Série MEI – Erros na formalização

Logo-MEI_

postado por: , em 25/10/2016

Você sabe quais procedimentos tomar em caso de erro da formalização do MEI? Leia este post e aprenda com a gente!

Erros do formulário eletrônico

Se ao iniciar sua formalização no Portal do Empreendedor, o formulário eletrônico apresentar informações erradas nos campos de “Identificação”, você deverá proceder compreendendo os itens abaixo:

Erros de dados cadastrais podem ocorrer principalmente em relação ao nome. Esses erros estão na base de dados da Receita Federal do Brasil, pois os dados cadastrais são vinculados ao CPF.

Nestes casos é melhor corrigir os erros identificados antes de proceder com a formalização. Assim, ocorrendo a constatação de existência de erros dos dados cadastrais informados, a exemplo de erro no seu nome, sugere-se não completar a formalização.

Dirija-se, a uma unidade dos Correios, munido dos documentos pessoais que comprovem o erro e proceda à retificação dos dados incorretos. Após efetuar a correção e verificar que os dados cadastrais estão corretos volte ao Portal do Empreendedor e faça sua formalização.

Erros no sistema

Quando o sistema aponta impedimento do titular no ato da formalização, significa que ele não pode ser titular, sócio ou administrador de outra empresa, pois isso constitui impedimento para o seu cadastramento. Qualquer dúvida procure um posto de atendimento da Receita Federal do Brasil, para consulta e certificação da sua situação cadastral.


Gostou desta postagem? E da iniciativa na série MEI? Comente a respeito e não esqueça de tirar suas dúvidas!

Pensa em se tornar um Microempreendedor individual? Conte com a TagPlus para a gestão financeira de seu negócio, clique aqui e experimente nosso sistema por 15 dias grátis!