5 Vantagens de ter um planejamento de Estoque

Publicado em 17/01/2018

O estoque é uma área fundamental para o bom funcionamento de estabelecimentos comerciais e industriais. Seu gerenciamento é determinante para uma apuração mais assertiva do lucro de uma empresa.

O controle de estoque possibilita um melhor monitoramento de todos os produtos que estão disponíveis em seu depósito, desse modo, você pode programar melhor novas compras, datas de entrega e agendar contato com fornecedores. Evitando, até mesmo, que prejuízos e imprevistos ocorram.

Com o estoque sob controle, uma empresa pode planejar-se melhor. Pois, sabendo exatamente a quantidade de material e produto que possui, é possível calcular entrada e saída de mercadorias e analisar as demandas do mercado no seu segmento. E, com essas informações, fica mais fácil prever desvios e, também, o lucro ao fim do mês.

Bem mais que organizar o espaço físico que abriga seu produto, gerenciamento de estoque interfere em todas as outras áreas do seu estabelecimento. Aliado à um bom planejamento de estratégias é determinante para nortear futuras ações de negócios.

Confira abaixo 5 vantagens de ter um planejamento de Estoque:

  1. Atendimento de excelência ao seu consumidor

O planejamento de estoque impacta até mesmo no atendimento ao seu consumidor final. Independente de qual seja o segmento da sua empresa, o objetivo de todas é o mesmo: a satisfação do cliente. E o estoque é instrumento primordial para controlar a mercadoria e não deixar o seu cliente esperando por ela. Caso não encontre na sua loja, ele não pensará duas vezes em procurar no concorrente.

  1. Ordem de produção

Complementando o primeiro item, a análise de produção também é consequência de um estoque bem organizado. Conhecendo quantidades e produtos que se tem em estoque, é possível planejar data para solicitação de novo material e não deixar faltar algum item com alta rotatividade no mercado.

  1. Elaboração de relatórios

Os relatórios são fundamentais para planejar ações e analisar dados. Ele permitirá uma avaliação mais detalhada dos produtos com mais saída, dos inativos e também de produtos danificados. Você ainda saberá suas necessidades de produção, evitando possíveis desperdícios e inconvenientes.

  1. Entregas

O controle de estoque garante maior efetividade de suas entregas. Com a produção sob controle, você saberá exatamente a quantidade e quais as mercadorias disponíveis. Isso ajudará a evitar confusões na hora de entregar a encomenda ao seu cliente.

  1. Promoções

Saber a hora correta de lançar promoções é fundamental para evitar desperdício de mercadoria e também de abrir espaço para novos produtos. Se tem algum produto com baixa demanda e grande quantidade em estoque, uma promoção pode ser a solução para vender o produto. A validade de cada produto também deve ser analisada. Produtos com o vencimento próximo são boas opções para promoções. Uma boa estratégia de marketing é essencial para atrair novos cliente e fidelizar os antigos.

 

Escrito por:
Guilherme Lucas