Como vender mais e melhor no Black Friday 2019

O termo Black Friday surgiu no início dos anos 90, na Filadélfia. Desde que veio ao conhecimento das pessoas, representa o dia que inaugura a temporada de compras do Natal nos Estados Unidos. Além disso, esse dia é marcado por enormes filas e congestionamentos, tudo para comprar produtos com promoções pra lá de especiais antes que acabe. 

A primeira vez do evento no Brasil foi em 2010 e, desde então, só tem crescido o número de vendas na temporada. Para você ter ideia, em 2016, as vendas na Black Friday chegaram ao valor de R$ 2,1 bilhões.

Em 2019, o Black Friday acontece no dia 29/11, há apenas 24 dias do Natal, então é bem provável que os lojistas prolonguem o período de promoções para atrair ainda mais consumidores. O Black Friday será de grande importância também para que as pessoas testem as lojas, para caso seja uma experiência positiva, poderem reincidir na época de Natal.

Além disso, uma novidade muito esperada para este ano, é que as pessoas comprem tanto em lojas online quanto em lojas físicas.

Dicas para se dar bem no Black Friday

A esta altura do campeonato, é desejado que os varejistas já estejam preparados para receber a temporada do Black Friday. 
Se não é seu caso ainda, foque em acertar com fornecedores certos, em manter o estoque atualizado, as estratégias de comunicação em dia e campanhas prontas para ir ao ar.

Confira algumas dicas que podem ser úteis para seu negócio:

Estoque

Planeje suas vendas, mantenha o estoque em dia. Se necessário, invista em mais em produtos de estoque, afinal de contas, é melhor ter à vontade do que faltar e acabar perdendo vendas.

Integração

Não se esqueça de cruzar a disponibilidade de produtos em estoque online e loja física. A confusão de informações entre os dois, pode acarretar em graves problemas para a imagem da marca, além de perder clientes e, consequentemente, vendas futuras.

Perfil do cliente

Essa dica é super valida, não somente em datas festivas, mas também no dia a dia de uma empresa.
Identificar qual o perfil dos que consomem em sua loja é essencial para o funcionamento de qualquer negócio. Sabendo quem é seu público alvo, sua campanha de divulgação ou promoção tem maior probabilidade de ser vista por quem interessa. Essa estratégia evita o prejuízo e desgaste por parte dos funcionários, ao tentar vender a quem já iria comprar, ou a quem não compraria de nenhuma maneira.

Promoções reais

Nada de promoções conhecidas como “a metade do dobro”.
Uma ideia legal é colocar como destaque um produto seu que tem muita saída e descontos maiores naqueles que não tem tanta relevância, assim, você consegue vender produtos que estavam encalhados e agregar outros do mesmo segmento.

Experiência do cliente

Você já deve ter visto como esse assunto está super em alta, não é mesmo?
Pois então, estamos na era em que o cliente quer ser visto, e quer ser visto como um cliente especial. A maneira como são tratados pela sua marca, vai definir se ele volta, se ele irá falar bem da sua marca para os amigos e se voltará a consumir seus produtos/serviços. Trate bem seu cliente!

Pós venda

O pós venda é tão importante quando a venda. Esteja disponível para qualquer dúvida que surgir, dê suporte e mostre porque a sua loja é a melhor no seu segmento!

Conclusão

É claro que todos querem vender muuuuito no Black Friday e conseguir aquele dinheirinho extra, não é mesmo? Pois bem, siga nossas dicas e coloque seu negócio nos padrões que seu público merece, e seja feliz!

Aqui na Tag, teremos promoções incríveis! Fique ligado em nossa página e redes sociais!

Deixe aqui seu comentário aqui sobre esse dia em sua loja!
Ficamos felizes em “ouvir” você!

BOAS VENDAS!!

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Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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