Os benefícios do controle financeiro para uma empresa

postado por: , em 08/09/2017

Gerenciar contas não é uma tarefa divertida e tão pouco agradável. Muitos empresários não suportam a ideia de analisar um livro caixa por horas, mas é necessário. A importância disso pode não ser vista de pronto, mas dará resultados futuros e bem positivos.

Os benefícios do controle financeiro 

Há quem seja investidor, sócio ou mesmo proprietário atuante em seu negócio e jamais tenha feito um controle financeiro. Pode dar certo mas a sobrevida da empresa fica comprometida. Qualquer gasto a mais pode custar uma conta não paga ou iniciar uma ‘bola de neve’ de dívidas.

Se você não consegue ver os benefícios de controlar as finanças da pessoa jurídica, enumeramos alguns a segui.

Não deixar contas em aberto – Os fornecedores não podem esperar e não vão entregar com saldo em aberto. Tão pouco os impostos e ainda menos os funcionários. Se a empresa não sabe quanto de fato há no caixa pode sair pagando algumas contas e deixando outras descobertas, um problema bem comum, infelizmente.

Não saber quais produtos funcionam – nem tudo o que está na prateleira vende bem e alguns itens oferecem uma maior margem de lucro na quantidade e não por venda unitária. Controlando as vendas e as finanças é possível investir no item certo e até cobrir outros erros de venda de forma estratégica.

Evitar que falte dinheiro para repor o estoque – você com certeza já visitou um estabelecimento comercial e encarou a falta de um produto que vendia muito bem. Faltou dois pontos ai ao empresário: controle de vendas e dinheiro no caixa para comprar mais. Esse é um erro facilmente evitado quando se trabalha com uma margem positiva no caixa.

Um ponto importante sobre o estoque sempre é pensar na satisfação do cliente. Se falta o que ele tanto procura possivelmente o consumidor irá na concorrência e isso é um enorme problema para e empresa.

Poder investir em marketing – só saberá se há dinheiro sobrando se fizer o controle dele. As sobras permitem corrigir falhas na empresa e atrair mais clientes. Mais clientes, mais lucros e isso apenas investindo em marketing e propaganda.

Livrar-se de problemas emergenciais estruturais – há quem diga ser desleixo de um empresário visitar uma loja com um buraco no teto. Ou ele não se importar com os clientes. A causa provável é dinheiro em estoque faltando para o reparo. Mesmo os melhores prédios precisam de reformas, adaptações e mudanças e a verba não pode sair do salário dos funcionários ou do setor de compras. É preciso ter verba reservada para situações de emergência.


Gostou dessa notícia? Comente a seguir!

Para mais informações sobre gestão, conte com o TagPlus. O melhor software para o gerenciamento de sua empresa. Clique aqui e experimente o sistema – grátis por 15 dias.