A Transformação Digital no setor automotivo

Grande concentração de negócios pelo mundo afora foi impactado positivamente pela Transformação Digital, principalmente por trazer ao mercado uma nova e surpreendente realidade. Trata-se de um fenômeno que utiliza a tecnologia para solucionar problemas cotidianos, se moldando, assim, à nova maneira de consumir da população. É utilizar de dados para lidar com a gestão de pessoas, relacionamento com clientes e tomadas de decisões.

Transformação Digital no setor automotivo

No setor automotivo, a Transformação Digital vem se consolidando com a experiência do cliente e na revolução da cadeia produtiva.

No setor automotivo, essa transformação vem acontecendo em menor velocidade. De acordo com pesquisa realizada pelo ICTd (Índice CESAR de Transformação Digital), em parceria com a Automotive Business, cerca de 61% das empresas automotivas acreditam que estão longe ou muito longe da Transformação Digital. E ainda, 37,8% admitem que não têm uma estratégia digital definida. 

O que pôde observar mediante análise das empresas que participaram da pesquisa, foi que as melhorias são muito mais operacionais do que, de fato, transformacionais. A Transformação Digital vai muito além da melhor tecnologia, é preciso pensar e agir diferente para entregar de uma experiência mais engajadora ao consumidor.

São necessários 8 (oito) eixos para medir o estágio de maturidade das empresas em relação à digitalização. São eles: Concorrência; Consumidores; Cultura e pessoas; Dados; Inovação; Modelos de negócio; Processos; Tecnologias.

Como a Internet das Coisas (IoT) e a Indústria 4.0 podem influenciar?

Internet das Coisas é a conexão de objetos físicos à uma rede de dados, através de dispositivos móveis que permitem a troca de informações.
Indústria 4.0 é descentralização do controle dos processos produtivos e logísticos das fábricas, a partir da conexão com dispositivos inteligentes.
Ou seja, toda essa troca de informações, virá como forma de identificar e explorar o público alvo e suas preferências.

Conclusão

“A Transformação Digital acontece nas pessoas, nas organizações e nos mercados. Tecnologias vêm para habilitar e acelerar essa transformação. Mas elas não são o fim, são o meio para que isso aconteça.” (ICTd, 2019)

Como está o processo da Transformação Digital na sua empresa?
Conta pra gente o que você faz ou pretende fazer para alcançar o estágio de maturidade digital!




Foto do perfil do autor ou atora

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias