Conheça 5 maneiras de evitar os terríveis imprevistos financeiros

Publicado em 20/11/2018

Os imprevistos financeiros causam um grande impacto negativo nas finanças e podem comprometer todo o funcionamento da sua empresa. Os problemas mais comuns atingem diretamente o seu fluxo de caixa, o que pode levar a companhia a operar no vermelho, ficar sem recursos para fazer melhorias, acumular dívidas e até mesmo não ter capital para pagar as contas.

Apesar de não ser possível evitar que os imprevistos aconteçam, algumas práticas importantes são capazes de preparar a sua empresa a passar por esses momentos sem prejuízos graves. Por isso, elaboramos 5 dicas para que os imprevistos financeiros não atrapalhem o funcionamento e o crescimento do seu negócio. Acompanhe.

1. Crie uma reserva de emergência para imprevistos financeiros

A primeira prática que deve ser adotada em qualquer segmento ou porte de empresa é a criação de uma reserva de emergência. Esse montante será utilizado somente em casos extremos, como os imprevistos financeiros, para que tenha de onde tirar dinheiro.

Uma estratégia muito utilizada para criar essa reserva é aplicar dinheiro em produtos que ofereçam baixo risco e alta liquidez, permitindo que possa retirar os rendimentos no momento que precisar.

2. Conheça todas as despesas da empresa

Algo que você conhece não pode ser um imprevisto financeiro, certo? Partindo disso, se todos os gastos e despesas mensais da sua empresa estão na ponta do lápis, as chances de ser pego de surpresa são bem pequenas.

Então, anote em uma planilha ou software de gestão tudo o que deve ser pago e as datas de vencimento de cada conta para evitar surpresas no fim do mês. Esse controle deve ser monitorado diariamente e não só de maneira esporádica, combinado?

No entanto, se a soma de todas as despesas e gastos resultar em um valor mais do que a sua receita, é o momento de repensar as finanças do seu negócio e eliminar o que estiver pesando no orçamento.

3. Controle os gastos de perto

Como dito acima, é preciso que os seus gastos sejam monitorados diariamente para que possa controlá-los, evitando os imprevistos financeiros. Quando você controla os recursos de que a sua empresa precisa para estar em atividade, consegue saber imediatamente quando algum gasto sair do controle ou for excessivo.

Dessa maneira, terá mais tempo para adotar estratégias de redução de custos para não comprometer o orçamento e a saúde do seu negócio. Além disso, é preciso ficar alerta com golpes de cobranças indevidas, que muitas vezes são pagas pela falta de controle e conhecimento das finanças.

4. Mantenha um planejamento financeiro bem estruturado

Para evitar os imprevistos financeiros que comprometem o seu negócio, é imprescindível organizar as finanças por meio de um planejamento. Nele, você colocará sua receita mensal, gastos e despesas.

Assim, o planejamento financeiro vai ser o seu guia para qualquer situação. Antes de fazer um investimento ou tomar qualquer decisão que tenha impacto no seu fluxo de caixa, é preciso consultá-lo. Por isso ele precisa ser muito bem estruturado, atualizado frequentemente e deve estar de acordo com a realidade da sua empresa.

Quando o seu orçamento é planejado e cada tomada de decisão é muito bem pensada, será mais fácil atingir objetivos de curto, médio e longo prazos, já que o dinheiro será usado com mais consciência e segurança.

5. Busque ajuda profissional

Nada melhor do que contar com especialistas para ajudar a cuidar do seu orçamento, não é mesmo? Sempre que surgir um imprevisto financeiro ou estiver passando por dificuldades orçamentárias, busque orientação de profissionais e de uma assessoria de qualidade.

Esse tipo de orientação pode ser um divisor de águas no crescimento do seu negócio, afinal os profissionais conseguem ter uma visão geral da sua empresa, ao mesmo tempo em que analisam minuciosamente cada detalhe. Além disso, são profissionais que estão por dentro de fatores importantes do mercado, como a concorrência e tendências para os mais variados setores.

Os temidos imprevistos financeiros podem acontecer a qualquer momento. Uma demissão inesperada ou um equipamento com defeito, por exemplo, podem gerar sérios impactos em um negócio. Contudo, a adoção de algumas práticas e mudanças de hábitos permitem passar por estes momentos sem prejudicar a empresa.

E você, já teve que contornar imprevistos na sua empresa? Deixe seu comentário!

Este artigo foi escrito pela Nexoos, empresa líder operando no modelo de empréstimo coletivo no Brasi.

Escrito por:
Stella Mares

Designer, atua no mercado de comunicação visual a 5 anos, experiência no desenvolvimento de storytelling, projeção comunicacional, mídia e propagação mercadológica. Na TagPlus é responsável pela formatação das estratégias de comunicação empresarial. - Departamento de Marketing.