Tire suas dúvidas sobre software emissor de NF-e

NFe

postado por: , em 28/05/2015

Entendendo o que é a Nota Fiscal Eletrônica

A Nota Fiscal é um documento fiscal que comprova a compra e venda de produtos e ou serviços, sendo um recibo obrigatório após qualquer transação de venda de produtos ou serviços. A nota Fiscal tem por finalidade garantir que os tributos foram calculados para recolhimento, ao município, estado e união. Além disso, a Nota Fiscal também serve como instrumento, para: contar o prazo de garantia do que foi comercializado, para controle da própria empresa, para comprovar a entrega dos produtos e ou serviços e serve como prova da forma de pagamento. Possui também a função contábil, e de fiscalização pelos órgãos públicos competentes para isso, entre outras.

É considerado sonegação quem não utiliza a nota fiscal, e os consumidores tem direito e devem exigir a nota fiscal em transações comerciais.

Na atualidade, a grande maioria dos municípios emite e exige uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-E). Esse modelo de nota fiscal é transmitida pela internet e serve para facilitar o tramite de papel do documento entre o emissor da nota (prestador de serviço ou comerciante), o comprador e os órgãos públicos, e faz parte do do projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) adotado pelo governo através de um decreto firmado em janeiro de 2007.
Para emitir a NF-e, entre outros requisitos, é necessária a instalação e a utilização de um software (programa) emissor. Muitas pessoas, mesmo as que já começaram a utilizar a NF-e ainda possuem algumas dúvidas em relação a software emissor de NF-e, e através do post de hoje, tentaremos esclarecer algumas delas.

Software emissor de NF-e

Como dissemos, o software emissor de NF-e é necessário para que você possa emitir NF-e. Apesar de ser disponibilizado um emissor desenvolvido pela SEFAZ-SP, é aconselhável adquirir um emissor profissional de NF-e, caso queira evitar problemas e facilitar todo o processo de emissão de NF-e.
No caso do emissor de NF-e da TagPlus, por exemplo, a emissão é rápida, bastando apenas preencher os dados da nota, carregar os dados de tributação com auxílio do próprio sistema e enviar a nota.
Ele também facilita a sua vida caso você tenha que cancelar alguma nota enviada, tornando o processo mais simples, bastando selecionar a nota e, com um clique, solicitar o cancelamento.

Armazenamento de NF-e

Como sabemos, é necessário armazenar as NF-e por um período de 5 anos. Pelo formato eletrônico dessa nota fiscal, a armazenagem se torna muito mais fácil e prática, mas é necessário tomar cuidados, como por exemplo, fazer o backup (cópia de segurança) das NF-e emitidas pelo Emissor NF-e É aconselhável que seja feito backup periódico das NF-e emitidas, como medida de segurança contra perda de dados.

O software emissor de NF-e da Tagplus dispensa a necessidade de gerar backup manual de seus dados, pois o servidor da Tagplus realiza um backup automático todos os dias, armazenando as NF-e para você.

A NF-e gerada pelo Emissor de NF-e deve ser enviada ao meu cliente?

Sim. o emitente da NF-e deverá, obrigatoriamente, disponibilizar download ou encaminhar o arquivo eletrônico da NF-e e seu respectivo protocolo de autorização ao destinatário.
A forma como este envio será feito ao destinatário não está regulamentada, e pode ser ajustada entre o emitente e seu cliente.

Você ainda possui dúvidas sobre emissor de NF-e? Deixe sua dúvida nos nossos comentários!