Conheça de verdade seu Cliente

Entenda o hábito de seus clientes

Estamos vivendo uma era digital e, a partir disso, está surgindo uma nova forma de investir e consumir.

Para conhecer os interesses e necessidades de seus clientes, é necessário pesquisar seu hábitos, tais como sua frequência de compras, data do aniversário, quais produtos o atraem mais e outros.

Nesse texto, iremos abordar a importância do reconhecimento do seu público alvo, a fim de potencializar suas vendas e se posicionar bem perante o mercado.

Como seu cliente chegou até você?

É interessante saber de onde vem seus clientes, até para definir a melhor forma de divulgação de seu negócio. Se veio a partir de indicações, se ele (a) viu na internet, TV, outdoor e outros. Dependendo de onde ele (a) visualizou sua campanha, é possível verticalizar as informações e reforçar as mídias nesses locais, afinal de contas, campanhas de divulgação devem ser focadas não só no público já fiel, mas também para criar novos leads.

Coletar os dados mais relevantes do cliente ajuda a criar um banco de dados para, posteriormente, ser usado à favor de seu negócio, a partir da definição do perfil de compra do usuário, permitindo a você, se adequar ao que o mercado potencial busca.

Defina estratégias

O planejamento e as estratégias são decisões que determinam o sucesso da sua campanha no mercado. Foque, antes de tudo, em conhecer seu negócio, suas forças e fraquezas, interesses e motivações. Tendo em mãos todas essas informações, a comunicação é direcionada ao que precisa e os resultados serão mais efetivos.

Inbound Marketing, já ouviu falar?
Inbound é nada mais do que gerar conteúdo de alta qualidade, contendo informações relevantes que ajudem os consumidores no momento de decisão da compra. Não se trata só de uma campanha, mas sim de engajamento que gera credibilidade em longo prazo.

Como abordar um cliente?

Assim como a maneira de vender, a forma de abordar os clientes também mudou, visto que o comportamento do consumidor está em constante mudança, cada vez mais criteriosos e exigentes.

O objetivo do cliente é sanar seu problema e o do vendedor é conseguir resolvê-lo. Sabendo quem é seu público alvo, torna-se mais fácil a abordagem e apresentação do que seu negócio oferece.

DICAS

Ambiente físico

Lembre-se que o ambiente do primeiro contato com a loja, seja virtual ou física, deve ser agradável e aconchegante, fazendo com que o cliente se sinta seguro para consumir ali.

Ambiente Virtual

– Transforme seu site para que fique atraente e interessante;
– Invista no marketing de conteúdo para gerar valor e visibilidade à marca;
– Sempre responda seu cliente;
– Disponibilize meios de comunicação de fácil acesso;

Aborde com segurança, confiança e objetividade

– Esteja seguro em relação sua postura e conhecimento sobre o que vende;
– Deixe o cliente falar, assim vai conhecê-lo melhor e saber o que ele realmente deseja;
– Sorria e deixe-o (a) à vontade;
– Olhe nos olhos;
– Cuide do seu tom voz;

A relação entre a empresa e público-alvo é uma via de mão dupla, no qual os dois podem se beneficiar. Em tempos de crise, particularmente, as empresas que conhecem melhor seus clientes e potenciais consumidores podem apresentar ofertas mais relevantes e atrair novos negócios.

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Foto de capa: blog.negocieapp.com.br

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Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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