SEFAZ MG e a força tarefa contra a sonegação fiscal

sefazmg

postado por: , em 16/03/2017

Fique por dentro das notícias e atualizações a respeito do ICMS e dos documentos fiscais em vigência no Brasil aqui em nosso blog! Hoje veremos mais uma atuação da SEFAZ como agente fiscalizador e de aplicação de penas:

Operação SEFAZ MG

Força-tarefa criada no âmbito do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), composta pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), Advocacia-Geral do Estado (AGE), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Polícia Militar (PM), realizou a operação Wireless, de combate à sonegação fiscal praticada na prestação de serviços de internet, na região da Zona da Mata.

A ação, com o cumprimento de ordens administrativas de busca e apreensão de documentos e equipamentos de informática em cinco estabelecimentos comerciais em Juiz de Fora, desarticulou um esquema de fraude tributária envolvendo a Infoline-Comunicações e Informações Eletrônicas Ltda, de nome fantasia Powerline. A empresa é prestadora de “serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo” (internet), sediada em Juiz de Fora e com atuação em diversos municípios da Zona da Mata, como Matias Barbosa, Mar de Espanha, Lima Duarte e Bicas.

Sonegação fiscal

A sonegação do ICMS praticada pela empresa, estimada em mais de R$ 40 milhões, foi constituída a partir da simulação de fornecimento aos consumidores de um serviço (softwares e protocolos necessários à navegação por rede), quando na realidade o serviço prestado era a disponibilização de serviços de telecomunicação (internet).

Ao prestar declaração incorreta quanto a natureza do serviço fornecido, o contribuinte deixou de emitir documentos fiscais, entregar informações sobre suas operações para a Secretaria de Estado de Fazenda e recolher o ICMS incidente sobre serviços de internet.

Os objetos das buscas realizadas poderão identificar outras práticas de sonegação do ICMS, assim como subsidiar a apuração de crimes de sonegação fiscal praticados pelos envolvidos.

A operação

A operação envolveu 31 servidores da SEF/MG, 12 policiais militares e mobilizou equipes da AGE e do MPMG.



Fique em dia com o Fisco trabalhando com um programa preparado para atender suas necessidades! Automatize os processos de emissão de seus documentos fiscais! Clique aqui e teste grátis por 15 dias!

Você é contra ou a favor deste tipo de iniciativa? Gostou da nossa postagem? Ficou com alguma dúvida? Comente a seguir!


Fonte:SEFAZ-MG