Black Friday 2020: ações estratégicas para aumentar suas vendas

Tradicionalmente na última semana do mês de novembro, a Black Friday 2020 acontecerá no dia 27 e promete ser mais digital do que nunca. Um fato interessante é que muitas empresas estão fazendo os chamados “Black Month” ou “Black Week”, ou seja, um mês inteiro ou uma semana de promoções. O objetivo é evitar aglomerações nas lojas físicas, movimentar o caixa e vender aqueles produtos parados

Há muitas ações que podem te ajudar a vender mais, principalmente se sua empresa for omnichannel.

Ações para aumentar suas chances de vendas

Prepare seu site

O alto volume de acessos nos sites faz com que fiquem congestionados, travem e não concluam a compra dos clientes. Isso é extremamente prejudicial para a imagem da sua empresa. Por isso, faça testes antes da data de promoções, confira se a plataforma suporta a expectativa de tráfego.

Outro ponto importante, é garantir que todos os botões do site estejam funcionando corretamente e se estão levando para a página a qual deveriam. O objetivo é fazer com que o cliente tenha a melhor experiência de compra possível.

Adquira um certificado de site seguro para que seus clientes não tenham medo de colocar seus dados na sua página.
Dica: Endereços de sites que começam com HTTPS e não com o anterior HTTP, significa que a página possui o certificado SSL/TLS.

Analise seu histórico de vendas

Tendo em mãos dados de Black Fridays anteriores, você consegue organizar muito melhor todos os setores da sua empresa, de forma a otimizar e maximizar os resultados.

É interessante conferir o histórico de vendas para comparar o impacto de campanhas de marketing de outros anos, o que teve de positivo e de negativo.

O objetivo aqui é prever ações futuras, corrigir possíveis falhas e trabalhar novas formas de atingir o público alvo com sucesso.

Confira seu estoque e logística de entrega

Um dos maiores problemas do grande volume de vendas em datas especiais é a falta de produtos e logística inteligente.

É extremamente importante planejar com antecedência a compra de produtos para o estoque, de forma que não falte produtos e também não sobre e te dê prejuízos depois.

O objetivo de planejar o estoque é fazer com que todos os produtos comprados sejam enviados dentro do prazo estipulado.

Se sua empresa for da modalidade de Dropshipping, escolha com sabedoria seus fornecedores.

Prepare seu marketing

De nada adianta planejar toda a loja para receber um numero elevado de consumidores, se não for feita a divulgação da ação. Aqui, o negócio é planejar com antecedência quais ações serão tomadas, qual será a margem de desconto e promoções. Lembrando que o histórico de vendas atualizado é essencial para acertos.

Tenha um SAC responsivo

Atendimento é tudo! Em uma loja física, quando você é mal atendido, você volta? Tenho certeza que não. Na loja virtual é a mesma coisa!

É preciso que a equipe de atendimento ao cliente esteja atento e de prontidão para responder qualquer dúvida, reclamações ou elogios, em todos os canais disponibilizados pela loja.

Quanto mais rápido você responder seus clientes, mais rápido você vai vender.  

Treine sua equipe

A possibilidade de vender em diversos canais pede uma equipe engajada e responsável.

É preciso que haja uma comunicação interna em perfeita sintonia para que todos os canais se integrem com sucesso. O que acontece, muitas das vezes, é que uma empresa abre muitos canais de vendas e não consegue dar a devida atenção a todos. Isso mancha a imagem da marca, e o que deveria ser uma vantagem, vira um grande problema.

Algumas dicas de ouro, veja:

  • Chame o cliente pelo nome;
  • A palavra chave “imagine”: faz com que a pessoa se imagine utilizando o produto ou serviço em um cenário real;
  • A palavra chave “porque”: quando o motivo para adquirir o produto ou serviço é apresentado, incentiva as pessoas a comprarem;
  • “conquistar”, “espírito”, “felicidade”, “incrível”, “magia”, “esperança”, “sensacional”.

Não se esqueça do pós venda

Dê atenção às necessidade do seu cliente. Invista no envio de newsletter com conteúdos relevantes, envie promoções e códigos de desconto, crie um cartão fidelidade, etc.

O pós venda tem relação direta com a fidelização do cliente e, por consequência, com a lucratividade da sua empresa. A experiência positiva que o consumidor tem durante e após a compra é que o leva a fidelizar com a marca e é uma excelente oportunidade para reunir dados sobre eles e acompanhar o desempenhos dos produtos ou serviços vendidos. 

Invista em tecnologias

Coloque um sistema de gestão como o TagPLus, para controlar seu estoque, emitir de notas fiscais e relatórios, cadastrar produtos, dar baixa de produtos de forma automática, e outros.

Um bom sistema de gestão facilita a execução de atividades do dia a dia e garante maior agilidade na identificação e resolução de problemas.

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Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

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