O que é preciso fazer para abrir uma Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte?

micro empresa

postado por: , em 31/08/2015

Quer formalizar o seu negócio e abrir uma Micro ou Pequena Empresa e não sabe como? Hoje vamos dar dicas para te ajudar a se tornar um Micro ou pequeno Empresário, através de um passo a passo para abertura de micro empresa ou empresa de pequeno porte!

Para abertura de ME (micro empresa) ou EPP (empresa de pequeno Porte), que são empresa de porte maiores do que o conhecido MEI (micro empresário individual), o pré requisito em questão de receita anual é entre R$ 60.000,01 e no máximo R$ 3.600.000,00.

As ME e EPP permitem que o empresário possuam mais de um funcionário e demandam uma contabilidade que seja mais adequada para a rotina desses tipos de empresa.

Vamos então descobrir como abrí-las?

Passo a passo para montar uma micro empresa ou empresa de pequeno porte

1- Separe a documentação completa necessária, que constitui de:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência
  • Titulo de Eleitor
  • Comprovante do Ponto comercial se for diferente da sua residência
  • Última Declaração de Imposto de Renda
  • Nome Fantasia da Empresa
  • Atividades que serão exercidas pela empresa

2- Com os itens acima em mãos, faça o registro de empresário individual e o seu enquadramento como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) na junta comercial de seu município, através do preenchimento do requerimento (alguns municípios disponibilizam esse requerimento online). Ao terminar de preencher o requerimento, tenha certeza de conferir os códigos e informações contidos, e então transmita esse requerimento a junta de sua região.

3- Faça a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Em quase todas as Juntas Comerciais essa inscrição pode ser feita juntamente com o arquivamento do Requerimento de Empresário.

4- Se a empresa exercer atividade industrial ou comercial, faça a inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda como contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

5- Se a empresa exercer atividade de serviços, providencie a inscrição na Secretaria de Finanças ou de Fazenda da Prefeitura.

6- Solicite a prefeitura o Alvará de Funcionamento.

7- Faça a inscrição no FGTS (Caixa Econômica Federal).

Quer saber mais?

Este é apenas um guia básico para se entender qual e como é o procedimento para a abertura de uma microempresa ou empresa de pequeno porte. Se você deseja saber mais sobre, fique de olho no nosso blog, que possui dicas sobre MEI, ME, EPP, NF-e, Gestão Empresarial e muito mais, para você ter a certeza de ficar informado sobre a sua empresa e ter mais sucesso. E lembre-se, qualquer dúvida, é só escrever pra gente, através da seção de comentários, logo abaixo!