o recebido por essa ajuda.

  • boa tarde, recebi o meu salário e foi descontado as horas ao qual cheguei atrasado neste mês, porém não fui avisado previamente disso. É correto?

  • Oi, minha empresa me pagou várias horas extras onde eu não fiz nenhuma, gostaria de saber se eles podem descontar nos meus próximos salários?

    • Olá,
      Consulte sua empresa e a informe sobre o ocorrido para verificarem a melhor forma de resolver!

  • O meu marido trabalha em uma empresa e que desconta no pagamento..Dois meses atrás ele foi avisado na empresa que se ficar saldo devedor,vão descontar no adiantamento dele…Isso pode ocorrer…
    O mês passado a empresa descontou.

  • Meus esposo tem direito de um vale alimentação de 100 reais…A empresa informou que o funcionário que trazer declaração ou levar advertência diminui o valor do vale alimentação para 50 reais..Isso pode ocorrer?
    E se o funcionário entrar uma hora de atraso perde o dia e o domingo..

  • Tive um acidente de trabalho e fiquei afastado por 10 meses. O que eu gastei referente a consultas e exames voltados para o acidente é responsabilidade da empresa né.
    Eles querem me descontar do salário esses gastos. E também quer descontar tudo de uma vez só. Isso é certo?
    Que eu saiba a empresa não pode descontar e o que foi utilizado fora do acidente só pode ser descontado na folha de pagamento até 30% do salário certo?
    Como devo proceder? Obrigado

  • Eu trabalho em uma empresa e todo mês ela descontar um valor do inss mas não repassa o msm valor para o inss isso é certo ou errado?

  • boa noite
    gostaria de umas informaçao
    trabalho de porteiro folguista e dia 02.07.2017 eu fui trabalbar ,mas eles nao deposito o vale combustivel e no dia 03.07.2017 novamente nao esta o deposito coloquei do meu uso ,falei com a sindica e me informo por se tratar de dia 03.07.2017 util seria feito somente neste dia , pergunto o correto seria dia 1 de cada mes indepentedente que seja um finão de semana .

  • Recebendo 300 reais por mês de Vale combustível, Quanto desse valor deve ser descontado do meu pagamento??

  • Boa noite ..
    Gostaria de saber se trabalho com comissionamento,funcionário além do do desconto de imposto de renda na comissão eles pode descontar no meu Vale?

  • Minha empresa esqueceu de descontar o vale transporte do meu salário por 3 meses e agora que foi verificado o erro eles querem descontar tudo de uma só vez quero saber se isso está correto?

  • Bom dia!
    Estou a 1 (um) ano na empresa, porem não assinaram minha carteira, o que será feito agora (assinatura com data retroativa), durante o periodo de 1 (um) ano não foram feito os devidos descontos de inss, podem ser feitos os descontos de uma vez só ou não podem ser feitos????

  • Pedi demissão após fechamento do mês, faltando 18 dias para vencer experiência, quero saber se eles podem fazer descontos no pagamento que já foi fechado, e mudar data deste pagamento que já foi fechado.

  • Olá no meu holerite o passe foi descontado inteiro como deve ser feito só q na hora do meu patrao me pagar o passe do mês ele passa em dinheiro mas ele pagou p todas as funcionárias mas na hora de dar o meu ele disse q vai pagar por dia ou seja o dia q eu não vou no caso vou perder mas um detalhe estou grávida e desde então venho sofrendo com algumas perturbações quanto a isso se n caso foi descontado valor inteiro n holerite . Ajude me por favor ???

  • Quero tirar uma dúvida,se eu pagar individualmente um boleto INSS,depois quando eu for empregado (adimitido),posso optar por não desconto na folha de pagamento e continuar á pagar individualmente?
    E o quanto e quando isso interfere no FGTS?

  • Estou de licença maternidade. Minha licença iniciou em 20 de abril, portanto a empresa me pagou o mês completo. Agora estão descontando os 11 dias que pagaram a mais em abril, só que estão descontando o valor integral. Pergunto:o correto é descontar o valor integral uma vez que descontaram inss desse valor? Paguei imposto de um valor que recebi mas me descontaram depois. A sensação é de que estou no prejuízo.

  • Olá eu trabalho numa empresa cujo meu horário é das 08:00 as 16;20 porém como nao temos mais nada a fazer eles nos mandam embora as 16:00 porém perdemos 20 minutos e esses 20 minutos vem descontando no nosso pagamento que ao final do mês da aí total de Menas 6 horas isso é certo ?

  • A partir de qual valor será descontado IRRF do funcionário? O empregador pode fazer este desconto em filha? Assistência Familiar de sindicatos é obrigatório ser descontado, mesmo estando desvinculado de sindicato?

  • Eu recebi as férias e foi descontado o INSS,depois de 3 dias caiu meu pagamento eles podem descontar o INSS duas vezes

  • Peguei as férias e foi descontado o INSS eles podem descontar tarde no pagamento tbm depois de 3 dias

  • ola…gostaria de saber se tem como ter dois descontos no contra-cheque exatamente iguais.
    cod:42 HORAS FALTAS DSR ref:30,00 desc:210,67
    logo abaixo:
    cod:40 HORAS FALTAS ref:30,00 desc:210,67
    Sou gestante e tenho consultas do pre natal e tenho exames tbm,eu apresento os atestados e mesmo assim eles descontam… o que posso fazer

  • bom queria tirar uma duvida em relação a isto, bom no meu holerite ou comprovante de pagamento vem um valor de desconto do fgts mas quando confiro o depositado este valor é menor, isto é normal?

  • posso deixar de creditar vale alimentação e vale transporte retroativo de funcionário voltando de licença INSS (pois já havíamos creditado dia 20/04/17 e o mesmo se afastou por três meses dia 22/04/17.
    Desde ja agradeço e aguardo retorno.
    Atenciosamente,
    Fabio Silva.

  • Dúvida sobre férias que começou no dia 31.05 a 29.06, no mês de maio a folha é calculada como 30 dias ou como 29 dias?

    • Boa tarde Selma,
      A TagPlus não faz consultoria contábil.
      Recomendo que veja com seu contador como deve fazer esses cálculos.
      Se preferir, contacte nosso parceiro Contabilivre e veja seus benefícios!

  • Sou horista em uma empresa e esse mês descontaram RS 60,00 do meu salário referente a insuficiência de saldo anterior. O quer quer dizer?

    • Boa tarde Patrícia,
      Insuficiência de saldo anterior significa que você estava com saldo negativo em seu banco, ou seja, com alguma pendência. Desta maneira, ao depositarem o dinheiro para você, o banco recolheu os 60,00 para pagar o que você devia.
      Espero ter ajudado.

Deixe o seu Comentário

Categorias

Guia grátis do Micro Empreendedor Indivídual (MEI) Guia grátis do Micro Empreendedor Indivídual (MEI) Guia grátis do Nota Fiscal Consumidor eletrônica (NFC-e) Guia grátis do Nota Fiscal Consumidor eletrônica (NFC-e)