6 dicas para evitar golpes pelo WhatsApp

Golpes via ligação sempre existiu, mas em 2020, aumentou muito o número de ocorrências por golpes no WhatsApp. Os objetivos são sempre os mesmos: conseguir dinheiro fácil e ter acesso à informações pessoais para aplicação de outro golpe.

De acordo com especialistas em crimes cibernéticos, é muito complicado identificar esse tipo de crime, pois os bandidos utilizam até a mesma foto de perfil da vítima, fazendo com que os contatos acreditem que realmente estão falando com o dono do número.

Veja algumas dicas podem te salvar deste tipo de crime.

1. Esconda sua foto do perfil

Golpes que utilizam a mesma foto que a vítima no momento, dificultam o reconhecimento do golpe. Mas, se a sua foto estiver visível somente para seus contatos, não será possível por esse meio.

Para configurar, basta clicar em Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Privacidade. O segundo item é o “Foto de perfil”, clique e escolha a opção “Meus contatos”.

2. Oculte seu número das redes sociais

Em algumas redes sociais você pode optar por deixar seu número de celular visível para outras pessoas, principalmente quando se trata de número profissional. O recomendado é ocultar seu número pessoal.

Caso você esteja em grupos públicos de WhatsApp, com grande quantidade de pessoas desconhecidas, o risco de golpe é ainda maior.

3. Ligue para o contato

Se você está recebendo mensagens suspeitas ou com uma linguagem diferente do que está acostumado a ter com o contato específico, ligue para confirmar se é ele mesmo ou peça que envie um áudio para você.

No caso de golpes que envolvem pedidos financeiros, é ainda mais importante que entre em contato com a pessoa para verificar a veracidade do pedido. Mesmo que o contato suspeito insista de que seja ele mesmo ou que mudou de número e esqueceu de te avisar.

4. Certifique-se da confiabilidade dos apps que consome

Muitos aplicativos podem pedir acesso aos seus contatos presentes no aparelho para começar a funcionar, e na grande maioria, é legítimo. Mas, desconfie quando esse pedido vier vinculado às funções online do aplicativo.

Essa falha de segurança costuma ocorrer em sistemas Android, quando app’s são instalados fora da loja do Google, a Play Store.

5. Faça a migração de número corretamente

Aqui você tem duas opções:

  • Trocar de número no mesmo aparelho;
  • Trocar de número em aparelhos diferentes.

Em ambos os casos, o WhatsApp disponibiliza soluções para que você não perca suas conversas.

Como mudar seu número de telefone no mesmo aparelho:

Como mudar seu número de telefone em um novo aparelho:

6. Utilize a confirmação em duas etapas

Segundo FAQ do WhatsApp, a confirmação em duas etapas é um recurso opcional que funciona como uma camada extra de segurança para sua conta. Consiste em digitar o PIN de seis dígitos – escolhido por você – todas as vezes que quiser confirmar seu número no aplicativo.

Para ativar a confirmação em duas etapas, no WhatsApp abra: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias