Conheça as opções de cargos na área Comercial e suas atribuições!

Você sabia que é possível identificar, pelo menos, 8 cargos na área comercial de uma empresa? Pode parecer surpreendente, afinal, muitas pessoas associam “área Comercial” à de “Vendas”, mas essa é uma definição simplista.

A área Comercial é complexa e estratégica, além de envolver o contato com o cliente desde o pré-venda, com ações de marketing e captação, até o pós-venda, com o acesso à área de Sucesso do Cliente. 

Quer conhecer 8 cargos na área comercial e descobrir as atribuições de cada um? Continue a leitura! 

Definição: o que é a área comercial? 

A área Comercial de uma empresa é o setor responsável pela venda do produto ou serviço da empresa. Porém, mais do que um departamento estritamente operacional, a área Comercial carrega consigo um aspecto importantíssimo para o cumprimento da estratégia do negócio: o relacionamento com o cliente.

Isso porque, desde que entra em contato com a marca pela primeira vez, o cliente começa a ser influenciado pelo posicionamento do comercial. Veja alguns exemplos de momentos em que o setor tem a oportunidade direta de influenciar positivamente um potencial cliente rumo ao fechamento da venda: 

  • quando entra em contato com um anúncio ou material da empresa, o cliente está conectado ao setor de marketing;
  • ao iniciar o contato com a marca, ele é direcionado para a área de vendas
  • se durante o uso do produto ou serviço, o cliente tiver dúvidas ou dificuldades, é hora de acionar o suporte e garantir que sua satisfação seja mantida mesmo durante a adversidade.  

O que é preciso para trabalhar na área comercial de uma empresa? 

Para exercer quaisquer cargos e funções na área comercial, é preciso reunir algumas características e habilidades-chave. Isso porque trata-se de um setor que impacta diretamente a percepção do cliente sobre a empresa. 

Dessa forma, um time comercial qualificado precisa conhecer o valor do atendimento humanizado, e reunir habilidades como: 

  • organização;
  • inteligência emocional;
  • maleabilidade;
  • capacidade de improviso;
  • escuta ativa;
  • comunicação empática;
  • curiosidade e interesse;
  • domínio de gatilhos mentais e táticas de vendas
  • raciocínio rápido.

Agora que você já sabe o que é preciso para se aventurar nesse importante setor, que tal conhecer alguns dos cargos na área comercial? Continue a leitura e descubra com qual deles você se identifica mais! 

8 cargos na área comercial 

A seguir, listamos 8 cargos na área comercial, responsáveis por conduzir a jornada do consumidor do início ao fim. Entenda como cada profissional deve desempenhar sua função e identifique as funções que mais combinam com você! 

homem de negócios representando um dos cargos na área comercial

1. Gestor de marketing e vendas

O Gestor de Marketing e de Vendas é um líder nato. Afinal, ele é responsável por gerir a coordenação entre esses dois setores — união conhecida como “smarketing” — duas áreas fundamentais para o sucesso de uma venda. 

Um bom Gestor de Marketing e Vendas orienta a criação de estratégias de captação de clientes via digital, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, além de assegurar que o time de Vendas esteja alinhado com o perfil de cliente ideal buscado pelo primeiro setor. Assim, as conversões são otimizadas, e a sintonia reina entre as duas áreas.

Sob o guarda-chuvas do Gestor de Marketing e Vendas, estão os colaboradores de ambas as áreas. Entretanto, hoje, focamos apenas naqueles relacionados ao processo de vendas em si. 

2. Gerente de vendas

A principal atribuição de um Gerente de Vendas é a liderança da área de Vendas. Na prática, isso significa que ele deve se manter por dentro de todos os aspectos operacionais e estratégicos da área, do planejamento à gestão da equipe de Vendas.

Com isso, a ideia é que este profissional seja capaz de acompanhar a rotina de Vendas e fazer intervenções estratégicas na medida em que perceber que seu time enfrenta dificuldades. 

De forma prática, podemos listar algumas das atribuições do Gerente de Vendas como: 

3. Coordenador de vendas

A essência do trabalho de um Coordenador é garantir que todo o time esteja coordenado, ou seja, que trabalhe de forma fluida, em equipe, e que garanta o sucesso de suas metas comuns.

Dessa forma, dizemos que o trabalho do Coordenador de Vendas tem ligação direta com a motivação e a inspiração dos colaboradores. Seu trabalho diário tem pitadas de mentoria e coaching, na medida em que busca caminhos para despertar gatilhos positivos no time e estimular seu engajamento e produtividade. 

4. Consultor de vendas

Como o próprio nome diz, o Consultor de Vendas ocupa uma posição de consultoria entre os cargos na área Comercial. Seu papel é mapear necessidades dos clientes, identificar prospects com potencial de conversão e planejar abordagens efetivas de vendas, tomando como base os diferenciais competitivos do negócio. 

Algumas empresas mantêm seus consultores de vendas como mentores da equipe, que oferecem uma visão sistêmica sobre os caminhos de sucesso a serem traçados por vendedores. Em outras empresas, o Consultor de Vendas atua na prática, fazendo prospecções, contatando clientes, fechando vendas e fidelizando consumidores. 

5. Analista de suporte ao cliente

O Analista de Suporte ao Cliente trabalha diretamente para solucionar as necessidades dos consumidores do produto ou serviço da empresa. Entre suas atribuições, estão a resolução de tickets de suporte, a avaliação de relatórios, o relacionamento com demais áreas da força de Vendas, conferência de planilhas e apoio à operação comercial. 

6. Vendedor Interno

O Vendedor Interno é o profissional da área Comercial responsável pela qualificação de potenciais clientes e por uma abordagem de vendas inteiramente interna, ou seja, realizada de dentro da empresa, com a ajuda de ferramentas e tecnologias digitais. 

Todo o processo de um Vendedor Interno acontece via telefone, e-mail, chat online, vídeo conferências etc. Trata-se de uma abordagem de vendas mais dinamizada, porém, delicada, já que a credibilidade do vendedor precisa ser construída sem o contato físico. 

7. Vendedor externo

O Vendedor Externo, assim como o interno, é um funcionário contratado pela empresa. A grande diferença entre os dois cargos da área Comercial é a forma de contato com o cliente.

Enquanto o interno trabalha de forma remota, o Vendedor Externo utiliza métodos presenciais de prospecção e venda. Em suma, ele marca reuniões ao longo do processo comercial, e constrói sua relação com o prospect a partir de conversas e do uso de gatilhos de vendas.  

8. Analista de Sucesso do Cliente

Por fim, o Analista de Sucesso do Cliente. Trata-se de um dos mais ascendentes cargos na área comercial. Afinal, grande parte das organizações percebeu, no profissional de Sucesso do Cliente, a oportunidade de perenizar as relações e fidelizar consumidores com mais efetividade.

Isso porque o trabalho do Analista de Sucesso do Cliente é se certificar de que o consumidor tenha a melhor experiência possível após adquirir o produto ou serviço da empresa. Ele apresenta possibilidades, sugere formas de otimizar resultados obtidos e está pronto para absorver e redirecionar demandas do pós-venda na empresa. 

Agora que você já conhece os principais cargos na área comercial, já sabe onde investir profissionalmente. Então, lembre-se de que o segredo para ter sucesso em quaisquer uma dessas áreas profissionais é manter a mente aberta para aprender e evoluir constantemente! 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

O TagPlus é o sistema de gestão online que sua empresa precisa!

O TagPlus é um sistema de gestão on-line que já ajudou mais de 60 mil empresas, de diferentes tipos de negócio, a serem mais eficientes e organizadas.

Testar Grátis
Sistema Online de Gestão Comercial, com NF-e, NFS-e, Controle Financeiro, Acompanhamento de NF-e, Sistema emissão Nota Fiscal Eletrônica.
Foto do perfil do autor ou atora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias