Como um bom layout na loja física pode aumentar suas vendas

Um bom layout é capaz de influenciar o consumidor desde a entrada à sua loja até a decisão final de compra do produto ou serviço oferecido por sua marca.

Um ponto de venda deve ser todo planejado para que o consumidor percorra exatamente o caminho determinado pelo visual merchandising, ou seja, pelos pontos estratégicos de acessos a determinados expositores e produtos. Essa prática influencia diretamente o comportamento do consumidor na loja e, mais ainda, no momento de decisão de compra.

Otimização do espaço no PDV

A partir do momento que se tem conhecimento do trajeto do cliente dentro da loja, é possível identificar quais são os pontos quentes e os frios da loja. Os pontos quentes são aqueles que tem maior fluxo de pessoas e, consequentemente, os produtos que ficam ali expostos tem maior facilidade de saída. Já os pontos frios, são aqueles pontos que escapam do fluxo natural da loja, e tem menos venda dos produtos expostos.

O que pode ser feito é realocar os produtos de maior saída em pontos de menor circulação, induzindo o consumidor a circular por espaços que antes não era de seu conhecimento. Dessa forma, outros produtos serão vistos. Promoções e descontos também são boas estratégias para chamar a atenção para os produtos desses pontos.

Além de monitorar o fluxo do cliente na hora compra, veja também se ele tem fácil acesso ao caixa, enquanto espera o fechamento da compra no momento de saída da loja.

Não se esqueça de manter seu estoque atualizado e organizado, pois facilita achar o que procura no momento da venda e não prejudica a manutenção do espaço.

8 dicas de como exibir seus produtos no interior da loja

1. Tenha próximos ao caixa, aqueles produtos que, normalmente, são comprados por impulso;

2. Organize todos os produtos por categorias e subcategorias. Lembre-se de colocar próximos aqueles produtos que se complementam no uso, como por exemplo, a fralda e o talco;

3. ATENÇÃO à data de vencimento dos produtos em sua loja. Caso algum lote esteja para vencer, disponibilize-os à vista de todos, e coloque placas para sinalizar;

4. Na hora de reabastecer as gôndolas e o estoque, mantenha os produtos antigos na frente e os novos atrás, de forma com que os clientes peguem as antigas primeiro. Isso evita a perda de produtos e, consequentemente, o prejuízo;

5. Produtos de maior destaque devem ficar à altura dos olhos dos consumidores;

6. Organize os produtos de forma que o rótulo fique sempre visível e próximo ao preço;

7. Cuide para que placas de descontos ou promoções estejam atualizadas e disponibilizada nos locais corretos;

8. Mantenha sua loja sempre limpa. Remova embalagens danificadas.

Conclusão

A disposição dos produtos, gôndolas, caixas e fundo de loja, interferem completamente no fluxo dos clientes dentro da loja. Por isso, preste bastante atenção em como dispõe do espaço que tem. Estude e observe a entrada, para onde caminham primeiro e onde vão os olhos que quem consome em sua loja. Fazendo isso, você vai ver como é possível conduzi-los exatamente para onde deseja.

Conta pra gente como é o espaço em sua loja e se você já colocou em prática o visual merchandising. O resultado foi positivo?

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Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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