6 dicas de comportamento em uma nova empresa

Costumo dizer que entrar no mercado de trabalho é como uma selva: espaço limitado, muita concorrência e necessidade de provar o talento e competência. 

Após passar por diferentes processos seletivos e dinâmicas, ser contratado é um grande alívio. Apesar do grande desejo de se sair bem, fica aquela “pulga atrás da orelha” sobre como se comportar, né?

Cada empresa tem sua estrutura organizacional, e cabe a você agir de acordo. Veja algumas dicas para se sair bem:

Dicas de comportamento

1. Não tenha medo de perguntar

Ao entrar em um novo trabalho, é normal ter dúvidas sobre tarefas e conteúdo, por isso, não tenha vergonha de perguntar. Porque demonstra interesse e vontade de aprender.

2. Seja proativo

Não fique parado caso não tenha demandas pendentes, reporte a situação aos seus superiores, peça por trabalhos e busque antecipar soluções de processos inacabados.

“A iniciativa consiste em fazer a coisa certa sem que lhe peçam.”
Irving Mark

3. Seja resiliente e flexível

Resiliência é a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

O mercado busca profissionais que sejam flexíveis às mudanças e que sejam capazes de realizar atividades em diferentes funções, não só àquelas para quais foi contratado.

4. Crie bons relacionamentos

A forma como se relaciona com os colegas, inclusive superiores, é muito importante e diz muito sobre você. Procure conhecer todas as pessoas, não se feche somente à sua equipe.

Seja educado e gentil.

Aqui na Tag, temos um indicativo de humor que fica colado na lateral dos monitores, assim o funcionário consegue comunicar seu estado emocional sem nem mesmo ter que falar. É uma iniciativa muito bacana e garante o bem estar entre todos. <3

5. Tenha bom comportamento

Por mais que as novas empresas sejam mais liberais em relação ao dress code, vale lembrar que ir de chinelo e roupa furada pode não ser muito adequado.

É um ambiente de trabalho, por isso, vista-se de acordo com o exigido. Caso não haja uniforme ou um padrão definido, está liberado se vestir como deseja, mas tenha bom senso.

Gestos e expressões corporais dizem muito mais que palavras. Uma boa postura pode influenciar positivamente as pessoas ao redor.
Tente se auto avaliar para corrigir comportamentos negativos.

6. Controle o tom de voz

Na voz, é possível perceber angústias, tristezas e alegrias, por isso é tão importante ter controle sobre ela. Nada de demonstrar deboche ou nervosismo atoa, hein?

Como você se encontra hoje?
Está empregado?
Conte sua experiência para a gente!!

O TagPlus é o sistema de gestão online que sua empresa precisa!

O TagPlus é um sistema de gestão on-line que já ajudou mais de 60 mil empresas, de diferentes tipos de negócio, a serem mais eficientes e organizadas.

Testar Grátis
Sistema Online de Gestão Comercial, com NF-e, NFS-e, Controle Financeiro, Acompanhamento de NF-e, Sistema emissão Nota Fiscal Eletrônica.
Foto do perfil do autor ou atora

Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Publicitária Junior.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias