Por que implementar um sistema de emissão de NF-e?

02J69108

postado por: , em 17/04/2014

A Receita Federal possibilita que você emita as notas fiscais eletrônicas, a NF-e, diretamente através do seu site. Por que, então, tantas empresas buscam sistemas de emissão?

Dependendo das suas necessidades, estes softwares podem representar ganho de tempo, aumento na segurança das informações e integração dos processos de trabalho. Veja a seguir os motivos para implementar um sistema de emissão de NF-es e quais são suas vantagens.

Emita as notas com muito mais rapidez

A principal vantagem de um sistema de emissão de NF-e é a agilidade. Você deixa de ter que preencher manualmente cada uma das entradas do formulário. Além de custar muito tempo, pode produzir erros de digitação e falta de segurança nas informações. A emissão da nota é feita diretamente através dos dados no cadastro do cliente.

Os cálculos também passam a ser feitos automaticamente, o que representa uma grande aceleração no processo.

Integre os processos

Alguns sistemas permitem também a integração de outros processos da sua empresa com a emissão de notas fiscais, reduzindo o retrabalho e aumentando a rapidez e segurança. Em alguns casos você pode, por exemplo, integrar seu processo de venda com a emissão de NF-e. Assim, quando realizar uma venda através do seu site, já utilizará todos os dados do cliente e do produto para emitir a nota fiscal.

Da mesma forma, os dados referentes às notas fiscais eletrônicas podem se integrar ao seus processos de pagamento de tributos, de estoque, fluxo de caixa, contas a pagar. Isso otimiza sua gestão e o controle geral do caixa.

Deixe os dados na nuvem

Outro ganho que os sistemas de emissão de NF-e trazem é a possibilidade de deixar todos os dados na nuvem, podendo ser armazenados e acessados de modo remoto por estarem online. A primeira vantagem disso é a mobilidade, já que você poderá acessar os dados das notas que emitiu de qualquer dispositivo eletrônico.

O armazenamento remoto também representa um ganho em segurança. Os dados passam a ser guardados em um servidor externo, com backups constantes, o que garante a integridade das informações. Você deixa de correr o risco de simplesmente perder os comprovantes de papel ou os dados armazenados no HD do PC da empresa.

Vale a pena ter um software de NF-e?

Sim, vale a pena utilizar um software especifico de emissão de NF-e. O próprio site da Receita Federal disponibiliza um sistema gratuito, mas o processo para emitir uma NF-e é lento e totalmente desintegrado a outros processos de trabalho da sua empresa. Dessa forma você terá que fazer cálculos manuais e preencher todo o formulário, fazendo com que você perca tempo e segurança nas informações.

Um software de emissão de NF-e, por outro lado, permite que você integre este processo com outros da sua empresa, fazendo com que você ganhe tempo e evite o retrabalho. A possibilidade de deixar os dados em nuvem também contribui para aumentar a segurança dos dados e a comodidade.

Por isso, se você tem que emitir uma quantidade razoável de notas por mês, não perca tempo. Assine agora mesmo o TagPlus, com 15 dias grátis, e comece a emitir NF-e!