As melhores formas de treinar sua equipe

Seja qual for o produto ou serviço ofertado por uma empresa, ele precisa ser bem apresentado para que os clientes tenham interesse nele. Essa missão fica sob a responsabilidade dos vendedores, que no relacionamento, a venda adquire também o caráter de solução de problemas e de mostrar o valor do negócio à organização para a qual prestam seus serviços.

Lembre-se que existem maneiras de treinar seus funcionários para atender de forma impecável. Separamos abaixo cinco dicas fundamentais para que seus vendedores possam tornar-se parceiros de confiança na hora de vender, enfrentar problemas e oferecer novas situações.

Conhecer a empresa para a qual trabalha

Basear-se em achismos, generalidades e afins para responder dúvidas pode gerar desconfortos tanto para o empreendedor, seus funcionários, como para os clientes. É bom lembrar que o vendedor é a figura que vai representar a empresa como o primeiro contato e a confiança dele na empresa é o que será transmitido aos prospects nos primeiros minutos de conversa.

Ensinar sobre a empresa, ou seja, dar um treinamento completo, fará com que o vendedor entenda sua parte no processo, como um porta-voz dos valores e do trabalho do negócio.

Saber tudo sobre as soluções oferecidas

É impossível vender o que não se conhece. E quando tratamos do universo B2B é ainda mais crítica e notável a falta de domínio. Não basta saber listar produtos, conhecer missão, visão, valores e decorar perfeitamente o que cada opção oferece ao cliente.

É necessário conhecer, absorver e interpretar informações sobre o que se vende, conhecendo até mesmo a concorrência, uma vez que é preciso mostrar ao cliente porque a opção que se tem é melhor. Apenas dessa forma será possível evitar jargões que façam com que o cliente não deposite a confiança na empresa.

Pesquisar sobre o cliente

Chegar a uma reunião munido de apresentação da empresa e generalidades acerca do cliente é perda de tempo e dinheiro, simples assim. É fundamental encarar cada cliente como único e a internet é uma ótima ferramenta para pesquisar e conhecer mais sobre o prospect e seu histórico, tanto através do site oficial quanto de notícias sobre ele e o seu setor, quando isso estiver ao alcance.

É apenas munido dessas informações que é possível começar a entender, não sobre as necessidades do cliente, pois essas requerem atenção e ouvidos afiados durante as conversas), mas sobre a sua cultura e realidade.

Dividir a atenção entre os tomadores de decisões

O foco da venda geralmente recai sobre quem assina o contrato ou o cheque. É a tendência natural do vendedor dar maior atenção a quem considera a figura principal. Porém, no universo B2B, raramente as decisões são tomadas por uma única pessoa. Treinar o vendedor para reconhecer esse grupo-chave pode ajudar, não apenas a fechar negócios, mas a diminuir o tempo de negociação, tornando as reuniões e troca de mensagens mais produtivas.

Ouvir o consumidor

Existem técnicas que fazem com que se extraia do outro as informações que se quer sem metralhar a pessoa com perguntas. Uma das mais famosas é dar deixas para que o cliente comece a falar, enquanto o vendedor encaminha a conversa para as respostas de que necessita. Já que cada ser humano tem sua personalidade e maneira de lidar com o mundo, cada conversa será diferente.

Portanto, a atenção aos detalhes e nuances na hora de lidar com o cliente ou o “prospect” é o que faz a diferença na relação. O treino constante é a chave para que sua equipe esteja sempre pronta e afiada para encarar novos desafios e fechar muitas vendas.


Como anda o desempenho do seu time de vendas? Já aplica algumas dessas dicas para treinar os vendedores? Comente!

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