Como abrir uma loja virtual?

O mercado online só cresce! Para não ficar de fora, confira como criar e formalizar a sua loja virtual!

Na hora de abrir uma loja online, é preciso de planejamento. Não é só porque o negócio é online que não se deve fazer pesquisa de mercado, estratégias de marketing plano de negócio, etc.

Mas se você quer embarcar no mercado online e aproveitar seus bons frutos, confira como proceder!

Abrindo uma loja online

Foco do negócio e público alvo

Estabeleça qual o foco do negócio. O que vai comercializar e para qual público é destinado. Tendo um foco e nicho de mercado, você vai compreender o seu cliente, conhece-lo e melhor atende-los.

Faça pesquisa de mercado, da concorrência, preços praticados, e qual mix de produtos será o foco da loja.

Plano de negócio

Planejamento é necessário para qualquer negócio, em qualquer etapa. O bom planejamento minimiza os riscos e aumenta a assertividade quanto ao exercimento da função e investimentos.

Abrindo a empresa

Para faturamentos até 80 mil ao ano, registre-se como MEI (microempreendedor individual), através da internet pelo Portal do empreendedor. O MEI faz parte do regime tributário Simples Nacional, pagando uma única guia de arrecadação e sendo isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Para faturamentos acima de 60 mil ao ano, o processo é o mesmo da abertura de uma loja física (registro na Junta Comercial, na Receita Federal para obter o CNPJ, na prefeitura e na Secretaria Estadual da Fazenda).

Se você está criando uma marca, para que ela não seja copiada ou utilizada, registre-se também no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O site

Para criar sua loja online, você vai precisar de uma plataforma, uma ferramenta na internet para criar e manter o próprio site. Essa escolha é muito importante. É possível conseguir plataformas gratuitas e de várias faixas de preço.

Com a plataforma escolhida, personalize o site, fotografe e cadastre os produtos, exibindo preço, descrição e demais informações.

Marketing e divulgação

É preciso atrair os clientes para a sua loja virtual e fazer com que eles saibam que ela existe. De nada adianta você investir no seu site, oferecer ótimos produtos e serviços mas ninguém saber da existência do site.
O maior investimento na hora de montar um e-commerce, na maioria das vezes, é justamente no marketing.

Para começar, anúncios em links patrocinados do Google, Facebook e sites de comparação de preços são uma ótima pedida, além de lugares na web frequentados pelo seu público alvo. A medida que for crescendo, terá que investir em uma estratégia para crescimento orgânico, como conteúdo e fanpage nas redes sociais, por exemplo.

Defina as formas de pagamento

Ofereça variadas formas de pagamento para melhor atender os seus clientes e não perder uma compra para outro site que oferece a forma de pagamento que o consumidor prefere ou se sente mais seguro ao utilizar. Cartão de crédito, boleto, transferência eletrônica, etc. A melhor solução é utilizar facilitadores como o Pay Pal e o Pag seguro.

Logística e entrega

Crie um sistema de logística e entrega de seus produtos. De início, você mesmo pode levar o produto vendido até o Correio, mas com o aumento de demanda, é necessário contratar o serviço de coleta dos produtos.
Outra forma é combinar a entrega diretamente pelo seu fornecedor.

Você ainda possui dúvidas de como criar sua loja virtual? Escreva pra gente!

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