Simples Nacional: Atrasei no pagamento do DAS, e agora?

nota fiscal eletronica

postado por: , em 08/09/2015

Atrasou no pagamento do DAS do Simples Nacional, e não sabe como proceder? Não se assuste, vamos ajuda-lo!

Simples Nacional e DAS

O Simples Nacional é um sistema de tributação do Governo Federal que tem como intuito simplificar a burocracia nas tributações das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Com o Simples Nacional, o contribuinte paga diversos tributos Federais, Estaduais e Municipais através de uma única guia de recolhimento.

O Contribuinte faz o pagamento dos tributos através do chamado DAS, que é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Como proceder quando ocorre o atraso do pagamento do DAS? Esse post é direcionado a esclarecer os passos que devem ser tomados quando não é realizado o pagamento do DAS na data prevista.

Segunda via de boletos DAS

Quando você atrasa no pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é preciso realizar uma nova emissão do boleto DAS. Essa segunda via pode ser obtida de forma fácil e simples, é só seguir os passos descritos nesse guia:

Onde gerar a segunda via do DAS?

Como é comum nos dias de hoje na maioria das empresas, o Simples Nacional também permite que você gere a segunda via de boletos pela internet, através do portal do Simples Nacional, no site da Receita. Dessa forma, o contribuinte não precisa se direcionar a nenhum lugar para realizar o pagamento da guia em atraso, podendo fazer tudo on-line de sua casa ou empresa.

Comece a Gerenciar seu Financeiro

Teste a Gestão Financeira do TagPlus por 15 dias

* Respeitamos sua privacidade. Seu e-mail está seguro.

Você não pagará nada se não gostar

Agenda do Simples Nacional para as Empresas

Para acompanhar os prazos de pagamento basta consultar no endereço http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/agenda/agenda.aspx

Passo a passo para tirar a segunda via do DAS

  1. Para gerar sua 2ª via de boleto Simples Nacional você deve seguir os passos descritos a seguir:
  2. Acesse o site http://www8.receita.fazenda.gov.br/SIMPLESNACIONAL para dar inicio a solicitação a 2ª via.
  3. Gere o código de acesso do Simples Nacional clicando aqui  (para isso, você precisa do CNPJ da empresa, CPF do responsável e o titulo de eleitor).
  4. Preencha todos os dados na janela seguinte para poder receber o código
  5. Com o código em mãos, clique em Emitir DAS Simples Nacional / 2 Via Boleto Atualizado
  6. Na nova janela, você pode escolher a forma de emissão, escolha a opção aplicável a solicitação, se será por “Código de Acesso” ou “Certificado Digital”.
  7. Caso a opção seja por Código de Acesso, você novamente precisará informar o CNPJ, o CPF do titular, o seu código de acesso, os caracteres de segurança e então clicar no botão “Continuar”.
  8. Você terá acesso ao DAS do simples Nacional e poderá imprimi-lo ou solicitar a 2 via do boleto atualizado, lembrando que o pagamento só poderá ser efetuado em agências bancárias. O boleto ou a 2 via poderá ser pago através de sua conta online.
  9. Caso o DAS do Simples Nacional esteja atrasado o cálculo será efetuado automaticamente e o valor da 2 via do boleto será corrigido

Ainda possui dúvidas a respeito do Simples Nacional? Conte para gente!