Tudo sobre controle de estoque

postado por: , em 16/01/2017

A falta de um controle de estoque eficiente gera descontrole financeiro e de espaço físico para a empresa e é um dos tópicos mais requeridos aqui em nosso Blog.

A gestão de estoque é uma ferramenta essencial para apoiar os principais propósitos de toda empresa: lucro e a satisfação dos clientes.

Exercendo um controle de estoque eficiente, uma empresa é capaz de praticar melhores preços, atender com mais agilidade e também qualidade em seus serviços ou produtos comercializados.

Tendo isso em mente, apresentamos algumas noções e dicas de controle de estoque para melhorar a qualidade de serviço da sua empresa.

Vantagens da gestão de estoque

  • Utilizar adequadamente o capital de giro do negócio.
  • Evitar atrasos no fornecimento de materiais e componentes.
  • Suprir as necessidades de vendas na medida da demanda.
  • Evitar a obsolescência e desvios de produtos e materiais.
  • Adequar-se às cotas de fornecimento.
  • Liberar espaços produtivos.
  • Identificar produtos que estão sem giro.
  • Conhecer a influência do estoque nos resultados financeiros.
  • Estratégia frente ao capital de giro e o atendimento a clientes.

Iniciando o controle de estoque

Onde estocar?

Escolha bem o lugar onde ficará o seu estoque, se atentando a itens como melhores condições de armazenamento, visualização, acesso e controle dos artigos. E lembre-se, quanto mais área se ocupa com armazenagem, menos área se torna disponível para vendas!

O que devo estocar?

O que você deve estocar depende do consumo previsto. Itens de fácil reposição e que não alterem o desempenho da atividade não devem ser uma preocupação, já itens de grande demanda ou expostos em vitrine sempre devem ter um bom estoque, para que você não perca a chance de promover uma boa venda e deixar seu cliente insatisfeito. Nunca estoque o desnecessário.

Quanto estocar e por quanto tempo?

O estoque não deve estar alto quando o caixa (dinheiro disponível) está baixo, e o nível dos estoques deve acompanhar a venda dos produtos.

Dicas para um melhor controle de estoque

Realize a contabilização do inventário

Contabilize a quantidade de cada produto em estoque para ter conhecimento dos investimentos parados e facilitar o processo de gestão.

Defina controles periódicos

A contabilização do estoque deve ser feita por períodos. Isso também ajuda a identificar possíveis desvios e evitar falhas, e é necessário para garantir que o estoque físico está batendo com o controle de estoque.

Utilize indicadores de desempenho

Faça relatórios com base nas entradas e saídas dos itens do estoque, para auxiliar a tomada de decisão e a gestão.

Conte com um software para auxiliar o controle

A melhor e mais assertiva forma de ter um bom controle de estoque é utilizando um software de gestão, onde é possível gerar relatórios, registrar entradas e saídas, compartilhar informações, agilizar o processo economizando tempo, dinheiro e evitando possíveis erros.