A importância da gestão do conhecimento

Gestores são bombardeados com um fluxo quase constante de dados todos os dias. Essa sobrecarga de dados faz da gestão do conhecimento algo cada vez mais importante.

Três principais razões por que a gestão de conhecimento é importante para o sucesso de uma empresa são:

  • Facilita a capacidade de tomada de decisão
  • Constrói organizações de aprendizagem, pela rotina de aprendizagem
  • Estimula a mudança cultural e a inovação.

Facilita a capacidade de tomar decisões

Os dados podem oferecer aos gestores de uma riqueza de informações, mas o processamento de enormes quantidades pode ficar no caminho de alcançar decisões de alta qualidade.

Empresas que colocam um sistema de gestão do conhecimento em prática para ajudar os executivos a compartilhar informações e melhorar a sua tomada de decisão, compartilhando as melhores práticas, acelerando o progresso, discutindo sucessos, fracassos e experiências são muito mais bem sucedidas.

A sobrecarga de informações ou a necessidade de conhecimentos de pessoas em outras partes da empresa para a tomada de decisão pode gerar desvantagens para os gestores, e colocando sistemas de gestão de conhecimento em prática pode facilitar a tomada de decisões melhores e mais informadas.

Constrói organizações de aprendizagem, pela rotina de aprendizagem

Para seguir em frente, deve-se muitas vezes primeiro olhar para trás. Através dessa ação cria-se uma cultura onde todos avaliam continuamente as suas unidades e sua organização, procurando maneiras de melhorar.

Após cada atividade importante ou evento, a equipe se torna capaz de nomear atribuições, de identificar sucessos e fracassos, e buscar formas para um melhor desempenho na próxima vez.

Esta abordagem de absorver aprendizado através da experiência constrói um conhecimento que pode então ser usado para agilizar as operações e melhorar os processos.

Estimula a mudança Cultural e Inovação

A Gestão do conhecimento organizacional também pode estimular a mudança cultural e trazer inovação, incentivando a livre circulação de ideias.

Uma empresa que possui um Processo de Mudança de Aceleração, programa que inclui o desenvolvimento de gestão, é capaz de provocar liderança da unidade de negócios.

O estimulo cultural e a inovação incentiva a abertura de diálogo que incute valores corporativos, e estimular a mudança cultural.

Neste complexo ambiente de negócios, global, esses tipos de programas de gestão do conhecimento podem ajudar os gestores a aceitar a mudança e incentivar ideias e visão, que muitas vezes levam à inovação, mesmo para os empresários locais.

Gerenciar ativamente o conhecimento pode ajudar as empresas a aumentar as suas chances de sucesso, facilitando a tomada de decisões, a construção de ambientes de aprendizagem, construindo rotinas de aprendizagem e estimulando a mudança cultural e inovação.

E você? Já adotou a Gestão do Conhecimento para sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Comente a seguir:

Utilize um software que automatiza seus processos e facilita a gestão de conhecimento de sua equipe, confie no TagPlus, clique aqui e teste o programa, grátis por 15 dias.

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias