Como lidar com a INADIMPLÊNCIA no seu negócio?

Um dos maiores problemas enfrentados pelos micros e pequenos empreendedores, é a tal da INADIMPLÊNCIA, ato que consiste na falta de cumprimento de uma obrigação, ou seja, quando o cliente não paga suas contas em dia. Esse atraso desencadeia uma série de consequências negativas, como a falta de capital de giro, atraso dos pagamentos obrigatórios para o andamento da empresa, prejuízos e juros elevados. É quase como uma ‘bola de neve’, se os clientes atrasam, a empresa também atrasa seus pagamentos, e com isso, acaba prejudicando sua funcionalidade e competitividade no mercado. 
Algumas ações devem ser tomadas com o intuito de evitar tais problemas. 
Desliza o dedo e confira!

1. Consulte previamente o cliente

Ao receber um novo cliente, cheque todas as informações dadas por ele. Na maioria dos casos de inadimplência, é falta de informação, então não cometa esse erro!
É melhor gastar um tempo atualizando a ficha de cadastro, contendo inclusive, um histórico de compras dele, do que, posteriormente, deixar de receber os devidos pagamentos e ainda ter que cobrá-lo, ação que muitas vezes pode afetar o relacionamento do cliente com seu negócio.

O sistema TagPlus possui esse serviço, através do aplicativo parceiro, o SPC Brasil.

2. Crie formas assertivas e delicadas de cobrar o cliente

Se seu negócio é online, que tal você entrar em contato com seu cliente através de e-mails? Pois, assim, a chance do comunicado ser visualizado é maior. 
Além disso, o contato via e-mail é direto e, normalmente, feito a partir do endereço cadastrado no contrato, ou seja, diretamente com o cliente.

3. Mantenha bom relacionamento com o cliente

Como já vimos em outros textos aqui no blog, todas as etapas da venda tem sua importância na hora de fidelizar um cliente, inclusive o pós venda. O tratamento de um cliente que já foi inadimplente deve ser humanizado para que não se sinta julgado e siga como cliente da sua empresa. 

4. Negocie a dívida

Antes de entrar em contato com o cliente inadimplente, saiba o valor exato da dívida e, baseado nisso, ofereça formas de pagamento facilitadas. O importante é receber a quantia e não ficar no prejuízo. 
Registre todas as tentativas de negociação para evitar problemas judiciais para frente.

5. Amparo legal

Contrate um especialista em questões legais (advogado), para entender melhor suas situações e o que pode ser feito a fim de evitar problemas no futuro.

Não deixe chegar ao ponto do cliente inadimplente, cheque seus dados com antecedência!

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Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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