O que é controle de vendas?

banking-1

postado por: , em 02/08/2017

Empresários do setor de vendas de produtos ou serviços podem usar diversos métodos para controlar seus ganhos. Mas todos sabem que o controle de vendas é essencial para o sucesso no negócio. Ajuda a alavancar o empreendimento e manter o caixa sempre no saldo positivo.

Para que serve o controle de vendas?

Os mais antigos costumam anotar em livro caixa. Um método que funcionou por muitos anos mas com a expansão do negócio pode gerar problemas de fluxo de caixa. Quando as vendas são em grande quantidade ou até mesmo uma única venda grande pode gerar fila ou simplesmente esquecer-se de anotar. O resultado é uma diferença no final e nem sempre a memória humana é a melhor solução.

O controle de vendas serve para ter total controle sobre a quantidade de todos os itens entregues e pagos aos clientes. Parece ser algo sem necessidade usando uma lógica simplista. Afinal, se o produto não está mais na prateleira então ele foi vendido. Depois é só diminuir da quantidade comprada e se chega ao resultado final, correto? Em parte sim.

Existem algumas falhas no processamento manual de vendas. Uma delas é o próprio controle de estoque. Muitas variáveis influenciam na quantidade. Um erro operacional do caixa na contagem gera uma diferença no estoque, assim como avarias, furtos, dentre outros. Um sistema de controle sistematizado em computador é muito mais simples e prático e evita em mais de 90% as falhas humanas.

A questão pagamento quando se trata do controle de vendas manual também é um problema. O cartão de crédito é um ótimo auxiliar para alavancar um negócio e gerar ganhos futuros. Cada bandeira de cartão envolve uma data de pagamento diferenciada, sem contar com os parcelamentos. Controlar isso por um livro de caixa à mão não é fácil. Gera perda de tempo (que poderia ser usada em outros setores do negócio) e sempre gera falhas.

Experimente o Controle De Vendas do TagPlus

Teste Grátis por 15 dias

* Respeitamos sua privacidade. Seu e-mail está seguro.

Você não pagará nada se não gostar

O que é preciso para fazer controle de vendas?

Um dos primeiros passos é ter consciência da necessidade do controle e dos gastos a serem investidos para isso. É preciso investir um pouco de tempo e capital para conseguir um bom sistema de controle de vendas. Em primeiro momento colocar tudo no sistema exite um período de organização, tempo desprendido. Mas vai valer a pena.

A compra de um bom sistema de controle de vendas é crucial. Um dos pontos importantes é saber se há a oferta de manutenção em caso de problemas. O fornecedor precisa oferecer suporte para dúvidas e problemas futuros.

O maquinário do controle é essencial. Não precisam ser computadores de tecnologia de ponta mas devem oferecer segurança em armazenar os dados. Em caso de perda da parte física é interessante ter sempre um servidor com backup constante. No mínimo a cada dois dias.

O retorno do valor investido no sistema acontece com a praticidade das vendas. Um sistema de controle mais rápido permite reposição de estoque muito mais eficiente e mais ganhos a médio e longo prazo. É uma medida básica para quem pensa em abrir filiais.


Gostou dessa notícia? Comente a seguir!

Para mais informações sobre gestão financeira, conte com o TagPlus. O melhor software para o gerenciamento de sua empresa. Clique aqui e experimente o sistema – grátis por 15 dias.