8 dicas de como organizar e gerenciar seu estoque

O estoque é a área de armazenamento em que ficam os produtos antes da venda. Mas a gestão de estoque envolve mais do que o espaço propriamente dito, é através dela que se tem conhecimento da quantidade a ser encomendada, programação de novas compras, datas de entrega e agendamento com fornecedores.

Uma boa gestão do estoque faz com que seja possível atender as demandas com mais agilidade e qualidade. Consequentemente, reduz significativamente os custos no processo, desde compra de produtos até o envio ao consumidor. 

O estoque de uma empresa representa o capital investido no negócio. Dessa forma, vemos o quanto é essencial o monitoramento diário de entrada e saída de produtos, como também para evitar prejuízos e maiores incidentes.

5 Dicas para manter seu estoque em ordem

Liste e organize todos os produtos do estoque

A primeira coisa a ser feita é conferir se todos os itens estão cadastrados, em uma planilha ou software automatizado.

Para facilitar a visualização e movimentação do estoque, separe-os por categorias e subcategorias de acordo com suas características. Não se esqueça de inserir a data de validade de cada produto.

Controle rígido

Registrar TODAS as entrada e saídas de produtos. Dessa forma, você minimiza ao máximo a possibilidade de erros futuros.

Análise do histórico de vendas

De acordo com os produtos que tem mais saída ou àqueles que ficam encalhados no estoque, é que fará com que se programe para não perder vendas. Se atente ao caso de produtos sazonais (temporada).

Atenção aos fornecedores

Atenção à disponibilidade e cumprimento de prazos de entrega para não faltar mercadorias.

Se o fornecedor atrasar a entrega, consequentemente a entrega do cliente ficará atrasada também, e o maior prejudicado dessa história será sua empresa.

Planejamento

Na hora de definir o local onde será armazenado seus produtos, escolha um ambiente de fácil acesso e boa visualização.

3 maiores vantagens de gerenciar seu estoque

Satisfação do cliente

O planejamento do estoque impacta até mesmo no atendimento ao seu consumidor final. Independente de qual seja o segmento da sua empresa, o objetivo sempre será o de satisfazer o cliente. Por isso, mantenha-o em dia para garantir que seja eficiente.

Ordem de produção e entregas

Como consequência da boa gestão do estoque, é possível saber os produtos que tem e planejar o próximo pedido. Além disso, garante maior efetividade das entregas, pois se há o controle sobre a produção, há também pontualidade nos pedidos.

Relatórios

Relatórios permitem planejar ações, analisar dados e mitigar impactos. Dessa forma, fica claro para o responsável, todas as necessidades e obrigações.

Conclusão

Com o estoque sob controle, uma empresa pode se planejar melhor. Pois, a partir do conhecimento da quantidade de materiais/produtos que possui, é possível calcular entrada e saída de mercadorias e analisar as demandas do mercado no seu segmento. E, com essas informações, fica mais fácil prever desvios e, também, o lucro ao fim do mês.

Para todas as tarefas citadas no texto, o sistema TagPlus automatiza para você! O sistema TagPlus dispõe de procedimentos para gestão comercial, através da gestão completa de estoque, loja de aplicativos, emissão de notas fiscais, suporte pós venda, entre outros.

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Publicitária por formação, atua há 3 anos com produção de conteúdo para a web, escreve roteiros para vídeos institucionais, cria copy para campanhas e redes sociais e é amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

Deixe o seu Comentário

Categorias